Agravantes
As ameaças a que os usuários estão expostos diariamente já são suficientes, por que agravá-las ainda mais? Usar seu computador com poderes absolutos conferidos por uma conta de usuário de administrador pode não ser uma boa ideia.
Desativar recursos de segurança do sistema como o controle de conta de usuário do Windows — mesmo ele sendo desagradável e inconveniente — também pode expor sua máquina a riscos desnecessários.
Contas Limitadas
Está certo, usar um computador munido somente de uma conta de usuário limitada é impossível. Sempre há a necessidade de instalar novos programas ou complementos, atualizar seu sistema ou coisas do tipo. Ninguém está pedindo para você ter apenas uma conta limitada em sua máquina. O segredo da coisa é saber o momento certo de suar cada uma delas.
Munido de uma conta de administrador para instalações e reparos no sistema e uma limitada para o uso cotidiano você se protege de diversos riscos. É claro que não estamos falando de uma proteção total, mas o simples fato de sua conta não conter os “superpoderes” de administrador já vai dar uma bela dor de cabeça para vírus e malwares que precisam alterar arquivos do sistema para sobreviver. Vírus desse tipo serão eliminados da próxima vez em que você reiniciar o computador.
Para todos os casos, a partir do Windows Vista — e também no Windows 7 — há a possibilidade de fornecer uma permissão administrativa a qualquer momento em uma conta limitada. Basta selecionar o item que deseja executar com maiores privilégios com o botão direito do mouse e escolher a opção “executar como administrador”. Em seguida você deverá fornecer a senha ou pedir ao administrador que o faça e o aplicativo poderá funcionar normalmente.
O Controle de Conta de Usuário (UAC)
O UAC é um poderoso recurso de segurança implantado a partir do Windows Vista. Embora alguns usuários possam padecer de irritação aguda por causa dos seus avisos, a segurança trazida por ele vale a pena.Toda vez que um programa ou tarefa precisa fazer uma alteração importante no sistema o usuário é notificado com uma mensagem que sobrescreve toda a tela. O nome desse recurso é a “Área de Trabalho Protegida”. Ao congelar na sua tela, o Windows está impedindo que você cometa algum erro e autorize uma aplicação não confiável a rodar. Durante esse curto período de interrupção, certos processos também são suspensos por segurança.
No Windows 7 o Controle de Conta de Usuário passou a contar com um recurso de configuração. Agora, o usuário pode configurar em que situações gostaria de ser notificado. É possível também selecionar o uso de avisos sem o esmaecimento da área de trabalho — útil em computadores mais lentos, onde o congelamento da tela leva vários instantes para ser superado.