Nesse artigo iremos ensinar como fazer a conexão de vários computadores Windows a uma rede local (LAN). Explicamos o processo num passo a passo bem fácil de seguir até para quem não entende muito do assunto. Então que tal começar a estabelecer essa conexão agora mesmo?
Como se Conectar a Uma Rede Local
Para facilitar o processo apresentaremos o caminho na forma de passo a passo. Começaremos pela configuração da rede.
– Quantidade de Computadores
A primeira coisa a se fazer é determinar quantos computadores serão conectados, afinal esse número definirá o tipo de hardware de rede a ser usado. Para conexões de quatro ou menos computadores você poderá usar um roteador ou um switch (comutador) se não for precisar de internet. Já para estabelecer a conexão de mais de quatro computadores será necessário ter um roteador e um switch ou somente um switch para o caso de não precisar de internet.
– Configuração de Rede
Quem estiver estabelecendo uma rede permanente deve ter atenção especial ao tamanho dos cabos. Por exemplo, os cabos Ethernet CAT5 não podem ter mais de 75 metros, caso precise que os cabos cubram distâncias maiores deverá fazer a instalação de comutadores nos intervalos regulares ou então usar cabos CAT6. É importante usar um cabo Ethernet para cada computador que será conectado a rede e também um cabo Ethernet para ligar o roteador ao comutador (se este for o caso).
– Equipamento Necessário Para a Rede
Para a criação da LAN você precisará de um roteador ou de uma rede, tal equipamento é o ‘hub’ da rede em que todos os computadores estarão conectados. A forma mais fácil de criar uma rede local em que todos os computadores estejam conectados a internet é através de um roteador adicionando um switch no caso do aparelho não contar com portas suficientes. Automaticamente o roteador irá fornecer um endereço de IP para cada computador que estiver conectado a ele.
É interessante mencionar que switches são semelhantes a roteadores, porém, não fornecem endereços de IP automaticamente. Geralmente possuem mais portas Ethernet que os demais roteadores. O modem deve ser conectado a porta WAN do roteador, essa porta pode ser chamada também de INTERNET e será ela que dará acesso para cada computador conectado a rede. Caso você esteja configurando uma rede local que não tenha acesso a internet poderá pular esse passo.
Ressaltamos que não há obrigatoriedade no uso de um roteador para a criação de uma rede local, contudo, ele facilita bastante o processo. Quem utilizar um switch precisará informar os endereços de IP manualmente para cada computador e somente depois conectá-lo.
– Conexão do Switch a Porta LAN
Se estiver usando o switch para a conexão de mais computadores precisará liga-lo a uma das portas LAN do roteador. Vale dizer que qualquer porta aberta do switch pode ser utilizada para essa conexão. Após ter sido ligado o roteador determinará um endereço IP para cada um dos computadores que estiver ligado a um dos dois dispositivos.
– Encontrando a Porta Ethernet
Você deverá então encontrar a porta Ethernet do seu computador, pode estar na parte de trás do gabinete, na sua lateral ou na parte de trás do seu notebook. Fica a dica de que notebooks mais finos podem não ter essa porta, se for esse o caso utilize um adaptador de Ethernet USB. Também é possível se conectar utilizando o Wi-Fi se o seu roteador permitir.
Uma das extremidades do cabo Ethernet deverá ser conectada ao seu computador, é fundamental usar o cabo correto, o cabo Ethernet deverá usar o conector RJ45. O cabo do telefone é o RJ11. A outra extremidade do cabo deverá ser conectada a uma porta LAN aberta. Conforme a configuração da sua rede local você poderá usar uma porta do switch ou do roteador.
– Faça o Teste da Rede
Quem estiver usando um roteador já terá concluído o seu trabalho, após ter conectado todos os computadores a uma porta LAN eles já terão recebido os números de IP automaticamente e constarão na rede. Porém, se estiver usando o switch deverá então fornecer um endereço de IP para cada um dos computadores.
– Habilitando Compartilhamento de Arquivos e Impressoras
O compartilhamento precisa ser habilitado para que os recursos de outro computador da rede possam ser acessados. Faça a seleção de pastas, arquivos e drives específicos que serão compartilhados com cada computador e não se esqueça de permitir o acesso a impressora.
– Você Pode Fornecer Endereços de IP
Se preferir fornecer endereços de IP sem roteador deverá clicar com o botão direito na conexão de rede (está na bandeja do sistema). Com esse método você poderá conectar os computadores somente usando o switch, ou seja, sem usar roteador. No entanto, saiba que precisará dar a cada máquina da rede um número de IP.
O endereço de IP deve ser entendido como um endereço de e-mail, cada máquina precisa de um endereço único de maneira que as informações que forem enviadas pela rede cheguem ao seu destino correto. Você deverá clicar na ‘Central de Rede e Compartilhamento’. Prossiga clicando no link Ethernet da parte de cima da janela (fica do lado de ‘Conexões’).
O passo seguinte então é clicar em ‘Propriedades’ e em seguida em ‘Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4), essa opção não deve ser desmarcada, ela deve ficar em destaque. Clique então em “Usar o seguinte endereço IP” e no campo de IP digite “192.168.1.50”. Já no campo Máscara de subrrede você deverá digitar 255.255.0.0. No campo Gateway padrão você deverá digitar 192.168.0.0. Dê OK para que as configurações sejam salvas naquela máquina e faça então a configuração da rede com um novo endereço de IP que deverá ser único.
Outros Computadores
No próximo computador você deverá abrir as propriedades de Protocolo IP versão 4 e seguir os mesmos passos. No endereço IP você deverá digitar: 192.168.1.51, observe que aumentou um 1. A Máscara de Subrrede e Gateway Padrão se mantêm sempre os mesmos. Para cada computador você deverá dar um IP único, repita os passos adicionando mais 1 em cada vez.
Gostou das dicas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!