Como Conectar Um Roteador Em Outro Para Expandir Uma Rede?

Se você quer aprender como adicionar mais um roteador em sua rede empresarial ou doméstica, é só continuar lendo, pois daremos todos os detalhes no post de hoje. Esse processo é importante para quem precisa conectar tanto computadores quanto outros tipos de dispositivos também na rede, porém não tem porta disponível.

Dessa forma, você consegue aumentar a capacidade da rede. Além disso, também é possível instalar o 2° roteador nas áreas onde o sinal está nulo ou muito baixo.

Confira abaixo o passo a passo detalhado de como conectar um roteador em outro para expandir uma rede.

Passos Para Configurar o Primeiro Roteador

É comum o roteador não conseguir atingir uma área muito grande, pois o sinal fica fraco ou nulo, dependendo da distância. E isso acaba atrapalhando, pois você não consegue usar a internet nessas áreas.

Já existe no mercado vários aparelhos que ajudam a aumentar a área de abrangência do sinal da internet. Porém, iremos falar aqui sobre como usar mais um roteador para repetir o sinal da rede.

Você deve estar se perguntando se é realmente possível usar outro roteador para resolver essa situação. E a resposta é Sim. Nesse caso, ele teria a função de copiar o sinal do Wi-Fi.

Hoje em dia, grande parte dos roteadores já possuem essa função, que visa solucionar a situação da cobertura da rede na área que se deseja. Trata-se de uma forma mais barata de resolver essa questão, para quem precisa comprar, ou já tem em casa um roteador que não usa.

1° Passo: comece realizando uma verificação da interferência, para conferir até onde vai o sinal do seu 1° roteador. Com o aplicativo Wifi Analyzer, é possível checar isso facilmente. No entanto, é importante frisar que, para ter um sinal de qualidade, é preciso que a potência da rede seja superior a 30Db.

Wifi Analyzer

Wifi Analyzer

Se você não tiver um aparelho que possa ajudar na realização dessa análise, você pode, inclusive, utilizar o roteador mesmo, pois ele conta com uma função bem parecida, que serve para mostrar qual é a potência apresentada pelo sinal. Para isso, porém, será preciso utilizar um computador com a finalidade de conferir qual a potência recebida pelo computador na área que você acha a melhor, para instalar o seu 2° roteador.

Uma vez que você já determinou onde ficará o roteador repetidor, é o momento de conectá-lo ao computador, para que possa configurar roteador. Como exemplo, iremos utilizar o roteador da Intelbras, modelo WRN 342. Porém, para os demais modelos da mesma marca, o passo a passo é exatamente igual, como é o caso do WRN342, WIN300, WRN240, WRN300 e o WRN150.

Enquanto que, no caso dos roteadores de outros fabricantes, os passos também são bem parecidos.

2° Passo: você deve conectar o seu computador numa entrada LAN do roteador repetidor. Essas entradas costumam ser indicadas por números. Para conectar, utilize cabo de rede. Depois de conectar, abra a interface (área de interação) do dispositivo.

Use a barra de endereço do navegador para digitar o endereço que desejar, qual o destino que corresponde à área de interação do seu dispositivo. Para a Intelbrás, o IP é o número 10.0.0.1, informando também o usuário, que é “admin”, assim como a senha: “admin” (não utilize as aspas). Em roteadores de outros fabricantes, o endereço costuma ser 192.168.0.1, e com senhas no mesmo padrão.

Roteador Intelbrás

Roteador Intelbrás

Depois que já tiver acessado a interface, procure pela opção “Rede”, e selecione-a. Lá, você deverá mudar o número de IP de seu segundo roteador, para que ele use a faixa de endereço do IP igual à do 1° roteador. Para esse exemplo, utilizaremos o IP 192.168.0.10.

Feito isso, você pode salvar essas informações. Aguarde até que o roteador seja reiniciado. Depois disso, insira o usuário e a senha novamente.

3° Passo: depois que tiver acessado as configurações do dispositivo novamente, vá até o campo Wireless, mude o nome da sua rede. Clique onde está WDS. O canal não deve ficar em automático.

Em seguida, no canal de operação, utilize o mesmo usado no seu principal roteador. Para encontrar o canal ideal, você também pode usar o aplicativo que indicamos no início (Wifi Analyzer).

Depois que você já tiver selecionado WDS, serão abertas mais algumas opções abaixo. Clique em “localizar”, para que o programa faça uma verdadeira varredura. Então, uma lista com as redes que estão disponíveis na sua localidade, aparecerão junto do MAC, potência do sinal e canal. Não se esqueça de que o valor da potência precisa estar superior a 30Db.

Em seguida, clique em “conectar” para selecionar a rede. O nome da mesma ficará no campo SSID. Uma dica para que facilitar a conexões é usar uma senha igual para ambos os roteadores. Assim que finalizar, é preciso salvar todas as informações. Nesse momento, é preciso reiniciar o roteador.

5° Passo: depois de reiniciar o roteador, o item denominado “status” será reaberto na tela de configuração. Lá, é possível confirmar se o roteador repetidor já tem condições de localizar o sinal da rede do roteador principal, e também se ele já está pronto para começar a trabalhar.

Para finalizar, na lateral da página, clique em DHCP, e selecione “desativar”. Não se esqueça que, para salvar todas as informações, será necessário reiniciar novamente o roteador. Depois disso, o procedimento terá sido finalizado. E o seu dispositivo já estará apto a funcionar plenamente como um roteador repetidor do sinal de internet Wi-Fi, cobrindo uma área muito maior também.

Nesse momento, você já pode retirar o cabo do roteador, e também do computador, com o intuito de realizar um teste no acesso, e conferir se está tudo ok.  É preciso observar bem o sinal que você está repetindo. Afinal de contas, pode ser que ele apresente uma perda de qualidade em se tratando de velocidade.

Sendo assim, depois que o procedimento estiver finalizado, você pode realizar um teste na velocidade, para se certificar se a velocidade obtida é o suficiente para suprir o que você precisa. Se a velocidade que está chegando é o suficiente para você realizar as atividades que necessita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.