Sozinho no Escuro

Jogos de terror

Sozinho no Escuro

Sozinho no Escuro

Poucas coisas conseguem colocar tanto medo nas pessoas como o escuro. A maioria dos elementos de terror de filmes e games está diretamente relacionada a ele. Repare, por exemplo, que games como FEAR e Silent Hill sempre se passam a noite e em locais bastante mal iluminados. Resident Evil também foi ganhar seus primeiros minutinhos durante o dia apenas em sua terceira edição, Resident Evil Nemesis.

Vendo por esse lado, um game que traga a escuridão em seu próprio nome já impõe para seus jogadores algum respeito, não é mesmo? Alone in the Dark coloca o jogador em um cenário de puro medo e tensão fazendo cada minuto de gameplay mais assustador que o anterior.

O inicio do survival horror

Games

Games

Muito ligam o inicio do gênero de terror de sobrevivência, o survival horror, ao game Resident Evil. Certamente esse é o titulo mais popular e mais vendido de todos os que se baseiam nesse modelo de jogos, mas na verdade, ele possui um irmão mais velho, Alone in the Dark.

O game foi lançado em 1992 pela produtora Infogrames, hoje conhecida como Atari. Sucesso no console Playstation One, o game trazia um estilo completamente novo de gráficos, as chamadas câmeras estáticas.

Um game baseado em câmeras estáticas faz uso de uma técnica de pré-renderização, ou seja, os games não são renderizados em tempo real como acontece nos games em três dimensões, mas sim, há a criação de uma ilusão de terceira dimensão.

Os produtores criam uma série de imagens do cenário do game e posicionam um personagem construído em três dimensões nessas imagens. Como os gráficos eram criados anteriormente, e não no coração do console, era possível gerar gráficos bastante surpreendentes frente à baixa capacidade dos consoles da época.

Outros games que fizeram uso desse tipo de tecnologia foram Resident Evil até a terceira sequencia, e Dino Crisis em sua segunda, a primeira foi toda construída em três dimensões. A vantagem dessa técnica é o maior realismo das imagens, a desvantagem é a pouca dinamicidade do game e o pequeno lag durante a transição de uma imagem para outra.

O terror agora foi parar em Nova York

Filmes

Filmes

Ao contrário dos primeiros games da série que se ambientavam em pequenas ilhas no meio do nada, onde o sobrenatural reinava solto, o ultimo game da série foi parar no coração de Nova York. A Atari, desenvolvedora da série escolheu o Central Park como cenário para o seu show de horrores particular apostando no conhecimento das pessoas do verdadeiro Central Park e o paralelo de destruição e caos apresentado no jogo.

A nova edição de Alone in the Dark faz uso das mais novas técnicas de gráficos da sétima geração de games, trazendo imagens fantásticas em seu realismo, efeitos de incidência de luz e fogo que assustam tamanha a sua qualidade. O jogo de câmeras usado no novo game valoriza as cenas oferecendo ângulos inimagináveis de visão, não deixando você perder nenhum pedaço das fantásticas explosões que a Atari preparou.

O game foi lançado para as plataformas da nova geração Playstation 3, Xbox 360, PC. Há ainda versões graficamente reduzidas para os consoles Playstation 2 e Nintendo Wii, com capacidades de processamento reduzidas frente aos novos consoles. Uma coisa é certa, todo mundo vai poder jogar Alone in the Dark.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.