A internet é um dos principais meios de comunicações existentes no mundo nos dias de hoje, e suas funções na vida dos seres humanos são consideradas diversas, fazendo com que a mesma exerça influência sobre o cotidiano de todas as pessoas, mesmo que de forma indireta, além de também agir diretamente no setor econômico e na globalização das informações veiculadas no mundo.
Você pode se perguntar como seria sua vida hoje sem a internet e suas diversas funções e até mesmo acreditar que isso não seja possível, mas devemos perceber que a mesma não é existente a tanto tempo assim, e as funções que mais utilizamos hoje em dia, são muito diferentes das que fizeram com que ela fosse criada, fazendo então com que a partir das necessidades com o passar dos anos, a mesma sofresse diversas alterações, chegando ao que nós conhecemos hoje como, internet e suas milhares de funções.
Mesmo que grande parte da humanidade hoje utilize a internet para diferentes tipos de situações, existem milhares de funções que são desconhecidas.
Para que possamos entender um pouco mais sobre a história da internet, onde e quando ela foi criada, iremos também analisar o que é a mesma hoje em dia, e quais são algumas de suas funções em nossas vidas.
O Que É A Internet?
Sempre que pensamos na internet, grande parte das pessoas pode acabar a arremetendo com uma enorme rede de maquinas e computadores, voltados para a área da tecnologia. Mesmo que esse pensamento não seja totalmente errado, existem outras definições que podem também esclarecer a internet e suas funções atuais.
Como um âmbito de comparação simples, podemos analisar a internet como um tipo de serviço que chega até sua casa, por exemplo, por meio de uma rede pré conectada com outros tipos de redes de computadores e maquinas, mas em escalas maiores.
Isso nos faz pensar que a internet não pode e deve então ser classificada com um tipo de serviço que pode ser pertencente a um tipo apenas de pessoa ou a uma empresa específica, mas sim a um conjunto de pessoas e redes que irão trabalhar de forma conjunta para que a mesma funcione de forma correta e interligada.
Como Funciona A Conexão Da Internet?
Para se ter uma ideia, a partir do momento em que realizamos uma conexão entre dois ou mais computadores, existe a criação de uma rede local, mas que irá se manter restrita entre ela no processo de compartilhamento das informações, ficando alheio a outros computadores que estarão fora da casa ou até mesmo da empresas, que acabam de certa forma, trabalhando muito com a conexão de redes de computadores dentro do ambiente organizacional.
Para se caracterizar um tipo de acesso que poderá permitir acesso externo entre máquinas, esses computadores de sua casa ou empresa, deverão estar conectados a sua rede ainda maior, ou seja, quando esse tipo de conexão ocorre por meio de um determinado tipo de provedor de internet.
A partir da conexão então com seu provedor de internet, é possível então com que diversos tipos de acessos compartilhados sejam criados, formando então o que chamamos de rede de conexão entre computadores, ou uma teia de redes, conhecida hoje como internet.
Existem outros diversos tipos de funções desses serviços que não se limitam ao aceso compartilhado de redes, e vamos ao longo de nosso artigo entendemos um pouco mais sobre a mesma.
O Início Da Internet
A internet é hoje o serviço mais utilizado no mundo, e diversos tipos de funções que realizamos em nosso dia, só se torna possível com os serviços que são disponibilizados dentro da mesma, ou sofrem influência direta dela.
Com isso, algumas pessoas acreditam que a história do mundo possa hoje ser dividia em três diferentes fases e que são de extrema importância para a atual situação em que nos encontramos, a era agrícola, no período onde grande parte da economia do mundo era voltada para esta determinada área, a era industrial a partir da revolução industrial e a era digital, que vivemos nos dias atuais. Essa é uma era considerada tão importante, que tornou a sociedade mundial conhecida hoje como “sociedade da informação”, onde áreas como a cultura do mundo, e também a economia dependem e também sofrem influências a partir de qualquer tipo de alteração na tecnologia do mundo.
A tecnologia disponibilizada na internet nos dias de hoje alcança patamares muito avançados, como na área da tecnologia mundial, na comunicação de diversas maneiras e também na informação.
Com a internet hoje em dia, a comunicação no mundo é realizada de uma forma muito mais fácil e rápida, como se pode observar nas redes sociais existentes no mundo, que facilitam de forma extrema a comunicação entre diferentes povos antigamente, o tempo para se obter uma resposta era muito maior do que nos dias hoje, quando a maior forma de comunicação era por meio de telefones, e ainda mais demorada e difícil quando cartas eram os maios de comunicações mais utilizados para se relacionar.
Acredita-se que no futuro, a tecnologia mundial irá se desenvolver de tal forma que a internet e os meios de comunicações utilizados nos dias de hoje poderão ser considerados obsoletos.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre a importância da internet em nossas vidas, é hora de aprendemos um pouco mais sobre suas origens e como ela se tornou essa grande rede.
O Surgimento Da Internet
O início da internet foi marcado em meados dos anos 60, quando a Guerra Fria era tudo o que se podia falar no mundo, e movimentava diversos tipos de setores e serviços a seu favor, fazendo então com que uma necessidade de otimização na comunicações entre governos militares necessitassem serem criadas, para que o processo de combate pudesse se tornar ainda mais eficaz.
Esse tipo de informações que necessitavam de compartilhamento se restringiam a uma comunicação interna entre o governo e os centros de comandos militares, para o controle e também para que ações pudessem serem realizadas de formas mais rápidas.
Além disso, a necessidade de se criar um tipo de serviço de compartilhamento onde não houvesse chances de serem destruídas pelos inimigos também se apresentavam em grande crescente. Isso acontecia porque a partir de o momento em que o serviço militar oposto descobrisse algum tipo de base estabelecida para o processo de armazenamento e compartilhamento de informações, tal lugar se tornava um alvo certeiro, para que as informações não pudessem serem compartilhas, tornando o sucesso do serviço militar oposto, de maior dificuldade.
Uma década se passou então, até que esse tipo de serviço que disponibilizava opções de compartilhar informações, se expandisse para além dos serviços militares, chegando à área acadêmica.
A primeira conexão de forma internacional por meio desse serviço foi realizada no ano de 1975. Mesmo com a grande influencia desse serviço, o mesmo não era considerado de fácil acesso, por se tratar de um investimento muito alto e também de nível considerado mais avançado, fazendo então, com que fosse possível encontrar menos de 200 computadores funcionando.
Além disso, essas maquinas não eram nadas parecidas com a que conhecemos nos dias de hoje, de tamanhos pequenos e que cabem em nossos bolsos. Na época, os computadores eram grandes maquinas, e eu necessitavam de profissionais especialistas na área da tecnologia.
Mesmo com uma grande dificuldade de acesso em grande parte do mundo, foi possível percebe que ao longo dos anos, o uso da internet se tornou muito necessário, fazendo com que no ano de 1997, segundo algumas empresas, o numero de pessoas que acabam de forma direta utilizando desse tipo de serviço, chegassem ao exorbitante numero de mais de 60 milhões, de forma global.
A revolução causada por esse serviço no mundo é considerada de grande importância, já que a comunicação, um dos principais setores desse serviço é hoje considerada tão avançada muito por conta dos avanços proporcionados pela internet.
Onde A Internet Foi Criada
Como já aprendemos, a internet foi criada em um momento de muita tensão no mundo, onde a Guerra Fria era considerada o centro das atenções. Um dos centros que acabavam sendo atingidos de forma muito direta por essa guerra, eram os Estados Unidos da América, e esse pode ser considerado o ponto de criação dos primeiros resquícios da internet.
Porém, é importante salientar que os serviços utilizados por essa plataforma eram considerados extremamente opostos aos dos dias de hoje, já que os criadores da internet, o Departamento de Defesa americano visava apenas o processo de otimização da comunicação entre os setores militares.
Dessa forma, a descentralização das informações compartilhadas pelo governo foi uma das principais atitudes que fizeram com que grande parte de seus movimentos dessem certos, já que o governo inimigo apresentava dificuldades em destruir postos de informações americanos, já que a comunicação interna poderia ser considerada mais rápida, e sem necessidade de criação de enormes postos físicos, que poderiam ser atingidos a qualquer momento por bombardeios de seus inimigos.
O departamento desenvolveu uma nova tecnologia que poderia fazer com que informações pudessem ser compartilhadas por baixo da terra, não se tornando sucessível a ataques inimigos. Além disso, a quantidade de informações compartilhadas após a criação desse serviço pôde ser expandida de forma inexplicável.
Mesmo com acesso restrito a militares, com o passar dos anos, e a inserção desse tipo de serviço a área acadêmica, foi possível percebe um grande avanço no serviço, que se tornou hoje, a internet, um tipo de serviço tão importante em nosso dia-a-dia.
Como Se Iniciou A Internet No Brasil
A partir do momento em que a internet foi liberada para a área acadêmica, sua crescente se apresentou muito grande, e as primeiras noções da utilização desse serviço no Brasil se deram por volta do final de década de oitenta, mas de forma onde apenas para a utilização de serviços estatais.
No início da década de noventa, mais precisamente no ano de 1991, a área acadêmica brasileira conseguiu a partir de uma petição do Ministério da Ciência de Tecnologia que o serviço pudesse ser disponibilizado também para a área de pesquisas internacionais.
Com isso, no ano de 1995 a internet acabou sendo liberada no país para a área de comércio, onde a rede de serviços privados utilizou a internet de forma a fazer com que suas funções acabassem se expandindo de forma ainda mais rápida, contribuindo então para o que conhecemos hoje com o serviço de provedores de internet e sua redes pelo mundo a fora.