O Facebook Connect é o software widget muito falado e alardeado para sites e blogs que permite que seus usuários e leitores possam efetuar o login em sua conta do Facebook e serem capaz de ver quais dos seus amigos do Facebook estão atualmente on-line em seu site.
É claro que eles também podem convidar seus amigos do Facebook para participar do seu site, e a razão pela qual você gostaria de ter o tempo para ter essa aplicação instalada e funcionando em seu site.
Não é apenas um programa, é um botão de turbo
Basta imaginar o crescimento e as possibilidades virais para o seu site, pois ele terá um acesso fácil como um clique de botão para os 110 milhões de usuários do Facebook. Esta vasta rede poderia estar na ponta de seus dedos muito em breve.
Sites e blogs de grandes corporações, dentre elas a da gigante CNN, já utilizam este tipo de tecnologia, proporcionando aos usuários uma avalanche de acessos nunca antes vista, e que promete um grande aumento em limites para a próxima geração da web.
A guerra é feia e não parece terminar
De um lado dessa linha imaginária, você encontrará a Microsoft e seus companheiros, que atualmente incluem o próprio Facebook, onde eles já investiram centenas de milhões, a CBS, que é dona do theinsider, a CNN e outros bem abastados investidores privados que investiram nos últimos três anos no Facebook a bagatela de 400 milhões de dólares, para a expansão ainda maior da já grande rede social.
E os adversários do outro lado da linha imaginária são o Google e seus companheiros. Como você provavelmente já ouviu falar, se você gastar algum tempo na Internet, a Microsoft e o Google estão totalmente concentrado em uma partida colossal de poder pela supremacia total da Internet.
Um dos grandes aliados do Google atualmente é o My Space, que veio em apoio do Google, juntamente com uma série de outros sites que atualmente permitem que você faça login com o seu ID aberto, para todos os serviços, que é o suficiente para agradar os usuários, principalmente de redes sociais.
O fiel da balança
Claramente os dois principais oponentes foram identificados e agora o olhar dos guerreiros vai ser sobre os outros sites importantes que ainda têm de decidir de que lado estão. Provavelmente o mais interessante, e maior site na Internet agora nesta situação é o Yahoo!. E se você não está a par das notícias mais próximas do meio eu vou lhe fazer uma rápida recapitulação sobre o porquê eles são a parte mais interessante desta batalha.
No início de 2009, por volta de março, a Microsoft fez uma oferta pública para a compra do Yahoo! Por 33 dólares por ação ordinária, fato que foi veemente rejeitado pelos executivos do Yahoo, que queriam algo mais de que 40 dólares por ação. O negócio acabou falhando devido a este impasse avaliação.