Copyrights em Imagens da Web: Cuidado

Diariamente as pessoas utilizam imagens das mais diversas naturezas e gêneros para diversos fins. Seja para colocar no seu blog pessoal, ou então para fazer alguma montagem (ou artes como capas de discos e livros), sempre recorremos à busca na internet para achar aquela imagem ideal. Mas será que ela realmente é ideal?

Direitos de Imagem

Direitos de Imagem

Direitos de imagem

Apesar de ser do conhecimento de poucos, as imagens que encontramos na internet (mesmo em sites de busca como o Google), em sua maioria, possuem direitos autorais reservados do artista/fotógrafo/ilustrador etc. Isso quer dizer que “supostamente”, se você quiser aquela imagem para colocar em seu site, seria necessário pedir a autorização do criador da mesma, e ele, pode muito bem dizer não, assim como pode vender sua arte por um preço que ache justo.

“Então, porque ninguém sabe disso?” Você pergunta. Simples, há pouca informação sobre o assunto, poucos lugares para aonde possam recorrer os donos da imagem, e quase nulos os sites e organizações que ao menos respeitam essa lei.

Usar uma imagem com “copyright”, seja com ou sem modificação, para fins lucrativos ou não, é como usar um texto sem autorização do autor: plágio.

Aonde recorrer

Existem muitos sites que oferecem as chamadas “imagens free” ou “imagens creative commons”. Tais arquivos são livres de direitos autorais e podem ser usadas livremente, desde que haja menção ao criador. A licença Creative Commons existe para todo tipo de arte: música, literatura, fotografia etc. O próprio serviço de busca do Google é munido de um filtro para exibir apenas esse tipo de imagem: basta acessar a opção “Pesquisa Avançada”, e na caixa de diálogo “Tipo de imagem” escolher “Marcadas para reutilização”, com ou sem modificação.

Outra opção é acessar algum site de venda de imagens. Nesses, ao assinar algum plano (normalmente mensal) você recebe uma quantidade de créditos para adquirir imagens do banco de dados deles. Apesar de, a primeira vista, comprar um simples arquivo JPG possa parecer absurdo, vale muito a pena. Cada uma das milhares de imagens são de ótima qualidade e podem ser baixadas em vários formatos e diferentes tamanhos. Além de fotos e ilustrações, também se encontram vetores (para trabalhos em programas como CorelDRAW), textura e outras coisas para trabalhos gráficos. Vale muito a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.