Quando Surgiu A Revolução Tecnológica?

Já imaginou um mundo em pleno século XXI sem as facilidades de um smartphone? E da internet? E percebeu que em nenhum momento eu citei a falta dos computadores? Pois bem. A tecnologia é desse jeito: ela surge como um conceito novo, para facilitar as interações humanas e deixar as atividades do dia a dia mais prática. Porém, ela também têm o seu preço, sacrificando outros métodos que, mesmo que tenham se consagrado entre a humanidade, darão lugar, pouco a pouco, a uma nova outra tecnologia que segue os mesmos princípios de outrora (porém, com novidades a mais).

Sabe-se que a humanidade sempre buscou deixar as atividades rotineiras mais fáceis, ágeis e compensatórias, sendo uma prova disso a capacidade humana de desenvolver ferramentas que poderiam deixar o trabalho de caça e de defesa dos animais muito mais tranquila de se fazer. Muitos cientistas acreditam que o desenvolvimento dessas tecnologias foram primordiais para  que a humanidade evoluísse e chegasse ao que é hoje.

A resposta é mais simples: com a facilidade de caçar e comer animais, os seres humanos começaram a ter várias partes do organismo desenvolvido, principalmente o cérebro, por conta das proteínas da carne.

O Desenvolvimento da Roda

Um outro evento que muitos pesquisadores acreditam que foi crucial para a sociedade humana foi o desenvolvimento da roda. Eles acreditam que esse foi o ponto alto que mostrava que o cérebro humano tinha capacidade para muito mais – claro que isso não foi detectado na época, mas sim com as pesquisas recentes que foram levados a cabo. É preciso alertar que quando se fala em criação da roda não se referencia diretamente ao objeto, mas sim à tecnologia que permitia levar coisas pesadas de um lado para outro de uma maneira mais facilitada.

Isso se diz por uma série de razões: muita gente acredita que as Pirâmides do Egito, por exemplo, foi uma criação divina ou por ET’s. Tirando um pouco das ideias fantasiosas do raciocínio, pesquisas levadas a cabo no país mostram que a sociedade egípcia era muito mais esperta do que se esperava: eles descobriram que os egípcios tinham uma tecnologia própria para fazer com que os grandes blocos de rocha pudessem ser deslizados do deserto até o local de construção das pirâmides: eles criaram diversos sistemas de irrigação que permitiam molhar sempre a areia do deserto e, dessa forma, garantir um melhor deslizamento das pedras e dos outros insumos para a construção das imponentes pirâmides. Não era a roda que foi a responsável pelo deslocamento, mas a tecnologia pode ser equiparada com o sistema dos egípcios pois eles tinham o mesmo fim: deixar o trabalho de mover coisas pesadas mais fácil.

Posteriormente, com troncos de árvores colocados embaixo de objetos pesados até o desenvolvimento da roda como a conhecemos hoje a tecnologia foi se modificando, criando os veículos tracionados com força animal até que o motor à combustão fosse criado, tirando dos animais o ônus de animais de carga, causando também uma transformação no material dos veículos, que passaram a ser feitos de aço e de outros metais mais leves para manter o desempenho. Com o motor, a roda e o pneu (item esse que apareceu apenas no fim do século XIX), a sociedade passou a enxergar com bons olhos a tecnologia dos automóveis. E, até hoje, ela é atualizada e passa a receber novas melhorias que enchem os olhos dos apaixonados pela velocidade.

Esse é um exemplo de como, durante os milênios, a tecnologia foi-se evoluindo conforme a necessidade humana demandava. Porém, existe a tecnologia que está atrelada com a revolução digital. Confira mais a seguir:

A Revolução Digital

Quando se fala em revolução digital nada mais é do que o envolvimento da humanidade com a tecnologia mais avançada em termos digitais, sendo que a ciência computacional é o símbolo master dessa revolução, que foi empreendida entre os anos de 1950 a 1970.

Nessa época, os primeiros computadores foram sendo desenvolvidos, com a promessa de poderem ser cérebros artificiais que teriam o mesmo ou um maior raciocínio que o cérebro humano. Mas os primeiros computadores não eram nem um pouco parecidos com os que temos hoje à nossa disposição: eram verdadeiros trambolhos que chegavam a ocupar cômodos inteiros de uma casa para ter um processamento pífio.

Revolução Digital

Revolução Digital

A Tecnologia e a Exploração Espacial

Aliás, foi só com o desenvolvimento computacional que o ser humano conseguiu chegar ao espaço e, também, à Lua. E, falando na missão Apollo, que permitiu que Neil Armstrong desse os primeiros passos por lá, o supercomputador responsável pelos cálculos operacionais da nave tinha uma grande tecnologia embutida para a época. No entanto nos dias de hoje, o seu poder de processamento é menor do que de um iPhone 4S, da Apple. Ou seja, dá para perceber o quanto a humanidade evoluiu em se tratando das tecnologias computacionais, não é mesmo?

Durante os anos 1970 e 1980, existiu um grande movimento que desenvolvia métodos de fazer com que a tecnologia da informática pudesse atingir cada vez mais pessoas. Os computadores eram restritos somente aos militares e também às grandes empresas. Diversas companhias que hoje são referência em computação, como a própria Apple e a Microsoft deslancharam nesse período, lançando os chamados microcomputadores para uso doméstico, com sistemas que o deixavam ainda mais inteligente. Porém, o que dificultava muito na época era os grandes preços cobrados por essas máquinas.

Porém, não conseguiu-se segurar essa tecnologia com um preço mais caro por muito tempo, pois uma ferramenta veio para poder popularizar ainda mais os aparelhos: a internet. Nos anos 2000 e 2010 a venda de computadores mais do que triplicou, já que a internet prometia fazer do computador uma verdadeira central multimídia, sem depender dos meios tradicionais para isso, como rádio e TV.

O Futuro da Tecnologia Digital

Porém, os computadores tradicionais estão perdendo espaço cada vez mais para os smartphones, que estão ganhando cada vez mais updates que os deixam tão ou mais poderosos em poder de processamento que os computadores. E, como tudo é uma questão de tempo, logo uma nova tecnologia sugará a vida dos smartphones por um projeto ainda mais poderoso. É aguardar para ver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.