O Que é Rede PAN, MAN, WAN, LAN? Qual a Diferença Entre Elas?

Você já ouviu falar em rede PAN, MAN, WAN, LAN entre outras, mas não sabe exatamente o que as siglas significam? Então veio ao artigo certo, vamos esclarecer o conceito de rede e também quais são as diferenças existentes entre essas redes distintas. Assim fica mais simples optar por uma rede adequada para atender as suas demandas.

O Que é Uma Rede?

O primeiro ponto a ser esclarecido diz respeito ao conceito de rede, basicamente uma rede é formada por vários processadores que trabalham interligados compartilhando recursos entre si. No início as redes eram usadas quase que exclusivamente em escritórios (rede local), no entanto, com o aumento da necessidade de intercâmbio de informações entre esses módulos de processamento foram criados outros tipos de redes.

Conheça Diferentes Tipos de Rede

A seguir iremos apresentar os principais tipos de redes de computadores existentes destacando as diferenças entre elas.

Rede LAN (Rede Local)

Essa sigla refere-se a Local Area Networks, em português pode ser traduzido como Rede Local. Uma LAN faz a interligação entre computadores presentes num mesmo local físico como numa empresa, numa escola ou até em casa. Os computadores participantes passam a ter a possibilidade de trocar informações e recursos entre si estando conectados nessa rede.

Uma LAN pode usar tecnologias como Token Ring, Ethernet, FDDI (Fiber Distributed Data Interface) e ARCNET. O uso do FDDI permite prolongar a extensão da LAN para uma área geográfica bem mais ampla que a Ethernet, isso permite incrementar o número de usuários do sistema. Uma LAN Ethernet costuma ter somente 4 ou 5 utilizadores, algo que muda para centenas com o uso de um FDDI.

Rede LAN

Rede LAN

O servidor de uma LAN oferece para os utilizadores um grupo de aplicações típicas que tornam possível a aplicação remota. Usuários de uma LAN podem compartilhar uma série de recursos que vão desde impressão até divisão de ficheiros. O administrador da LAN é o responsável por nomear se os ficheiros estarão disponíveis somente para leitura ou para edição. Também é possível configurar um servidor LAN como um servidor de web, nesse caso há providências que precisam ser tomadas.

MAN (Rede Metropolitana)

Sigla de Metropolitan Area Network pode ser traduzida como Rede Metropolitana. A função dessa rede é fazer a conexão entre diferentes Redes Locais que estejam num raio de algumas dezenas de quilômetros. Uma ótima solução para empresas que tem duas unidades numa mesma cidade, por exemplo, e que deseja interligar seus computadores. Interliga computadores e utilizadores num raio geográfico mais amplo do que uma LAN, mas menor do que a área de uma WAN.

Metropolitan Area Network

Metropolitan Area Network

MAN também é uma forma de nomear uma ligação de diversas redes locais por bridges (esse procedimento recebe o nome de bridging), outra forma como essa ligação pode ser chamada é campus network. Algumas cidades como Londres e Genebra possuem redes metropolitanas de tamanhos variados.

WAN (Rede de Longa Distância)

Essa sigla significa Wide Area Network podendo ser chamada de Rede de Longa Distância e consegue uma abrangência mais ampla do que a MAN. É possível que essa rede conecte Redes Locais em países e até em continentes distintos. Indicado para quem precisa de um alinhamento entre redes com uma grande distância entre si. Uma rede WAN geralmente é o resultado da junção de diversas redes LAN numa mesma cidade dando origem assim a uma rede de maior porte.

WAN

WAN

A grande diferença entre uma WAN e uma LAN está na sua área de abrangência, estrutura de telecomunicações e porte. Devido a sua dimensão é mais normal que redes WAN sejam públicas, contudo, há exceções em que essas redes são privadas e até alugadas. Quando há duas ou mais redes que estão a uma distância considerável interligadas elas são consideradas como WAN.

WLAN (Rede Local Sem Fio)

Quer deixar os fios no passado? Então a solução é adotar o uso de WLAN que pode ser chamada em português de Rede Local Sem Fio e se conecta a internet. Tem sido bastante usado tanto em ambientes corporativos como locais públicos e residências.

WMAN (Rede Metropolitana Sem Fio)

WMAN

WMAN

Com uma abrangência de dezenas de quilômetros é a versão sem fio da MAN. Tem excelente performance para conectar diferentes campus universitários e empresas com escritórios em diferentes edificações. A escolha de um tipo de rede deve considerar quais são as necessidades dos usuários e principalmente qual a distância entre os dispositivos que precisam ser conectados. As WMANs contribuíram significativamente para o compartilhamento de informações entre unidades de uma mesma instituição.

WWAN (Rede de Longa Distância Sem Fio)

Uma rede de longa distância capaz de alcançar diferentes partes do mundo. É chamada em português de Rede de Longa Distância Sem Fio. Contudo, por seu grande alcance essa rede está mais sujeita a sofrer interferência de ruídos. Seu uso deve levar em considerar essa eventual existência de ruídos que dependendo da situação pode se tornar um sério problema a ser contornado para um uso mais eficiente da rede.

SAN (Rede de Área de Armazenamento)

Rede de Área de Armazenamento

Rede de Área de Armazenamento

As SANs são chamadas em português de Redes de Área de Armazenamento e tem como uso restrito a comunicação entre um servidor e outros computadores, está restrito a esse uso. Em algumas situações bem particulares as SANs são de grande ajuda facilitando alguns processos.

PAN (Rede de Área Pessoal)

Nomeadas em português como Redes de Área Pessoal, as redes PAN, são utilizadas para conseguir a comunicação entre dispositivos que estejam a uma distância curta. Exemplos desse tipo de rede são a UWB e Bluetooth. Mais um exemplo de rede que é usada para finalidades bem específicas.

Escolhendo a Melhor Rede

Como mencionamos ao longo do artigo a escolha da rede deve ser feita observando quais são as necessidades e especialmente a distância entre os dispositivos que devem estar interligados. Acima de qualquer coisa é importante que a rede escolhida seja segura proporcionando uma troca de informações e compartilhamento de dados sem risco para a instituição em questão. Faça um estudo de viabilidade de diferentes tipos de rede no presente e no futuro considerando as eventuais necessidades que serão criadas.

Gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de redes existentes? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.