O Fim do Google Wave

O sistema

O Fim do Google Wave

O Fim do Google Wave

O sistema que apareceu para revolucionar a internet e que foi anunciado como o futuro do e-mail teve o seu fim anunciado pelo Google, empresa responsável pelo processo, para o fim desse ano. O Google Wave surgiu há um ano e tinha como novidade a interação entre os usuários e a empresa, que prometia desenvolver ferramentas que ajudariam a melhorar esse novo sistema.

Contudo, o Google demorou muito para corrigir os problemas. Esses ‘bugs’, como são chamados esses erros, atrapalhavam a navegação e a utilização do Google Wave, impedindo até de atualizarem a conversa e, em alguns navegadores, travavam na hora de carregar o site. Além disso, os usuários desse sistema de comunicação reclamavam da dificuldade para usá-lo.

Outro problema que gerou o fracasso desse sistema foi que ele foi vendido como o futuro do e-mail, porém, não chegou nem perto de ameaçá-lo. O surgimento e o sucesso de outros sistemas de comunicação, como o Twitter e o Facebook, também impossibilitaram o crescimento do Google Wave, que foi gradativamente esquecido pelos internautas. Esse abandono dos internautas a esse site pode ser observado quando a pessoa entra nos Waves, comunidades que permitem a interação entre os usuários, e vêem poucas pessoas ativas.

Na mensagem publicada no site do Google, a empresa diz que, apesar do fracasso desse sistema, conseguiu ter sucesso com o Google Wave. Além da tecnologia desenvolvida para tornar o site viável que poderá servir em outros projetos, muitos desenvolvedores independentes foram descobertos pela empresa.

Google Wave

Mensagens

Mensagens

Anunciado no final de maio de 2009 como o futuro do e-mail, o Google Wave tornou-se sensação na época que foi lançado, perdendo espaço gradativamente na internet. O sistema, criado pelos irmãos Lars e Jens Rasmussen, prometeu combinar elementos de e-mail, mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos (fotos) e enciclopédias. Além disso, ele possibilita destacar trechos das conversas e também ver o que o outro está escrevendo antes de mandar a mensagem para outra pessoa.

Solução?

Aplicativos

Aplicativos

Apesar do fim, o Google não pretende jogar fora tudo aquilo que foi conquistado com o Google Wave. Segundo a rumores, a empresa preferiu guardar todos os aplicativos utilizados no site e implementar em um novo sistema de comunicação que estão desenvolvendo para competir com o Facebook.

A empresa planeja lançar, ainda sem uma data oficial, o Google Me, sistema de rede social que pode misturar além dessas novas ferramentas, o Gmail e o Buzz. Tanto é que os utilitários desenvolvidos para o Wave cabem perfeitamente no sistema de rede social. Além disso, esses aplicativos podem ser utilizados na atualização de sistemas já consagrados do Google, como o Gmail e o GoogleDocs. Outra função que pode ser aproveitada é o compartilhamento de arquivos, podendo ser utilizados no Picasa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.