Usar cabos de fibra óptica ainda é relativamente novo para a maioria das pessoas em casa e nas empresas de grande ou pequeno porte. Estes são, de longe, os cabos de conexão mais rápidos e eficientes que já foram inventados. A maioria das pessoas vai concordar que ter fibra óptica como suporte de conexão à internet, é uma coisa impressionante e que as garantias de conexão rápida quando comparadas às conexões de cabo normal, são incomparáveis. Estes trabalham de forma muito diferente dos cabos normais, que em comparação, são muito lentos.
Composição da Fibra Ótica
Os cabos de fibra óptica são compostos de fios de vidro óptico, que são mais finos que um fio de cabelo humano e são colocados entrelaçados por um cabo. Essa estrutura transporta informações digitais por distâncias maiores do que um fio de metal convencional. A transferência de dados funciona por sinais de luz, sendo enviados através de longas distâncias, com os pacotes distribuídos em grupo. Eles podem vir como buffers de modo único e buffers de modo multi. Estes cabos também são imunes à interferências eletromagnéticas, cujos fios de metal são afetados, causando perda de dados e informações.
Transferência Mono
Os buffers mono possuem núcleos pequenos e geralmente transmitem luz infra-vermelha de emissões de luz laser, na transferência de informações. Os buffers multi têm um núcleo maior e é o único modo que podem transmitir luz infra-vermelha, usando apenas diodos emissores de luz. Outros cabos de fibra óptica podem ser feitos de plástico; estes têm um núcleo ainda maior que transmite uma luz mais visual através das distâncias.
Os cabos de metal tendem a transmitir informações em um ritmo mais lento, pois não leva em consideração a interferência e a distância. Um cabo de fibra ótica funciona da mesma maneira como se estivesse a brilhar uma luz por um corredor estreito e apertado. Imagine que este corredor é muito ventoso e a luz, precisa ser refletida. É exatamente assim que a fibra óptica trabalha, a luz viaja rapidamente pelo núcleo, saltando fora do revestimento, que não absorve qualquer porção da luz, tornando possível mantê-la viajando a distâncias maiores. Todo o processo é chamado de reflexão interna total.
Os Cabos Metálicos
Os cabos metálicos convencionais trabalham muito diferente. Eles são compostos de fios de cobre revestidos com plástico. Os sinais enviados através de fios de cobre tendem a interferir com outras fibras no cabo, sinais de utilização analógica, porque esse tipo de fio nem sempre é adequado para sinais digitais. As fibras de cobre são muito mais espessas do que as de fibra de vidro, portanto, apenas certo volume de dados pode ser transferido a qualquer momento. Ao contrário da fibra óptica que é muito mais fina e permite muito mais tráfego de dados do que o método convencional.