O Que é Criação de Jogos?

O Brasil destaca-se como o mercado principal de jogos digitais em toda a América Latina e isso significa que é um bom lugar para pessoas que desejam trabalhar com a criação de games profissionalmente. No entanto, apenas ser apaixonado por jogos não é o suficiente para ser um desenvolvedor, para se dar bem nessa carreira é necessário muito preparo e dedicação.

Para quem sonha em trabalhar com a criação de jogos recomendamos ler o artigo a seguir com atenção, entenda mais sobre o mercado, suas oportunidades e como se consolidar nessa carreira. Já pensou em trabalhar com a criação de games?

Profissional de Criação de Jogos: O Que Precisa Ter Para Ser Um?

Para ser um desenvolvedor de jogos bem-sucedido não basta ter gosto por games é necessário saber trabalhar em equipe (em alguns casos as equipes podem ser bem grandes), ser comunicativo, ter criatividade, saber absorver críticas (sejam elas dos jogadores, colegas ou contratante), ter gosto por estar sempre se reciclando e claro gostar muito de tecnologia. Profissionais que atuam na criação de jogos e tem outros conhecimentos auxiliares tendem a se destacar no mercado.

Por exemplo, um designer de jogos que conheça o básico de lógica de programação tem maior potencial para agregar a equipe. Inclusive as empresas de criação de jogos vêm buscando por profissionais com mais multidisciplinariedade, facilita não somente a interação com o restante da equipe como também permite ampliar seu horizonte de ideias. Ter múltiplos conhecimentos pode ser ainda uma importante ferramenta para desenvolver um projeto autoral.

Oportunidades na Área de Criação de Jogos

Há diversas possibilidades de trabalhar no setor de criação de jogos, ter conhecimentos de mais de uma função pode ser interessante para ter mais chances de conquistar um lugar consolidado.

Geralmente as empresas menores e projetos independentes tendem a buscar por profissionais habilitados para exercer mais de uma função haja vista seu orçamento mais enxuto. A seguir vou apresentar algumas das oportunidades dentro do universo da criação de jogos.

Designer de Jogos

É o profissional responsável por criar as regras e as ideias centrais do game.

Programador

Criação de Jogos

Criação de Jogos

A função desse profissional é converter as ideias do designer em códigos.

Artista Gráfico (Ilustrador)

É o responsável pelo desenvolvimento da parte visual do game.

Produtor Musical

O profissional que cria a trilha sonora do jogo.

Produtor

Responsável pelo gerenciamento do trabalho da equipe observando os prazos e o limite do orçamento.

Testador

É o profissional que testa o jogo para analisar a sua jogabilidade e procura por erros.

Redator

Profissional responsável pela correção de falhas na história e por desenvolver o texto dos materiais de divulgação.

Tradutor

Profissional que faz a adaptação do game para outras línguas.

Onde Procurar Trabalho?

Profissionais de criação de jogos podem encontrar oportunidades de trabalho em estúdios focados no desenvolvimento de games, em agências de publicidade para o desenvolvimento de projetos específicos, em empresas de desenvolvimento de aplicativos e também realizando projetos independentes. Em nosso país o local que concentra boa parte das oportunidades é São Paulo.

Criação de Jogos: Uma Área Muito Além do Entretenimento

O mercado de trabalho de desenvolvimento de games é muito mais amplo do que os limites do entretenimento. Vários outros setores podem utilizar a tecnologia dos jogos para uma série de finalidades. Os chamados serious games (jogos sérios) tem um papel muito relevante em diversos contextos em especial como uma ferramenta de facilitação da aprendizagem através treinamentos.

Os usuários acessam conteúdos com formato semelhante ao de entretenimento, mas com a possibilidade de aprenderem com essa interação. A educação à distância já utiliza há bastante tempo os jogos como ferramenta de aprendizagem com interação. Há inúmeras empresas que usam jogos para treinar seus funcionários para o uso de equipamentos.

Na saúde os jogos podem ser usados para realizar treinamento de médicos e enfermeiros ou até servir de apoio no processo de reabilitação de pacientes. Militares e pilotos utilizam ferramentas de jogos para fazer simulação de situações reais estando mais bem preparados para dar uma resposta eficiente caso necessário. Os games ainda podem ser usados em campanhas de publicidade e para a conscientização.

Mercado a Ser Explorado

 Os serious games representam um futuro interessante para os desenvolvedores de jogos, pois ainda é um mercado pouco explorado. A maior necessidade por esse tipo de jogos é na área da saúde haja vista que são poucos os games que chegam até os profissionais, grande parte deles são desenvolvidos em pesquisas acadêmicas.

Qual a Melhor Formação Para Trabalhar Com Criação de Games?

O profissional que deseja atuar na criação de jogos pode se especializar em diferentes áreas atuando em etapas distintas do processo. Sendo assim a dica é buscar por uma formação com ênfase na etapa em que você deseja trabalhar. Desenvolvimento de sistemas é uma boa área para quem deseja trabalhar na programação dos jogos.

Os mais interessados em fazer processos como animação, modelagem, produção ou pós-produção devem buscar por cursos direcionados para a computação gráfica. Para ter mais certeza quanto ao desejo de trabalhar com a criação de jogos recomendamos que você participe de eventos da área (como BIG Festival – Brazil’s independent games festival – e o SBGames) para entender mais sobre os processos.

Mais uma vez alertamos que somente ser apaixonado por jogar não é o bastante para ser um profissional bem-sucedido. Além disso, pode ser uma área com intensas cobranças, prazos curtos e muito estresse envolvido. Se for possível converse com profissionais que atuam na área para saber mais sobre a experiência prática deles.

Pesquise Bons Cursos

Está realmente decidido a trabalhar com a criação de jogos? Então comece a buscar por bons cursos de qualificação, tem opções de graduação, pós-graduação e livre. Por ser uma área que ainda está em expansão pode ser difícil encontrar cursos em todas as localidade, mas não desanime, pois sempre é possível fazer bons cursos a distância. A dica é ter foco em encontrar cursos bem avaliados e alinhados com o que o mercado está buscando.

Gostou de saber mais sobre a área de criação de jogos? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.