Quem não teve sua infância regada a Mario Kart e aos outros jogos do bigodudo que atire a primeira pedra. O estilo de corrida da cria da Nintendo e de outros como Crash Team Racing, Wacky Races, cheio de trapaças e manobras impossíveis acabou indo parar em um jogo “de gente grande” com carros de verdade. Será que dá certo?
Um Jogo de Gente Grande Que Parece de Criança
Visto de longe, Blur parece só mais um jogo de corrida com belos carros e cenários das grandes metrópoles à noite. De uma forma geral é isso mesmo. O jogo se beneficia de centenas de carros reais, todos licenciados pelas empresas competentes, e cenários com uma variedade de detalhes impressionante. O maior diferencial nesse jogo, produzido pela Bizarre Creations e publicado pela Actvision, é a possibilidade de usar trapaças para vencer seus oponentes na pista. Mas não estamos falando de trapaças tão grandes como as de jogos como Mario Kart e CTR. Em Blur, você não corre o risco de ser atingido por uma bola de energia perseguidora totalmente inesquivável. Todas as trapaças usadas por você e pelos adversários podem ser evitadas com os movimentos certos do carro ou um contra-ataque, com outras trapaças. Sorte não é a palavra no mundo de Blur, mas sim esperteza.
As Trapaças
São oito itens básicos a serem coletados nas concorridas pistas de corrida de Blur. Cada item dá ao jogador uma habilidade específica e uma vantagem sobre os demais jogadores. Os Shunts são bolas de energia que irão perseguir o adversário mais próximo. Embora seja a trapaça mais difícil de esquivar, o jogador pode ainda pode se defender do ataque. Barge é uma rajada de energia que irá repelir todos os adversários por perto. Ela também repele ataques de Shunts. Uma Mine é, como diz o próprio nome, uma mina. O jogador pode plantá-la no meio da pista para atingir jogadores que vierem em seguida, ou atirá-la em direção a adversários, embora essa seja uma manobra bastante difícil de efetuar. Shock é um ataque maciço de energia que irá dar uma pane geral no sistema elétrico dos seus adversários. Eles ficarão totalmente desnorteados sem o mapa e outras informações importantes. Nitro.
Além dá óbvia função de dar um impulso extra para o seu carro, esse “poder” ainda te dá a possibilidade de fazer curvas em alta velocidade sem perder tanto o controle. Bolts são três projéteis de energia atiráveis, tanto para frente, como para trás. Podem ser usados para fins destrutivos e também para se defender de ataques de Shunts e Mines. Shields protegem você e seu carro de todos os poderes do jogo e ainda de investidas de outros carros contra sua lataria. Por último, mas não menos importante, está o Repair. Como diz o próprio nome, esse “poder” especial repara totalmente seu carro, evitando assim sua destruição.
Multiplayer Alucinante
Uma coisa é certa: jogos de corrida com trapaça são uma excelente pedida para se jogar com os amigos. Com Blur não é diferente, tanto nos combates online quanto nos em tela dividida, as corridas contra seus amigos vão render muitas risadas. Para vencer não basta usar à exaustão as trapaças na pista, é necessário estratégia e um controle preciso. Sorte pode ajudar, mas ela não vai te salvar nem dos seus amigos, menos ainda dos pilotos controlados pela CPU. A propósito, o computador em Blur só pode ser descrito por uma palavra: ele é cruel.
Por Thiago Resende