Qual É A Velocidade Da Fibra Óptica?

Utilizar a rede de internet de sua casa, realizar transmissão de dados e outros tipos de atividades que envolvem o sinal fornecido por sua operadora de internet pode ser considerado um fato muito estressante, principalmente quando falamos de uma qualidade de sinal que não apresente boas variações, ou até mesmo um tipo de rede considerada inferior.

Com a utilização da fibra ótica, é possível chegar a incríveis resultados, fazendo com que a transmissão de dados, baixar filmes e series, reduzir o tempo de downloads de jogos e outros tipos de atividades que requerem um pouco mais do sinal de sua internet, iria acabar se passando de uma forma muito mais rápida e fácil.

Esse seria o tipo de situação existente caso todas as operadoras de internet decidissem atualizar seu tipo de sinal para a fibra ótica, um tipo de tecnologia já existente, mas que acaba ainda custando um pouco mais cara do que as demais. Porém, o investimento nessas empresas necessitaria ser muito grande, levando então a um processo que acaba não acontecendo em grande parte das mesmas.

Os primeiros passos para o avanço desse tipo de tecnologia se deu por volta dos últimos anos, e as primeiras grandes clientes desse tipo de serviço eram as universidades do país, principalmente as universidades públicas e alguns institutos. Com isso, a disseminação dessa tecnologia acabou chegando as pequenas cidades, e hoje em dia, em quase toda a sua maioria, se é possível ser um assinante do serviço oferecido via fira ótica, mas que ainda acaba sendo considerado um custo mais alto.

Como Funciona A Fibra Ótica?

O funcionamento desse tipo de tecnologia não se dá da mesma maneira em que observamos em cabos chamados de convencionais. Para que seja possível então garantir uma maior velocidade o sinal emitido será devidamente transformado em uma luz que irá funcionar juntamente com o auxílio de alguns conversores, ligados diretamente nos transmissores desse sinal.

Fibra Óptica

Fibra Óptica

A conversão do sinal para a luz é um processo considerado muito necessário e que sem o mesmo, iria oferecer um sinal que funcionaria da mesma forma que outros tipos, já utilizados por grande parte das empresas e fixados em diversas residências do mundo, por exemplo.

Mesmo com uma nova tecnologia disponível, a conversão do sinal emitido necessita de um cabo especifico para que possa ser devidamente disseminado. Assim surgiram-se então os cabos chamados de fibra ótica e que apresentam uma qualidade muito superior a utilizada nos dias de hoje nos cabos que são formados a partir do cobre.

Os Cabos Da Fibra Ótica

Os cabos de fibra ótica não são construídos apenas pelo vidro e outros revestimentos, como o próprio plástico e sim por várias outras camadas que acabarão sendo constituídas de matérias mais resistentes, e que funcionam de uma maneira mais pratica.

As Camadas Do Cabo De Fibra Ótica

A primeira cama do cabo de fibra ótica é construída com o intuito de proteger o cabo de possíveis danos ao longo do tempo, principalmente para que danos como o desgaste natural seja evitado. Essa primeira camada então é composta por plásticos, o que pode confundir os cabos de fibra ótica com demais cabos de rede, por exemplo.

Após a camada do plástico, se é possível encontrar uma próxima camada formada por plástico novamente, mas que tem como objetivo ajudar no fortalecimento do cabo, para que então, o mesmo seja protegido de situações de torções, e quebras. Caso o cabo quebrasse em alguma dessas camadas, a chance de eliminar todo o sinal será muito grande.

Camadas Do Cabo De Fibra Ótica

Camadas Do Cabo De Fibra Ótica

As camadas mais internas do cabo irão então se dividir para que o sinal emitido possa ser transmitido de uma forma mais rápida, o que é considerado uma das principais diferenças entre a fibra ótica e os demais cabos encontrados. Apesar de serem camadas consideradas mais tecnológicas, o sinal emitido não será totalmente aproveitado, e caso isso acontece, os sinais luminosos emitidos seriam aproveitados em 100%.

O Núcleo Do Cabo De Fibra Ótica

A região mais interna do cabo de fibra ótica é a regia onde o sinal irá passar de forma completa e é constituído basicamente por vidro. A principal diferença nos cabos usados usualmente em sinais que não são reconhecidos como fibra ótica é então a região de seu núcleo, fazendo com que seja mais fácil realizar o processo de transmissão de seus dados.

Qual A Velocidade Da Fibra Óptica

Um dos principais diferenciais entre as redes utilizadas hoje em dia e a fibra ótica é baseada em sua velocidade. Para se ter uma ideia, a conexão de banda larga ainda que em alta velocidade acaba podendo oferecer apenas uma velocidade total de 10 Mbps. Com isso, os downloads acabam chegando a cerca de 1,25 MB/s, números que acabam sendo bem maiores no caos da fibra ótica.

Para que a velocidade desse sinal pudesse ser medida então, diversos tipos de testes foram realizados, observando uma velocidade total que pode chegar a cerca de 10 Gbps, ou seja uma quantidade de valores dos downloads de cerca de 1.280 MB/s.

Mesmo sendo um número considerado muito alto, esse tipo de velocidade acaba sendo utilizado em maiores quantidades dentro de grandes empresas, já que esse tipo de serviço acaba custando muito caro. Então, uma velocidade esta alta assim, acaba sendo encontrada em locares onde a demanda é considerada maior, como as universidades e também em algumas grandes empresas.

Em alguns condomínios esse tipo de velocidade também pode ser implementado, já que os valores da mesma acabariam sendo dividis por uma maior quantidade de pessoas.

Mesmo sendo um tipo de tecnologia que apresenta diversos benéficos para a atualizações desse serviço, a fibra ótica também apresenta alguns processos que podem acabar fazendo o cliente optar por uma transmissão de dados usuais, como seu próprio preço elevado.

Outro problema da fibra ótica seria também sua dificuldade de implementação, por se tratar de um custo elevado, já que seus processos são considerados mais minimalistas.

A fibra ótica é um tipo de tecnologia que ao longo dos próximos anos irá acabar ficando mais próxima da realidade de grande parte da população, e esse tipo de ação irá começar a acontecer principalmente quando os investimentos nessa área atualizaram grande parte dos mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.