Sprint Backlog Template

No framework há 2 tipos de backlog. São eles: Sprint Backlog e o Product Backlog. No Product Backlog, todas as funcionalidades do Product Owner são mantidas. Assim como as melhorias que se deseja para o produto. 

 A curto prazo, no Sprint Backlog estão itens que o time trabalhará nessa sprint, como uma visão de a médio e a longo prazo. 

Sprint Backlog, criado na Sprint Planning, é uma espécie de artefato. Quando Product Owner já possui um Product Backlog já ordenado, e cujos itens no topo encontram-se detalhados de maneira que o time consiga compreender o que deve ser feito, realiza-se uma seleção de cada um dos itens do Product no decorrer da Planning. Cada um dos itens passa por várias etapas: são apresentados, discutidos, quebrados em tarefas e depois adicionados ao Sprint Backlog. É preciso que a quantidade seja o suficiente para o tamanho da interação utilizada. 

Algo importante a se frisar é que é possível adicionar, eventualmente, itens ao Sprint Backlog e que não tenham estejam previstos inicialmente pelo ProductOwner, por exemplo, como a sustentação do sistema, que pode ser tanto adaptativa, corretiva ou mesmo evolutiva. 

Porém, ainda que o Product Owner não tenha previsto, o ideal é sempre alinhar a adição de qualquer um dos itens ao Spring Backlog com ele , para que a entrega daqueles itens que já foram planejados não seja comprometida. 

Isso também vale para casos em que o Product Owner queira promover um aumento do escopo de trabalho de uma sprint. É fundamental que seja um aval do Time de Desenvolvimento. 

É bem comum o escopo do Sprint Backlog mudar durante a sprint, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Essa mudança pode acontecer tanto por detalhes que se encontram escondidos durante o planejamento serem descobertos, como pelas alterações de prioridade provenientes do mercado, pelas dificuldades técnicas que também podem surgir, ou ainda devido a bugs, incidentes, dentre outros… 

 Sprint Backlog

Sprint Backlog

O Time Scrum é o responsável por determinar como as mudanças que aparecerem serão tratadas. Será que elas poderão ser inclusas na próxima sprint? Será que a sprint atual deverá ser interrompida e iniciada uma outra? Itens antigos devem ser trocados por itens novos? Ou será que é importante sempre deixar em aberto caso essas situações aconteçam? Cada caso tem as suas particularidades, e precisam ser analisados e tratados com muita atenção e cuidado, para que o Sprint Goal definido não seja prejudicado. 

A forma específica ou formato como o Sprint Baacklog será organizado não é prescrita pelo Scrum. Porém, a forma mais comum usada entre times mais ágeis é um quadro de atividades (kanban, board, por exemplo), tanto virtual quanto físico. Geralmente, são criadas colunas nesses quadros contendo frases de desenvolvimento para cada um dos itens, como TO DO (1º), DOING (2º) e DONE (3º). Na coluna TO DO ficam os itens que deverão ser feitos na Sprint. Assim que um desenvolvedor pegar o item para trabalhar, ele passa para a coluna DOING. Quando esse item é concluído, ele passa para a coluna DONE. 

Também não é prescrito a forma como os itens serão descritos. No entanto, o formato mais comumente usado é o do framework XP, como User Stories.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.