Google Projeta Web Mais Rápida

O Google anunciou no último dia 12, em seu blog oficial, um projeto que faz parte de seu empenho em tornar a web mais rápida (“Let’s make the web faster”). O projeto em questão é o SPDY, pronunciado como “SPeeDY”.

O que é

O SPDY é em sua essência, um protocolo da camada de aplicativos para transportar conteúdo pela internet. Este protocolo foi desenvolvido especificamente para diminuir a latência entre recursos tais como o “multiplexed streams”, prioridade de requisições e compressão de cabeçalhos HTTP.

No post de anúncio do protocolo, Mike Belshe e Roberto Peon, ambos Engenheiros de Software, explicam que começaram a trabalhar no SPDY enquanto procuravam maneiras de otimizar a forma com que os navegaores e servidores se comunicam. Atualmente, clientes e servidores web se comunicam através do protocolo HTTP, que é um protocolo simples que surgiu como padrão da web em 1996 depois de uma série de experimentos. Eles dizem que querem continuar a desenvolver focando na tradição da web de experimentos e otimização, para aumentar o suporte a evolução de websites e browsers.

Nos últimos meses, alguns desenvolvedores do Google estiveram experimentando novas maneiras de clientes e servidores web se comunicarem, resultando em um protótipo de servidor web e uma versão do Google Chrome (cliente) com suporte ao SPDY.

internet-speed

O Google aposta no desenvolvimento de um novo protocolo, o SPDY, para tornar a internet mais rápida.

Resultados

Os testes que os desenvolvedores do Google fizeram foram apenas em laboratórios, mas os resultados inicais são incríveis: Eles navegaram por 25 dos websites mais utilizados no mundo, sob condições de uma conexão caseira (obviamente a conexão “caseira” de lá é muito superior a que temos aqui no Brasil).

As páginas foram carregadas 55% mais rápido do que com o protocolo padrão, uma melhora realmente surpreendente. Eles afirmam que ainda há muito trabalho a ser feito para confirmarem a performance do SPDY em condições reais. Porém, chegou-se ao estágio onde aquele pequeno time do Google pode beneficiar-se da participação ativa da comunidade web.

Participe

Se você é desenvolvedor e quer aprender mais ou ajudar o Google no desenvolvimento do SPDY, dê uma olhada na documentação do projeto, no seu código-fonte e dê seu feedback através do grupo do Chromium.

É muito interessante como o Google vem anunciando projetos e mais projetos focado no desenvolvimento com a ajuda de toda a comunidade. Este estímulo ao trabalho colaborativo feito pelo Google só tem a acrescentar a desenvolvedores e usuários comuns.

Para os desenvolvedores, é uma ótima forma de aprender e participar de um projeto grande, liderado pela maior empresa da área. Para os usuários comuns, graças a esses projetos, a internet fica cada vez melhor e mais fácil de ser usada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.