Como Atualizar a Versão do MySQL?

Como Atualizar a Versão do MySQL?

Se você está afim de aprender como atualizar a versão do MySQL, fique atento a esse artigo. Aqui, você poderá obter mais informações sobre conceitos técnicos que permitem o envolvimento da sua hospedagem em sites.

Neste texto, você aprender um pouco sobre a definição do MYSQL. Afinal, para aprender a utilizar, atualizar e afins, é necessário entender primeiro do que se trata esse programa e um pouco de sua história.

Você também irá descobrir como é o seu funcionamento, como é diferenciado do SQL e por qual essa tecnologia é muito famosa entre os membros da internet.  Além de, obviamente, aprender como atualizar a versão do MySQL.

Mas Afinal, Do Que Se Trata o MySQL?

Uma companhia sueca que se chama MySQL AB, criou o MySQL no ano de 1994. A partir disso, a empresa Sun Microsystems, norte americana, ganhou comando completo de software ao adquirir a MySQL AB no ano de 2008.

No ano de 2010, a Oracle (uma grande companhia também na América do Norte) adquiriu a Sun Microsystems, e consequentemente o MySQL por tabela. A partir daí, o MySQL passou a ser da Oracle definitivamente.

O MySQL é nada mais nada menos que os Bancos de Dados relacional (RDBMS – Relational Database Management Systems) e possui um modelo para cliente-servidor.

MySQL

MySQL

O RDBMS é o software com o código aberto, e serviço utilizado na formação e no gerenciamento dos bancos de dados, inspirados no estilo relacional. Agora, podemos avaliar cada termo para ter mais noção ainda.

Conceito de Banco de Dado

São que a coleção dos dados que são organizados. Pense em tirar uma selfie: pressione um botão para poder tirar as suas fotos. Fotos são dados, e a galeria de um celular que armazena as fotos é um tipo de banco de dados.

É onde os dados ficam armazenados e são gerenciados. O termo “relacionamento” refere-se à organização dos dados armazenados nas tabelas.

Essas tabelas estão relacionadas de alguma forma. Se esse software não suporta esse modelo relacional, eles devem de DBMS.

Códigos Abertos

Códigos abertos significa que o usuário pode utilizar e modificar livremente. Qualquer um pode instalar esse software. O usuário também pode entender os códigos e modificá-los para atender melhor às suas precisões.

Mas a GPL (GNU-General Public License) define o que pode ser feito com base nas condições. Se precisar de melhor flexibilidade e um suporte mais avançado, o usuário também consegue comprar uma versão comercializável desta licença.

Modelo Cliente-Servidor

O computador que executa o programa RDBMS é denominado cliente. Sempre que precisarem dos dados, esses se conectarão ao servidor RDBMS.

MySQL é um dos vários clientes RDBMS que estão disponíveis. Devido à fama do MySQL, RDBMS e do MySQL são frequentemente confundidos com a mesma popularidade.

RDBMS

RDBMS

Alguns aplicativos famosos, como o Facebook, o Twitter, o YouTube, o Google e o Yahoo podem usar MySQL para armazenamento dos dados.

Embora tenha sido originalmente criado para utilização ilimitada, hoje em dia é compatível com diversas plataformas essenciais, como o Linux, o MacOS, o Microsoft Windows e o Ubuntu.

SQL

Também é importante entender o que diferencia o MySQL do SQL. O MySQL corresponde a uma marca do software RDBMS popular, que usa um estilo cliente-servidor.

Porém, como esse usuário e o servidor podem se comunicar no ambiente RDBMS? Ambos utilizam de uma linguagem especial – Structured Query Language (SQL).

Se você achar outros nomes que possuem SQL, como o PostgreSQL e p Microsoft SQL Server, eles podem ser de outras marcas que usam sintaxe SQL.

O software RDBMS geralmente é digitado em uma outra linguagem da programação, mas ele sempre usa SQL como a linguagem principal para se comunicar com os bancos de dados.

O próprio sistema é escrito no C e C++. Tente pensar em todas as nações colonizadas pelo Reino Unido, cada um deles possui a sua história e seus costumes próprios, porém todos eles falam o inglês.

Ted Codd, cientista em computação, criou o SQL com base no modo relacional com a IBM no início da década de 1970. Essa linguagem se transformou na mais popular no ano de 1974, ficando no lugar de algumas linguagens desatualizadas como o ISAM e o VISAM.

Histórias à parte, o SQL diz ao servidor como processar os dados. Ele executa as seguintes funções:

  • Data Query. Pede as informações específicas sobre um banco de dados.
  • Data Manipulation. Coloca, exclui, muda, ordena e faz outras operações para mudar os dados, os valores ou os visuais.
  • Data Identity. Defini estilos de dados. Ex: muda os dados numéricos para as integrais. O que também engloba definir as relações das tabelas em um banco de dados.
  • Data Access Control. Oferece as técnicas para segurança para a proteção dos dados, incluindo os que pode visualizar ou utilizar as informações guardadas no banco de dados.

Como é o Funcionamento do MySQL?

Cada usuário pode fazer uma solicitação por meio da interface gráfica de usuário (IGU) na sua tela. Contanto que ambas as partes compreender as instruções, o servidor produzirá os melhores resultados.

Não há necessidade de pensar muito nas vantagens técnicas, os processos mais importantes que ocorrem no ambiente MySQL são os mesmos.

O MySQL faz os bancos de dados para armazenamento e a manipulação dos dados, definindo essa relação para cada tabela.

Usuários podem realizar as solicitações digitando os comandos SQL específicos dentro do MySQL.

A aplicação de servidor responde com as informações solicitadas, fazendo aparecer ao cliente.

Para o cliente, geralmente é enfatizado qual IGU MySQL usar. Quanto mais levinho e simples for a GUI, bem mais eficiente ela se tornará.

Alguns dos IGUs principais são MySQL WorkBench, SequelPro, DBVisualizer e Navicat DB Admin Tool. Alguns desses são de graça, enquanto outros precisam comprar.

Alguns funcionam apenas em MacOS, enquanto outros conseguem ser compatíveis muitos sistemas operacionais disponíveis.

Cada usuário precisa escolher o IGU de acordo com as suas precisões. Para gerenciar banco de dado da web, incluindo os sites WordPress, a alternativa mais comumente usada é phpMyAdmin.

Como Atualizar o MySQL

Quando for atualizar o MySQL pelo o Windows, siga os passos abaixo:

  1. Realize o download da última atualização MySQL no Windows.
  2. Selecione um momento do dia com pouca atualização, onde a parada para a manutenção seja aceitável.
  3. Comunique aos clientes que ainda permanecem ativos para a sua parada na manutenção.
  4. Pare os Servidores MySQL que ficam em execução (por exemplo, com o NET STOP mysql ou com um utilitário de Serviços se você permanecer executando esse MySQL como um modo de serviço, ou com o mysqladmin shutdown).
  5. Finalize o programa WinMySQLAdmin se ele estiver em execução.
  6. Execute esse script para instalação de arquivo da distribuição de um Windows, apertando no botão “Install” no WinZip, e seguindo o passo a passo da instalação do script.
  7. Você consegue sobrescrever essa sua instalação antiga de MySQL (normalmente em C:\mysql), ou instalar ela em um diretório distinto, como C:\mysql4. Sobrescrever a instalação antiga também é o indicado.
  8. Reinicie os serviços MySQL Server (por exemplo, com o NET START mysql se você for executar o MySQL como um serviço, ou chamando o próprio mysqld direto).
  9. Atualize a tabela de permissões. O procedimento está descrito em Secção 2.5.6, “Atualizando a tabela para as permissões.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.