Como Iniciar Uma Carreira de Programador?
O início de uma carreira, independente de qual seja, não é fácil. Afinal de contas, como se não bastassem os altos e baixos da profissão, também é preciso levar em conta o contato com diversos perfis de clientes e de empregadores.
Quando se trata de aspirantes à programadores, é comum surgirem ainda mais dúvidas. Pois, apesar de essa área oferecer uma infinidade de oportunidades e de possibilidades, ela possui uma série de características próprias.
É uma área com muitas chances de bons empregos. Assim como também oferece diversas possibilidades para quem deseja trabalhar por conta própria.
Por isso, para ajudar quem deseja iniciar uma carreira de programador, iremos listar aqui várias dicas incríveis, que ajudarão muito no começo da carreira. Portanto, continue lendo para não perder nenhuma dica.
O Que Um Programador Faz?
Antes de conhecermos as dicas de como começar na carreira de programador, é importante sabe o que, de fato, esse profissional faz.
As profissões são essenciais para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Apesar de haverem algumas mais comuns que outras, há outras que, mesmo que nos atentemos muito, elas existem, e desempenham um papel muito importante na vida de todos nós.
É o caso, por exemplo, da profissão de programador. Essa é uma das áreas que mais tem atraído estudantes, quando o assunto é informática e sistema de informação.
No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem muito bem essa profissão, e desconhecem também as suas atividades propriamente ditas.
Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a profissão de programador.
Para começar, vamos entender o que é um programador. Imagine só você ter um computador sem nenhuma função? O que você conseguiria fazer com ele? Nada, não é?
Então, o programador está diretamente envolvido em aplicativos, softwares e banco de dados. Ou seja, em qualquer coisa que esteja relacionada com esses itens. Enfim, o programador atua desenvolvendo aplicativos para celular, programas de computador e tudo o envolva o mundo digital.
Para que isso seja possível, esse profissional utiliza diversas linguagens de programação, as quais permitem a criação de novidades no mundo digital, e também de itens que farão com que os equipamentos tenham cada vez mais funcionalidades.
Sendo assim, usando a linguagem de programação, o profissional consegue criar inúmeros comandos para os mais variados tipos de programas. Grande parte dessas aplicações são comumente usadas no dia a dia da sociedade.
O Que é Preciso Para Ser Um Programador?
Em primeiro lugar, para ser um bom programador, você deve gostar da profissão. Depois, deve entender sobre as linguagens de programação. Afinal de contas, elas podem ser consideradas como as “ferramentas de trabalho” do programador.
Sendo assim, se você não as conhece, não sabe para o que servem e muito menos como usá-las, não conseguirá realizar nenhuma tarefa sequer.
Além disso, um programador também deve ser uma pessoa super antenada no mundo tecnológico, estar sempre por dentro das novidades sobre sistemas operacionais, conhecer as possibilidades das linguagens, e estar sempre ligado no mundo digital como um todo.
Quanto ao campo de atuação do programador, ele pode trabalhar em empresas privadas, fabricantes de softwares, startups, agências de publicidade e também como autônomo.
Ou seja, o campo de atuação do programador é muito amplo. Oferecendo diversas possibilidades de trabalho para quem se tornar um bom profissional.
Dicas de Como Iniciar na Carreira de Porrgamador
Enfim, chegamos às dicas de como começar na carreira de programador. Fique atento às dicas, e comece a coloca-las em prática o quanto antes:
1 – Linguagem
Conhecer o maior número de linguagens diferentes é o ideal para um programador. Porém, nós sabemos que é impossível uma pessoa ser perfeita em todas elas. Além disso, quando se está iniciando na carreira, não é preciso ser um verdadeiro expert.
Ao contrário disso, o mais indicado é escolher uma linguagem com a qual tenha mais facilidade, e com a qual você pretende trabalhar futuramente. Assim, você já garante um bom começo na carreira de programador.
Na hora escolher a linguagem, é importante pensar, antes de mais nada, naquilo que se pretende criar, no que quer desenvolver, como temas para WordPress, jogos de iPhone, e coisas do tipo. Assim fica mais fácil encontrar a linguagem mais apropriada para você.
2 – Estudar muito
A segunda dica é estudar bastante. Se engana quem pensa que se verá livre da escola. A diferença é que, nessa nova fase, os seus estudos serão direcionados para algo que você gosta.
Caso você não tenha condições ou tempo de investir em uma faculdade, a dica é apostar em cursos técnicos na área de programação. Em geral, eles costumam trabalhar com horários mais flexíveis, que te permitem conciliar com o trabalho, e com demais tarefas do seu dia a dia.
3 – Criar um portfólio
A internet tem a grande vantagem de permitir que organizemos nosso trabalho, e que compartilhemos com outras pessoas. Por isso, uma outra dica muito útil é aproveitar toda essa facilidade, para criar e publicar tudo que quiser.
Ainda que os seus trabalhos apresentem pequenos erros, o mais importante é que você mostre o que já tem condições de fazer. Além disso, aproveite para publicar também nas plataformas especializadas no assunto, como é caso do Github, por exemplo.
4 – Seja seu próprio chefe
O trabalho de programador tem outra grande vantagem, que é a possibilidade de você poder trabalhar de forma autônoma. Ou seja, você não precisa, necessariamente, ser um empregado de empresa privada.
Inclusive, é muito mais comum encontrarmos programadores que trabalham como autônomos. E essa é uma boa maneira de encontrar os primeiros trabalhos. Busque por vagas para freelancers. Assim, você tem a chance de ir mostrando o seu trabalho para diversos clientes, e me várias plataformas diferentes.
5 – Contatos (Networking)
Os contatos de qualidade são essenciais em todas as áreas profissionais. Afinal de contas, eles nos ajudam a encontrarmos boas oportunidades de trabalho.
Aproveite a facilidade que a internet oferece, e participe de fóruns online, grupos em redes sociais e coisas tipo. Na oportunidade, interaja, tire dúvidas, dê sugestões, e troque ideias. Ou seja, esteja sempre presente e participando ativamente.
Porém, é muito importante frisar que o seu comportamento deve ser sempre profissional. Jamais se envolva em discursões que não levam a nada, que só trazem conflito.
E não deixe de tratar todos com muito respeito e profissionalismo. Outra coisa muito importante é usar sempre um português adequado.
Enfim, se você deseja mesmo ingressar na profissão de programador, terá que focar no seu sonho. Nesse caso, esquecer um virgula pode representar um grande erro no resultado final do seu trabalho. Por isso, a atenção é um dos pontos mais importantes nessa profissão também.