Se você perguntasse a 1.000 especialistas em Internet o que é “Web 2.0” e o que isso significa, você provavelmente teria pelo menos 500 respostas diferentes, ou mais. Naturalmente, isso significa que quando se trata de descrever exatamente como a Web 2.0 funciona, você vai ter apenas muitas descrições diferentes dos mecanismos envolvidos nesta tecnologia. Querendo ou não, a Web 2.0 é baseada em ideias e as aplicações dessas ideias para integrar comunicações e trazer o fluxo de tráfego. A base de hoje é realmente sobre como fazer o fluxo de informações em movimento grátis.
Este uso facilita o nascimento do envolvimento interativo em curso por parte dos consumidores, empresas, empregados, ideólogos, políticos, empresários e todos os outros grupos possíveis. Redes sociais, blogs, Wikis, RSS Feeds Todas essas tecnologias e aplicações de tráfego na Internet representam uma mudança fundamental no nível de participação para as pessoas que utilizam a Internet hoje. Um exemplo é o de Colaboração de Negócios utilizando Blogs, este é um método para obter mais funcionários envolvidos em suas empresas e os interesses de sua empresa. Este tipo de interação entre empresa / empregado é um terreno fértil para idéias novas e inovadoras – a maioria de forma totalmente gratuita para a empresa e com ampla gama de benefícios aos funcionários também.
O benefício dos Wikis Outro exemplo de Web 2.0 é o uso de Wikis para a colaboração econômica. Em vez de usar softwares caros, muitas vezes com altos custos de licenças, um Wiki pode ser configurado em poucos minutos e traz uma plataforma pronta para indivíduos em locais diferentes, mesmo em países diferentes. Widgets Muitas empresas hoje também estão na criação de widgets que mostram o tempo, calculadoras corporativas, calendários e agregadores de notícias. Esta é apenas mais uma nova utilização da Internet nas empresas hoje. Ao trazer essas informações diretamente para as telas do cliente, a transferência de informação será muito mais fácil e muitas vezes mais interativa.
O fator de risco com estas tecnologias emergentes é a segurança. Empresas e indivíduos de negócios devem configurar regras que governam como os funcionários e clientes utilizam estas novas tecnologias, para melhorar o fluxo de tráfego e à livre circulação das comunicações. Sem tal premeditação, o planejamento do seu negócio pode estar em risco. Esse planejamento deve caber dentro de sua infra-estrutura corporativa. Somando-se a todas estas tecnologias, individualmente vai significar que muitos têm usos que se aplicam ao seu negócio, com algumas empresas querendo blogs e wikis, mas dizendo não à rede social. A ideia por trás da Web 2.0 é o aproveitamento da inteligência coletiva.