Simplicidade e praticidade são indiscutivelmente as palavras da década no universo da tecnologia. Os produtores de softwares de computador parecem estar cada vez mais caminhando em direção à programas tão fáceis de usar que uma criança poderia operá-los, e elas parecem fazê-lo com muito mais destreza do que nós, os nascidos no século passado. O navegador mais usado no mundo estará oficialmente de cara nova em breve, mas as impressões deixadas pelo seu prewiew técnico e pelo seu anúncio feito pela Microsoft já dão uma boa ideia do que teremos pela frente.
Novo em Companhia Dos Novos
Padrões emergentes de programação para internet estão cada vez mais presentes em sites que buscam alternativas aos velhos tabus tão distantes do ideal. A exemplo disso está aí para não me deixar mentir o HTML5, uma nova maneira de inserir conteúdos de mídia, inclusive vídeos, diretamente na codificação da página, sem a necessidade de plug-ins como o Flash Player da Adobe. O novo Internet Explorer estará totalmente integrado com esses novos padrões de programação e ainda entrará de cabeça no hardware da sua máquina. O uso do sistema de processamento gráfico da sua CPU e ainda o aproveitamento dos múltiplos núcleos disponíveis nos processadores atuais são só algumas das novidades mais excitantes do novo navegador da Microsoft.
Todos Caminhando em Uma só Direção
Não precisa ser um expert em informática para perceber que os navegadores estão ficando cada vez mais iguais. As empresas estão deixando de lado suas marcas pessoais e criando um novo padrão baseado no que o usuário parece querer. E o que o usuário quer é simplicidade, a palavra do século. Certamente você se lembra dos antigos equipamentos de som ou reprodutores de videocassete com controles remotos com uma infinidade de botões que você não sabia nem mesmo para que serviam. Hoje os equipamentos mais modernos sequer apresentam botões físicos, o que gera um uso extremamente mais confortável e intuitivo. Com os navegadores não é diferente. A modernização vem fazendo com que a interface desses programas fique cada vez mais limpa e simples de usar. Ao invés de menus em cascatas e uma série de botões com nomes, apenas os símbolos das funções bastam para dar uma dica de uso. Os produtores se deram conta de que ninguém quer sair procurando uma determinada função em seus programas.
As imagens divulgadas do novo Internet Explorer mostram um navegador com interface bastante próxima do Google Chrome. Abas menores e mais nítidas e barra de títulos transparente estendida se misturando com elementos do programa.
Pontos Importantes
Outro ponto discutido durante a apresentação do próximo navegador da família Internet Explorer foi a incomoda mania que o browser tem de travar constantemente quando o usuário dispõe de uma conexão lenta com a internet, ou ainda quando determinadas abas estão trabalhando em funções pesadas e animações. Assim como os concorrentes Chrome e Firefox, o Internet Explorer passará a usar processos separados para cada aba, evitando assim as temidas panes gerais no navegador. A Microsoft vem prometendo bastante com a nova versão do seu navegador. Alguns usuários podem encarar com um pé atrás as juras de campanha da empresa, no entanto deve-se levar em conta que há um mercado perdido a recuperar. O Internet Explorer perdeu sua fatia de mais de 90% do mercado de navegadores da década de 90 para pouco mais de 60% hoje. Das duas uma: ou o navegador do Windows toma uma atitude de verdade ou será aposentado de vez.
Por Thiago Resende