Quando o usuário médio lê as notícias no seu navegador web, pode não saber que um grande número de tecnologias, que requerem milhões de horas de testes, desenvolvimento e aperfeiçoamento, foi empregado para tornar isso possível. A página web comum hoje inclui tecnologias como HTML, XML, CSS, Javascript, Flash, PHP, Perl, Python e muitas vezes um banco de dados SQL. O que é tudo isso, mesmo?
HTML
HTML e XML são duas linguagens de marcação. Uma linguagem de marcação é simplesmente um mecanismo pelo qual determinadas instruções estão ligadas a palavras e ilustrações para explicar como elas devem ser apresentadas. Os navegadores da web leem linguagens de marcação como o HTML e, em seguida, geram uma visualização dos dados com base nas instruções contidas no HTML. HTML é a sigla para “Hyper Text Markup Language”.
XML significa “Extensible Markup Language”. A diferença entre as duas linguagens é que o XML pode ser escrito com instruções personalizadas, enquanto o HTML é mais padronizado, com uma lista pré-selecionada de instruções disponíveis.
CSS
Recentemente, os desenvolvedores web têm encontrado uma maneira mais fácil de produzir páginas, na qual os dados e a apresentação gráfica são separados, fazendo melhorias de maneira muito mais fácil. Uma das tecnologias que torna isso possível é chamada de CSS ou “Cascading Style Sheets”. O CSS permite aos desenvolvedores alterar a forma como uma página de base, isso sem alterar qualquer das informações nessa página.
Javascript
Javascript é uma linguagem de programação real, embora seja interpretada ao invés de compilada em um programa binário. Utilizando Javascript, os desenvolvedores podem executar cálculos matemáticos, avaliar níveis de decisão e verificar a entrada do usuário quanto a erros.
O Javascript é uma linguagem client-side, ou seja, consiste no processamento de informação na página web em si, pois os dados são inseridos em um formulário.
Flash
Flash é um pouco mais complexo do que o Javascript. É também uma linguagem de programação, pois possui uma linguagem chamada “Actionscript”. O Flash é um sistema de apresentação multimídia, permitindo aos desenvolvedores construir animações com som, música e até mesmo vídeo.
PHP
PHP é uma linguagem de programação interpretada parecida com o Javascript, embora seja distante de ser semelhante a uma linguagem de marcação, uma vez que o PHP pode ser escrito diretamente no texto de uma página web, enquanto o Javascript está geralmente separado em blocos de script.
O PHP é amplamente utilizado por desenvolvedores web por causa de sua versatilidade, quando combinada com bancos de dados.
SQL
SQL significa Structured Query Language. É uma linguagem padrão usada pelos bancos de dados para procurar, classificar e interpretar os dados armazenados em formatos de banco de dados, como registros e campos. O SQL é de longe semelhante à sintaxe da linguagem falada, e é extremamente poderoso, especialmente quando combinado com bancos de dados relacionais, como muitos dos sistemas utilizados em servidores web.