Qual A Diferença Entre a Internet Comum Com A De Fibra?

O século XXI veio com diversas novidades para a humanidade. Uma delas era revolucionar o modo com que as pessoas iriam se comunicar. E a internet, surgida no início dos anos 1990, era a ferramenta que seria utilizada para isso.

Hoje, é impossível negar o avanço que essa ferramenta permitiu que acontecesse entre nós, não é mesmo? Pois bem. Enquanto em 2005 a gente se matava para se comunicar com as outras pessoas usando o celular, o telefone fixo ou o orelhão, hoje podemos contatar qualquer pessoa rapidamente, utilizando aplicativo de trocas de mensagem, conectados á internet logicamente. Simples, fácil, prático e, muitas vezes, mais barato.

Ninguém imaginava que a internet ia crescer tão rapidamente quanto ela cresceu. Para se ter uma ideia, a televisão, que foi a grande invenção do século XX, demorou bem mais para atingir grande parte da população mundial. A internet, por sua vez, precisou apenas de 10 anos. Ou seja, estamos diante de uma invenção que só tem a ganhar em relação à sua técnica e, também, cada vez mais ser atualizada de forma que  o ser humano possa ficar ainda mais conectado.

Nos dias atuais, perceba a grande quantidade de planos de internet para os vários gostos e bolsos existentes. Atualmente, uma opção que tem cada vez mais entrado no mercado é a internet por meio da fibra ótica. E, aqui nesse artigo, iremos mostrar quais são as diferenças em relação a internet por meio da fibra ótica e da internet “comum”. Vamos lá?

A “Internet Comum” X Fibra Ótica

Foi no ano de 1994 que a então estatal Embratel começou a oferecer aos consumidores diversas franquias de internet para serem contratadas, cada uma com uma especificação para agradar ao cliente. Vale ressaltar que, mesmo oferecendo o serviço, ele ainda estava sendo testado, ou seja, o número de pessoas que iriam utilizá-la ainda seria muito pequeno. Com o sucesso dos testes, em 1996 ela começou a ser oferecida a qualquer pessoa que dispusesse de dinheiro para assinar o serviço. Como era o início de oferecimento do serviço, é bastante normal que ele fosse sofrível.

Nos anos 2000, o acesso a internet começou a ser ainda mais facilitado. Dessa maneira, várias outras formas de acessar a grande rede ficaram disponíveis ao público em geral. Uma delas foi a internet discada que, aqui no país, foi uma verdadeira revolução mas, ao mesmo tempo, causava ódio em quem tinha: a instabilidade era para lá de terrível. Fora que o seu uso estava atrelado à rede de telefone da casa: ou seja, se o uso do telefone fosse feito enquanto a internet estava sendo utilizada, a rede caia. Fazer ligação, então, nem pensar. E isso durou muitos e muitos anos, até que, a partir de2006, a internet banda larga começou a fazer parte do cotidiano brasileiro.

 Internet Comum Com A De Fibra

Internet Comum Com A De Fibra

Pouco a pouco, a internet discada foi sendo substituída pela banda larga, por essa ser estável, mais rápida e não depender de uma rede telefônica para funcionar. Os preços também eram bastante convidativos, de forma que as pessoas poderiam ter um acesso ainda mais facilitado a essa ferramenta. E, durante muito tempo, a internet banda larga foi sendo atualizada e cada vez mais passou a oferecer aos seus clientes uma velocidade e estabilidade ainda maior.

Só que, nos últimos anos, uma tecnologia que vem sendo desenvolvida desde os anos 1970 parece ser ainda mais promissora que a banda larga: estamos falando da fibra ótica, que promete uma estabilidade maior e uma velocidade que deixa a banda larga no chinelo.

O Cabo UTP

Cabo UTP

Cabo UTP

Para começo de conversa, a rede banda larga atual é oferecida por meio do cabo UTP, que é o par trançado sem blindagem. Ele oferece, como vantagem, a ótima flexibilidade que permite uma instalação fácil e sem nenhum agravante, o preço, que é muito acessível nos dias de hoje – existem planos de até 100 MB por apenas 80 reais, por exemplo – além de ser uma boa opção para lugares pequenos (como casas ou pequenas empresas) além de ter toda uma estrutura preparada para poder não sofrer interferências de qualquer natureza.

Esse cabo é utilizado para a transmissão de dados, voz e imagem, tendo uma taxa alta de transferência desses tipos de dados. Só que a sua aplicação fica totalmente prejudicada quando se quer a aplicação desta tecnologia em grandes redes ou se necessitar de uma troca ainda mais rápida de dados, o que coloca o cabo UTP como uma péssima opção se os desejos acima não se realizarem.

A Fibra Ótica

É aí que entra a fibra ótica. Ela é a melhor opção hoje de transferência de dados, sendo composta por diversos filamentos feitos de vidros ou polímeros. Para se ter uma ideia, a internet que seja transmitida via fibra ótica consegue processar informações na velocidade da luz, tendo uma tecnologia que consegue converter os dados em luz e, posteriormente, converter a energia luminosa em dados novamente, para que estes possam ser utilizados pelos usuários.

As redes feitas com a fibra ótica permitem que os sistemas de transmissão sejam ampliados, com uma largura de banda bem maior do que a existente. Os dados são gerados em uma maior velocidade de internet, fora que a sua instalação também não é dificultada.

E o cabo de fibra ótica não está sendo utilizado somente para a transmissão de internet: há diversas pesquisas que buscam fazer com que o cobre seja substituído pelas fibras óticas para a transmissão de dados. Pesam contra o metal o seu alto preço e a sua fragilidade para transmissão em altas distâncias, visto que o cobre acaba perdendo dados durante o trajeto. Fora que eles se deterioram muito mais rápido do que os cabos feitos de fibra ótica.

Uma outra vantagem da fibra é que ela não sofre interferência externa de jeito nenhum, graças ao material que é empregado em sua construção. Em comparação com o cobre, a obtenção da matéria prima para a confecção dos cabos é bastante facilitada, já que este é um material abundante na indústria.  Como já dito anteriormente, o fato de o cabo de fibra ótica não se deteriorar tão facilmente quanto ao cobre é que eles não enferrujam. Desse modo, a transmissão de dados fica ainda mais fácil e livre de interferências.

OS Preços: Os Grandes Vilões

Utilizando Internet no Celular

Utilizando Internet no Celular

Talvez, o grande empecilho envolvendo a rede de fibra ótica seja, justamente, o seu preço: ela costuma ser de 2 a 3 vezes mais cara do que a convencional, o que pesa muito na decisão das pessoas quando elas decidem por contratar um serviço de internet. Dessa maneira, muitos ainda acabam optando pela rede de banda larga normal em detrimento da fibra ótica. No  entanto, o mercado indica que, em breve, os preços das redes de fibra ótica irão ficar ainda mais competitivos e acessíveis, de modo que irá encorajar as pessoas a trocarem as suas tecnologias. É esperado que, em um espaço curto de tempo, a grande maioria dos internautas mundiais passem a utilizar a fibra ótica para a troca e o recebimento de dados.

Mesmo sendo uma grande evolução tecnológica, a rede de fibra ótica ainda possui algumas desvantagens: a maior delas é a falta de flexibilidade. Isso é simples, já que o seu material, que pode ser de vidro ou polímero, é muito mais sensível, de força que qualquer tipo de torção pode vir a fazer com que as fibras quebrem e, dessa maneira, inviabilizem a chegada da internet até os lugares onde ela deva chegar.

Mesmo com esses problemas, o mercado da tecnologia aposta cada vez mais na fibra ótica: várias empresas estão instalando cabos marinhos feitos com a fibra ótica para conectar digitalmente os continentes, de forma que a troca de dados fique ainda mais rápida e estável. Ou seja, a tecnologia da fibra veio realmente para ficar. É esperar para ver qual será a próxima tecnologia a tirar o reinado da fibra ótica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.