A facilidade dos jovens em navegar pela internet e também de se adequar rapidamente a novas ferramentas tecnológicas sempre impressionou os mais velhos, principalmente os idosos. Mas parece que isso ficou para trás, pois cresce a cada momento o uso desses adventos por pessoas com mais de 60 anos. Eles quebram as barreiras da linguagem e começaram a incorporar essas ferramentas em suas vidas, além de romperem certos preconceitos que os distanciavam ainda mais do computador.
Essa relação entre o envelhecimento e a inclusão das pessoas a uma vida digital é apontado como uma das causas do envelhecimento da população que ocorrerá no futuro. Haverá, segundo os estudos, uma inversão: os jovens, que hoje são maioria, serão a minoria em relação ao número de idosos.
A descoberta por essa parte da população das facilidades que a internet possibilita aos seus usuários, como o pagamento de contas e até mesmo conversar com pessoas em outros lugares do mundo, são apontados como os principais objetivos dos idosos. Outro chamativo é a livre busca de conhecimento.
Contudo, para muitos, descobrir as possibilidades das novas tecnologias foi mais uma questão de necessidade, devido a exigência, hoje em dia, por conhecer os mecanismos que o computador pode oferecer. O constante aumento da dependência das máquinas pelas pessoas, tanto para o lazer como para o trabalho, é outro fator que resultou no crescimento do número de idosos na internet. Contudo, falta uma política que facilite esse aprendizado pela terceira idade, como cursos de formação.
Dados
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há aproximadamente 21 milhões de idosos no Brasil, o que corresponde aproximadamente a 11% da população brasileira, segundo dados de 2009. Desse total, 32% não sabem ler e 51% são analfabetos funcionais. Segundo projeções do instituto, daqui a 40 anos, a dimensão de idosos será um entre cinco. Em 2005, essa estatística era de um a cada dez pessoas.
Em relação ao número de usuários brasileiros na internet em 2005, segundo dados do Ibope/Nielsen é de mais de 67 milhões de pessoas.
Cuidados
Com o aumento da utilização da internet pela terceira idade, também aumentou foram os golpes. Como essa parcela da população é vulnerável e tem maior facilidade em cair nessas armações, é preciso utilizar a rede social com bastante atenção e sempre ter atualizado os programas de segurança, como os antivírus. Alguns até aconselham utilizar o computador próximos a pessoas que saibam usar corretamente, para, no surgimento de qualquer dúvida, perguntar a esse familiar ou amigo.
Outro cuidado que os idosos devem ter é referente à saúde. Nessa idade, os médicos aconselham sempre fazer exercícios. Por isso, é necessário ter um equilíbrio entre usar e não usar o computador.