O primeiro console a entrar na sétima geração de consoles de videogame domésticos ganhou uma recauchutada e alguns novos recursos. O Xbox 360 perdeu peso, ficou menor, menos quente, vem pronto de fábrica para o Kinect e custa menos.
Há quase cinco anos no mercado
O Xbox 360 impressionou todo o mundo ao aparecer com jogos em alta definição, qualidade gráfica inédita e uma comunidade de jogadores online nunca antes vista. As configurações do aparelho ainda são atuais e permitem-no rodar os jogos lançados nos dias de hoje com qualidade equiparada ao seu maior concorrente, o Playstation 3, lançado em 2008.
Devido ao trabalho em torno do desenvolvimento do Kinect, antigo Project Natal, a Microsoft não se preocupou em lançar no mercado um novo aparelho. Ao invés disso, lançou uma versão atualizada do produto com alguns novos recursos, mas ainda com as mesmas configurações internas.
O que Tem de Novo?
O hardware do Xbox 360 permanece praticamente inalterado. A nova versão, chamada Slim, e que não é tão Slim assim, traz como maior novidade uma placa de comunicação sem fio para conexão à internet. Nos modelos anteriores, como o Arcade e o Elite, o console só podia se conectar a internet através de uma conexão banda larga a cabo, pela porta Ethernet.
O novo console do Xbox 360 ganhou mais duas portas USB. Agora são 5 conexões para controles com fio, guitarras e outros controladores especiais usados em certos jogos. Por outro lado, o aparelho perdeu as duas entradas para memory card, uma vez que o console já vem com um HD interno de 250 GB.
Entre os novos poderes do Xbox está uma saída de áudio digital S/PDIF, inexistente nas versões anteriores, disco rígido interno, teclas Eject e liga/desliga sensíveis ao toque, ao invés de pressão, como anteriormente e um sistema de dissipação de calor maior e mais eficiente. Menos calor significa vida longa para o seu console.
A redução nas dimensões do console foi tímida. Agora o console possui dimensões 27cmx26,4cmx7,5cm, contra 26cmx26cmx8cm. A mudança mais significativa foi na altura do aparelho, com uma perda de 10 cm.
É a vez do Kinect
Desde o anúncio do Nintendo Wii e seu revolucionário controlador por movimentos não se ouve tanto burburinho nas comunidades de jogadores. O Kinect promete revolucionar o modo como jogamos videogame hoje, e a nova versão do Xbox 360 virá preparada para recebê-lo.
Enquanto nas versões anteriores do console será necessário usar uma conexão extra para se usar o sistema de captura de movimentos, o Xbox 360 Slim se conectará nativamente com o dispositivo.
Nem tudo são flores
Os maiores problemas com a versão Slim do Xbox 360 estão relacionados ao disco rígido. Por não se tratar mais de uma unidade externa, trocar o disco rígido do aparelho pode se tornar uma tarefa bastante difícil. Migrar o conteúdo de um Xbox para outro também poderá representar um problema com a nova versão.
A versão Slim do Xbox 360 ainda não está à venda aqui no Brasil, e não se tem previsão de preços para o console. A experiência com os amigáveis impostos do nosso país nos diz que não precisamos nem esperar por um precinho camarada.
Por Thiago Resende