A tecnologia móvel é um dos grandes hypes do ano de 2009, com novidades surgindo a cada dia. Smartphones cada vez mais poderosos e cada vez mais acessíveis, com suporte a toneladas de aplicativos e serviços que fazem de seu brinquedinho de bolso um verdadeiro computador.
Pra suportar toda esta tecnologia envolvida em um smartphone, é necessário um sistema operacional completo, como os encontrados nos PCs. A Microsoft veio com o Windows Mobile, a Nokia está com o Symbian OS (antes pertencente a varias empresas), a Apple com o iPhone OS e o Google com o Android.
Agora a Samsung entra na jogada, anunciando o bada (uma palavra coreana que significa “Oceano”), seu Sistema Operacional aberto para smartphones.
O que se sabe até o momento
Ainda não se tem muitas informações sobre o bada, que foi anunciado no último dia 09. O site oficial possui algumas informações das quais iremos destacar as principais aqui.
Um dos destaques do bada é que ele será uma plataforma aberta, o que dará margem ao desenvolvimento constante de aplicativos e à manutenção de uma comunidade focada em seu desenvolvimento. O ponto negativo é que o bada só será usado em smartphones da Samsung inicialmente, mas isso pode não ser um problema se considerarmos que a Apple também mantém uma comunidade fechada com o seu iPhone.
De acordo com a Samsung, o bada focará na experiência do usuário de forma simples e intuitiva, através de um design inovativo. O sistema incluirá um framework para facilitar o desenvolvimento de interfaces para os aplicativos.
Outro destaque fica por conta do suporte integrado a serviços, possibilitando o desenvolvimento de aplicações conectadas a esses serviços. Isso permitirá, por exemplo, o desenvolvimento de aplicativos que se conectam ao Orkut, Twitter e Facebook. De acordo com a Samsung, o desenvolvimento deste tipo de aplicativo será de fácil aprendizado, sem a complexidade encontrada em outras plataformas.
Lançamento
O bada será lançado no mês que vem, em um evento em Londers, onde mais detalhes serão revelados. Os primeiros smartphones com o sistema instalado devem chegar em 2010.
Aguardem por um artigo mais completo assim que mais informações forem reveladas.