A Febre 3G

Você com certeza já deve ter notado que por onde quer que vá lá estão eles. Aqueles penduricalhos de certa forma até charmosos presos aos computadores portáteis das pessoas. Seja na universidade, no shopping, salas de espera, lá estão eles, os modems 3g. o “último grito” da moda quando o assunto é tecnologia. Porém não é possível ficar sem ouvir as constantes reclamações contra essa tecnologia e sofrer um embate interno em contraste com as belas propagandas de gente sorrindo e as promessas de liberdade das operadoras de telefonia móvel. 3G vale a pena?

Tecnologia

A Terceira Geração de Conexões

O nome 3G não vem escrito nos anúncios nem é dito sem motivo durante as propagandas na TV sobre o modo mais rápido de acesso a internet sem fio disponível no país hoje, sem contar as conexões DSL distribuídas por roteadores, é claro. O nome se refere à terceira geração da telefonia móvel. A primeira geração figurou desde o aparecimento da nova modalidade de telefonia até as primeiras mudanças significativas nos modelos de transmissão com a incorporação da transmissão de dados nas redes.
A partir desse momento surgiu a segunda geração, caracterizada pela transmissão de dados nas redes de telefonia móvel. Com a segunda geração vieram os serviços de internet móvel em GPRS, com velocidades de no máximo 50 Kbps e as mensagens multimídia, permitindo a troca de imagens de sons através de mensagens de conteúdo, ao invés de apenas texto como no SMS.
Ainda na segunda geração surgiu a evolução da conexão de dados, o EDGE. Em redes EDGE, a transmissão de dados pode chegar à velocidade de 560 Kbps. O GSM EDGE chegou a ser considerado uma tecnologia de terceira geração, porém conceitualmente não se trata de uma nova tecnologia, mas sim uma melhoria feita nas redes de segunda geração.
As redes de terceira geração se destacam pela melhoria significativa na tecnologia de transmissão de dados entre a operadora e os dispositivos móveis. As redes se tornaram mais eficazes e as velocidades de transmissão subiram consideravelmente permitindo acesso de computadores à rede através de modems capazes de se conectarem às redes sem fio. Não que essa conexão não fosse possível anteriormente, porém a velocidade reduzida das gerações anteriores era proibitiva para o uso de computadores devido à sua demanda maior por banda. As redes de terceira geração podem chegar a até 14 Mbps.

Roteador

O Modem

O modem é o que une a sua máquina à rede sem fio da sua operadora. Há uma infinidade de modelos disponível no mercado. Suas funções variam desde os mais básicos com conexão direta ao computador como um pendrive, e velocidade máxima de download de 3,6 Mbps. Modelos como esse são recomendados para usuários interessados apenas em uma conexão básica com a internet para checar emails entre outros itens.

Usuários interessados em vídeos da internet e sites com mais recursos devem buscar modelos mais completos. Há modelos com receptores de televisão digital já preparados para o padrão brasileiro. Outros modelos possuem adaptadores USB ou para cartões SD com o intuito de servir de pendrive. Há ainda modelos com conexão de antena externa para melhor qualidade de sinal. A quantidade de recursos disponível no modem impacta diretamente em seu preço final. Para os interessados, analisar os modelos e suas reais necessidades pode poupar, e muito, seu bolso.

Internet

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.