Metodologia Scrum Passo A Passo

SCRUM, O Que É?

“Scrum humaniza o desenvolvimento de produtos através da introdução de uma comunicação regular, ajudando equipes a se comprometerem com metas compartilhadas.” – Ken Schwaber e Jeff Shuterland

O termo “scrum” deriva da palavra scrimmage, que na tradução do inglês para o português significa escaramuça (como um tipo de briga). É usado em jogos de rugby para designar quando os dois times competem pela posse da bola,  ocorre quando a bola sai de campo ou para, os jogadores se juntam e se empurram com a cabeça abaixada; “scrum” no rugby é como um método de reiniciar o jogo com os times organizados e os jogadores se apoiando um ao outro.

Jeff Sutherland, vice-presidente de engenharia na empresa Easel e Ken Schwaber, que trabalhava na como CEO na empresa Advanced Development Methods são os pais do Scrum. Se uniram em mil novecentos e noventa e cinco para formalizar esse método, inspirados por um artigo publicado pela Harvard Business Review em mil novecentos e oitenta e seis por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, que apresentava os conceitos e princípios de times pequenos, organizados e ágeis, focados na melhoria contínua; o nome do artigo é The New Product Development Game.

Em 1995, Jeff Sutherland e Ken Schwaber oficializaram a definição da metodologia ágil Scrum no artigo Scrum and the Perfect Storm e desde então lançam atualizações das regras e timeboxes num documento online chamado Scrum Guide.

O método Scrum para desenvolvimento de software está baseado em 3 pilares que são constantemente realizados. O primeiro pilar é chamado Transparência: é a necessidade do sentimento de pertencimento perante um projeto e uma equipe. O segundo, Inspeção: é a colaboração de todos os integrantes do time quando assinalada uma oportunidade ou risco, é obrigação de todos fazer com mais perfeição e buscar o melhor do time em face de relatos e participação. E, por último, o terceiro pilar, Adaptação: quando assinalada a inevitabilidade de um plano de ação, todos os integrantes dedicam-se e envolvem-se no sucesso de todos.

Algumas Regras:

  • – Evitar fazer surpresas, sejam boas ou ruins, seja para um problema ou solução. Pois o quanto antes todos os membros da equipe souberem, podem começar a ajudar;
  • – Ideias colaborativas evoluem;
  • – Quando todos estão dedicados a minimizar os riscos, eles são mitigados;
  • – Ser um integrante cortês, esclarecido e educado;
  • – Há sempre um lugar e a hora certa para se falar algo;
  • – “Escolher o seu tempo é ganhar tempo.” – Francis Bacon
  • – Ter o poder da argumentação, a habilidade de falar assertivamente e validar os argumentos.

Em dois mil e um, nos Estados Unidos da América, mais especificamente numa estação de esqui em Utah, reuniram-se dezessete profissionais que já estavam testando diferentes metodologias de desenvolvimento de software, para demarcar os pontos em comum desses projetos que já vinham conquistando, desde 1992, Crystal Clear Method – Alistair Cockburn; 1993, Scrum – Shuterland, Schwaber e Beedle;  1994, Patterns, UML, XP – Martin Fowler; 1996, XP – Beck, Cunningham e Jeffries; 1997, FDD – Jeff De Luca e Peter Coad; 1997, ASD – Highsmith e Cockburn.

Processo Scrum

Processo Scrum

“A seguir, alguns pontos comuns a estes métodos: times pequenos, auto organizados, menos hierarquia e mais autonomia; foco em valor, o que realmente faz a diferença para o negócio e pessoas; ciclos curtos, iterativo incrementais, na escala de semanas; busca pela qualidade consciente, em valor sem desperdícios; liberdade com responsabilidade, devemos ter orgulho da equipe e produto; gestão visual, realismo e transparência, tomando decisões diariamente; usar uma linguagem ubíqua, comum junto a todos os envolvidos.” (AUDY, Jorge)

Como Funciona?

A proposta desse projeto é viabilizar a integração dos membros como pertencentes a um todo, e não a limitações como “cada um tem que fazer uma parte”. Estando todos cientes do negócio, projeto ou serviço que deve ser realizado ao cliente, deverá haver envolvimento.

Provavelmente, o maior objetivo no trabalho é conquistar uma carreira. O que cabe aqui como encontrar a felicidade. No livro “Scrum 360 – Um guia completo e prático de agilidade” do autor Jorge Audy, fala-se sobre o nosso tempo ser dividido em três partes iguais: 1/3 descanso, sono; 1/3 dedicado ao lazer; e 1/3 para o trabalho.

A melhoria contínua no trabalho se dá pelo coletivismo, o qual pressupõe um equilíbrio entre ideias, iniciativas, colaborações. Assim sendo, o primeiro passo é o Autoconhecimento, ou seja, entender e saber como funcionamos ou o que somos no trabalho, por exemplo: alguém apaixonado, bem-resolvido, acomodado, indeciso, insatisfeito, problemático.

A essência do manifesto ágil é entregar valor antecipadamente, satisfazendo o cliente com qualidade e agilidade organizadas. A seguir, apresento os princípios do manifesto ágil:

Primeiro: satisfazer o cliente é a prioridade.

Segundo: adequação às mudanças que podem ocorrer durante o processo.

Terceiro: frequente entrega de software operando, preferencialmente em curtos períodos.

Quarto: os integrantes da equipe devem desenvolver, negociar e trabalhar juntos durante todo o projeto.

Quinto: dispor ao pessoal um ambiente motivacional.

Sexto: conversas pessoalmente são mais eficientes e eficazes no processo de transmissão de informações.

Sétimo: o progresso tem como base primitiva um software funcional

Oitavo: procedimentos ágeis geram, regem e proporcionam um ambiente sustentável.

Nono: a agilidade é aumentada através de atenção técnica e agradáveis designs.

Décimo: simplicidade e capacidade de maximização.

Décimo primeiro: necessidade de times auto organizáveis para a melhor construção de algo.

Décimo segundo: reuniões regulares entre os times para conversarem acerca da produção de bons efeitos permanentes.

Processo do Scrum

Processo do Scrum

Uma premissa das mais importantes, além da felicidade, é a gestão do tempo. Aprendermos a melhor maneira de aproveitamos bem cada minuto do dia de forma construtiva. É extremamente necessário, também, o nosso bem-estar pra alavancar a agilidade a qual se refere o manifesto.

Tudo isso se trata de um novo método para agilidade e aperfeiçoamento em empresas. É um processo de quebrar paradigmas, quando se muda da forma de organização tradicional demarcada pela hierarquia, chefia, individualismo. O segredo é “fazer acontecer”, tirar as ideias apenas da cabeça ou os planos do papel e transferir para o mundo real.

Framework

O framework Scrum significa trabalhar em camadas, construindo permanentemente cada parte, com reuniões e conversas cotidianas.

Sprint: é o nome dado aos ciclos semanais dentro de uma escala estratégica mensal. Subentende-se aqui o trabalho contínuo de qualidade, mas sendo dado um passo de cada vez.

O início do projeto é marcado pela Visão, que é basicamente se pensar o significado do que há pra ser construído. É feita também uma lista de pré-requisitos que acrescente valor ao produto, a chamada Product backlog. Outra lista, que deve ser feita após essa, a Sprint backlog, significa uma lista do que é esperado para as próximas semanas. O Sprint planning é uma lista do que é esperado mais a curto prazo, diferenciando-se da outra. Isso se refere a um processo de duas a quatro semanas.

Existem também as Daily scrum meeting, reuniões diárias nas quais os integrantes ficam em pé e falam cada um sobre o trabalho em questão. E por fim, há a Retrospectiva, na qual se revê o que foi feito e pensa-se sobre tudo.

As etapas são, então, respectivamente: papéis, product owner, scrum master, equipe scrum, linguagem ubíqua, user story, timeboxe, Visao, product backlog, release planning, sprint, sprint backlog, sprint planning, daily scruum meeting, scrum board, review, retrospectiva, entrega, fases, Discovery, delivery.

O product owner é definitivamente a fase mais importante, porque representa o cliente e é o responsável pelo gerenciamento do product backlog. O Scrum Guide é responsável pela manutenção do equilíbrio e dos prazos. Deve orientar e não chefiar.

Qual O Primeiro Passo?

O primeiro passo para iniciar esse método organizacional ágil é localizar o seu Scrum Guide. Ou seja, uma pessoa que estará motivada e determinada a reformular, reelaborar a si mesma, distanciando-se das antigas funções, e, principalmente, alguém que esteja inclinado à coletividade, sustentabilidade e mudanças. A sua função está longe de ser apenas fazer mais do mesmo.

Algumas estratégias: planejamento (P-plan), realização (D-do), daily, check (C- acompanhamento), retrospectivas (L-learn), pensamento estratégico, gestão de um portfólio para inovação, pesquisa, insight, materialização, desenvolvimento do cliente, aceitação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.