No mundo dos computadores, existem tantos programas disponíveis para download que ficamos perdidos para escolher qual deles baixar e utilizar. E não importa o quanto você ignore o computador ou o use com moderação, certamente há, ao menos, uns quatro programas que você não viveria sem, acertei?
De fato, são navegadores, editores, processadores de texto, gravadores de CDs e DVDs, vários programas os quais existem uma variedade imensa de substitutos, mas só aquele que lhe agrada e que você consegue operar com maestria.
Mas sempre tem aquela situação aonde você não pode usar aquele aplicativo. Você está na lan house, no computador de um amigo, ou na máquina em seu trabalho, e você deseja com todas as forças, poder usar aqueles programas no qual está acostumado.
Poucas pessoas sabem que existe um remédio para esse sofrimento: os programas portáteis.
Tamanho Não é Documento
Programas portáteis são versões mais enxutas dos programas convencionais de computador, normalmente pesando menos do que a metade da versão convencional. O maior trunfo está na execução do aplicativo: programas portáteis não precisam ser instalados, bastando apenas extrair o documento compactado em uma pasta qualquer e então, clicar no ícone executável. Pronto! O programa iniciará como mágica!
Mas isso não tem nada a ver com mágica. É tudo redução de alguns arquivos inúteis e desnecessários da programação do aplicativo, e remoções sutis, de funções que quase não são utilizadas (ou que podem ser inseridas quando necessárias). O Adobe Photoshop CS3 Portable, por exemplo, é igual a versão convencional do editor de imagem, mas foram retiradas todas as predefinições de padrões, texturas, pincéis, clip-arts e outras coisas que podem ser adicionadas pelo próprio usuário se este necessitar.
Programas portáteis muitas vezes são referidos como “programas de pen-drive” ou “programas móveis”, justamente por terem sido inventados para esse fim; carregá-los no pen-drive para qualquer lugar e poder executá-los sem instalações (já que muitos lugares desabilitam esse privilégio, ao menos que você seja administrador).
Legal e Usual
Mas se você pensa que tais aplicativos são os chamados “hacks”, ou seja, versões pirateadas feitas por programadores foras-da-lei, está redondamente enganado. Com exceção de raros casos, programas portáteis são desenvolvidos pela própria empresa do software normal, e são distribuídos gratuitamente pela internet. É uma forma de marketing, distribuindo uma “amostra grátis” de seu produto.
Além de usar tais programas em pen-drive, muitas pessoas com computadores de potência mediana ou baixa os usam no lugar de suas versões completas e pesadas; caso de softwares grandes como Photoshop e CorelDRAW.
E a lista desses pequenos notáveis é imensa. Pode-se encontrar programas de edição de imagens, gravação de arquivos em mídias de CD, reprodutores multimídia, leitores e processadores de textos, e principalmente navegadores de internet conhecidos como Google Chrome e Mozila Firefox.
Agora você não pode mais reclamar que seu amigo não tem o programa que você tanto gosta. Coloque o pen-drive em uma USB e trabalhe como você faz em casa!