Quando A Internet Foi Criada E Por Quem?

A internet é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, e que desempenha um papel muito importante em nossa sociedade como um todo. Porém, o seu início foi marcado de uma forma totalmente diferente, onde a existência e costume dos usuários da mesma era observado de uma maneira muito interessante.

Hoje, diversas áreas do mundo dependem de forma muito direta dos serviços que são disponibilizados pela internet, como o setor de comunicação, empresas voltadas para a disponibilização de tecnologias em todo o mundo e outros diversos tipos de setores. Pode-se dizer que a grande parte da população se tornou refém dessa ferramenta hoje em dia, e seria para eles, muito difícil a existência sem a internet, ou até mesmo a inexistência da internet frente ao mundo de hoje.

Para que possamos entender um pouco mais sobre a internet e como hoje a mesma ganhou uma proporção tão grande, é necessário que saibamos um pouco mais sobre sua história, e como a mesma foi construída ao longo dos anos.

A História Da Internet

O início dessa grande revolução mundial ocorreu no ano de 1969, nos Estados Unidos da América.  A função desse serviço na época, não era nem de perto a mesma desempenhada por ele nos dias de hoje, já que a mesma acabou sendo desenvolvida para que fosse possível existir uma interligação entre alguns laboratórios de pesquisa do país. Inicialmente, o nome desse serviço não era a usual internet, que conhecemos hoje em dia, e sim Arpanet.

A Arpanet

Um dos marcos mais importantes da disponibilização desse serviço ocorreu no mesmo ano de 1969, quando o primeiro e-mail da história foi enviado, referente a conversa entre dois professores, um residente na Universidade da Califórnia, e seu parceiro que se encontrava em Stanford.

O que nós hoje conhecemos como rede, na época pertencia ao próprio governo americano, de forma mais especifica a defesa do mesmo, que durante aquele período, passou por grande problemas de guerra.

Arpanet

Arpanet

Para o governo americano, a utilização do serviço seria uma forma de garantia, para que fosse possível na época manter a comunicação entre os setores que atuavam de forma direta na guerra, mesmo em situações de atentados e outros tipos de problemas.

Com o passar dos anos, o uso da Arpanet acabou sendo estendido para a área acadêmica, de forma mais precisa por volta dos anos de 1982. Nessa época, o uso do serviço acabou sendo muito restrito, sendo então disponibilizado principalmente na região central dos Estados Unidos da América.

A expansão desse serviço ocorreu aos poucos e acabou sendo disseminada em outros países como a Holanda e Suécia. Nessa mesma época, o nome do serviço acabou sendo alterado, conhecido hoje por nós como Internet.

O quesito da internet voltada para o âmbito acadêmico perdurou por mais algumas décadas, sendo apenas no ano de 1987 disponibilizado também para o setor econômico dos países.

Por ser um serviço restrito a algumas partes do mundo, o meio como a internet era provido era considerado precário, e fazia com que houvesse certa monopolização das empresas que ofereciam esse serviço. Por isso, ao longo dos anos acabaram surgindo outras empresas que forneciam esse mesmo serviço.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a história da internet, é hora de entendermos e conhecermos quem foi o idealizador desse projeto e quem ele foi.

Quem Criou A Internet?

Quando falamos sobre a criação da internet, não pensamos de forma direta em uma pessoa, e sim em uma instituição. Como já explicado acima, a internet foi criada em um período de muita guerra, como forma de facilitar a comunicação entre diferentes tropas, a fim de possibilitar um conhecimento das situações ocasionadas nos momentos de confronto, principalmente.

Por isso, quando falamos sobre o processo de criação da internet, os registros afirmam em sua maioria que seu desenvolvedor foi o próprio governo americano. Porém, na época, algumas empresas acabaram desempenhando um papel importante na criação esse serviço, como a Advanced Research and Projects Agency, mais conhecida como ARPA. Além disso, a criação do serviço contou com o patrocínio e financiamento de grandes empresas americanas como a própria Nasa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.