Que a luta entre a Google e o Facebook para ganhar a maior parcela do mercado de redes sociais é ferrenha, todo mundo já sabe. Que a nova tecnologia Cloud Computing está fazendo a cabeça das pessoas e inovando em vários sentidos, também.
Agora o que provavelmente você não sabe, é que a gigante dos provedores de busca e redes sociais juntou esses dois casos, utilizando da computação na nuvem para criar seu novo produto e reaver seu tão precioso público.
O Google Music está atualmente em sua versão beta (versão de testes) e está fechado para convidados. Além disso, o serviço só está disponível nos Estados Unidos.
Mas não se preocupe; vamos te explicar mais sobre esse serviço e dar dicas de como entrar nessa festa.
Sua Música nas Nuvens
O Google Music é um serviço totalmente gratuito que utiliza de Cloud Computing para armazenar suas músicas favoritas na nuvem. Tendo você um cadastro no serviço, poderá baixar o aplicativo Music Manager, aonde poderá enviar músicas de seu computador para sua conta. Uma vez que os arquivos tenham sido enviados, você poderá acessar o site e ouvir suas músicas no player do próprio, em qualquer aparelho que acesse internet (notebooks, tablets, smartphones).
Embora o serviço tenha sido inaugurado há pouco tempo, milhares de pessoas já experimentaram e aprovaram. Você carrega suas músicas para todos os lados sem preocupações sobre a memória de armazenamento do aparelho em questão.
O carregamento de arquivos, que é feito pelo aplicativo Music Manager, é rápido se comparado com outros serviços de Cloud Computing, ocupando pouco espaço na memória do computador e reiniciando automaticamente do ponto em que parou, caso sua máquina seja desligada.
A interface do site é bonita e fácil de acostumar, o player é eficiente para qualquer aparelho que seja, você pode, no site do Google Music, ordenar as músicas por artista, gênero, colocá-las em pastas e álbuns, editar informações sobre CDs e as músicas e muito mais.
Entrando na Festa
Mas como já foi dito, o serviço só está disponível em versão fechada para testes, e, além disso, somente para os americanos. É possível entrar no portal e inserir seu e-mail e senha da conta Google (a mesma utilizada para acessar o Orkut, Google Docs etc.) a fim de solicitar um convite, mas seu IP será detectado como sendo do Brasil. Usuários que já usam o serviço, possuem um número de convites para trazer amigos, mas e quando você não conhece ninguém assim?
Não se preocupe! Existe uma ótima maneira de se infiltrar e conseguir um convite para utilizar o serviço. O truque é usar algum serviço de navegação anônima na internet. O mais conhecido, simples e fácil de usar é o “Hide My Ass!”. Abra tal site, e verá uma barra de endereço, aonde se pode colocar a URL do Google Music. Clique em “Hide my Ass!” e o site será carregado normalmente. Agora, você pode entrar com seu e-mail e senha. O serviço irá esconder seu número IP e outros dados que te entregam, podendo você então solicitar um convite da própria Google!
Provavelmente em umas duas semanas você receberá um e-mail e nele um link para começar a usar um produto. Pronto! Agora basta colocar suas músicas na nuvem e escutá-las quando quiser e aonde quiser!