Nanotecnologia: Uma forma de Arte

A nanotecnologia pode ser a solução de muitos problemas. E pode ser também um hobby

Um concurso inusitado foi realizado em um laboratório de tecnologia dos Estados Unidos: uma competição de obras feitas com nanotecnologia.
O Laboratório Nacional Sandia foi o palco da competição, que oficialmente se chama “Concurso de Sistemas Microeletrônicos (MEMS)”, e consiste na exibição das menores máquinas funcionais possíveis que podem ser construídas com nanotecnologia.
Embora os aparelhos sejam minúsculos os alunos devem mostrar que eles são funcionais. O público pode acompanhar em um telão que exibe a imagem capturada por um microscópio.

Concurso

Entre os competidores estavam um micro tabuleiro de xadrez cujo tamanho é tão mínimo que equivale a apenas quatro fios de cabelo de um ser humano, e uma micro barbearia com o tamanho aproximado de um grão de milho.
Detalhes das obras que obtiveram destaque na competição

A micro barbearia foi construída por alunos da Universidade de Utah, também dos Estados Unidos. Embora só possa cortar um único fio de cabelo por vez, a barbearia possui um cortador, um espelho que pode ser movimentado, um secador e ainda uma garrinha utilizada para segurar o fio que será cortado. Embora em proporções minúsculas, tudo funciona perfeitamente.
De acordo com os alunos que desenvolveram o projeto, o aparelho é tão pequenino que pode ser travado se uma gota de água ou até uma partícula maior de pó cair nele.

O coordenador do projeto foi o professor de engenharia mecânica Ian Harvey.
O micro tabuleiro de xadrez foi outro destaque na mostra. Além do tabuleiro, os estudantes da Universidade Texas Tech levaram todas as peças que o jogo possui.
As peças possuem 50 micrômetros (cerca de metade da largura encontrada em um fio de cabelo) e tem micro saliências que permitem que elas sejam manipuladas por uma garra robótica durante o jogo. O tabuleiro em nada fica devendo a um de tamanho natural: até espaço lateral para armazenar as peças que foram capturadas durante a partida o micro jogo possui.

Tabuleiro

Como o funcionamento só é possível através da movimentação das garras robóticas pelo tabuleiro, um sistema linear e bidirecional foi criado. Ainda é possível mover as peças em sentido diagonal, reproduzindo com fidelidade os movimentos do xadrez.

Nanotecnologia da prática

Embora o concurso premie a equipe que construir a micro máquina mais funcional e criativa, a nanotecnologia está longe de ser pura recreação. O principal objetivo da competição é estimular o desenvolvimento de novas técnicas de miniaturização e o aprimoramento das ferramentas usadas na fabricação dos componentes.

Componentes

Esses avanços obtidos pelos projetos exibidos no concurso são otimizados e utilizados na indústria, na ciência e na medicina para criar dispositivos com capacidade de analisar nano partículas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.