Câmeras Instantâneas

Elas Estão Voltando!

As câmeras instantâneas foram um sucesso absoluto na década de 40, quando a Polaroid lançou seu modelo no mercado. A possibilidade de tirar uma fotografia e vê-la imediatamente ao invés de ter que esperar o lento processo de revelação fez a câmera instantânea virar uma febre.

No entanto, o tempo passou e o advento das câmeras digitais foi acabando com a utilidade da revelação instantânea, pois com os modelos digitais é possível ver na hora como ficou a foto, e a possibilidade de divulgar na internet para todos os amigos tornou a foto impressa praticamente obsoleta.

Sucesso

Isso fez com que em 2007 a Polaroid anunciasse que ia parar de fabricar o modelo instantâneo e tiraria o filme especial para revelação instantânea do mercado.

Mas dois anos depois, em 2009, a Polaroid anunciou que iria voltar a fabricar os modelos de câmeras com revelação instantânea. A novidade é que o processo de revelação ficou diferente do que era usado pelos modelos antigos de máquinas fotográficas.

Agora a câmera usa um novo papel que tem camada de cristais que são capazes de mudar de cor quando submetidos a uma variação de temperatura, dispensando os reagentes que podiam até manchar a foto se a câmera fosse balançada antes de terminado o processo.

Volta

Além disso, as câmeras terão um design arrojado, pois a diretora de criação é ninguém menos do que Lady Gaga, a nova musa do pop!

Processo de Revelação de Fotos Instantâneas de Câmeras Convencionais

Quando uma foto é batida com uma máquina instantânea, a luz entra pela objetiva da máquina. Através de um espelho posicionado diagonalmente e denominado Fresnel, a imagem é refletida diretamente no filme da máquina.

Depois disso o obturador é fechado para garantir que não entre luz para estragar o filme, e o processo de revelação começa a ser realizado.
O filme passa por dois roletes que estouram uma cápsula que contem reagentes químicos. Esses reagentes são um composto de ácido neutralizador com bloqueadores de luz. A mistura fica concentrada na borda do papel, para impedir que o filme seja revelado antes da exposição adequada.

Revelar

Esses reagentes se espalham pelas camadas do filme, que é composto por 5 camadas: a base, três camadas reveladoras e a última camada que vai ser a fixadora da imagem. As camadas reveladoras reagem de formas diferentes aos componentes químicos e à intensidade da luz registrada, soltando as cores necessárias para revelar o filme e mostrar a imagem.

Por fim os reagentes dissolvem os componentes bloqueadores de luz, fazendo com que ao sair da câmera fotográfica a foto apareça aos poucos (pois a imagem vai ficando mais clara) dando a impressão de que está sendo revelada naquele momento, quando na verdade já foi revelada dentro da máquina.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber onde posso encontrar uma máquina instantânea Polaroid de preferência com dispositivo fixo para sem necessidade de focagem fotografar jóias .

    Finalidade- dar uma foto rápida ao cliente com o tamanho real da jóia .

    Manuel Freitas 27 de janeiro de 2012 16:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.