Intel Anuncia Defeito Em Seus Novos Chipsets

A Intel anunciou no fim do mês de janeiro ter encontrado um erro no projeto na sua mais recente linha de chips para computador. O problema nos chipsets de codnome Cougar Point pode causar mau funcionamento em peças de hardware relacionados à armazenamento, em alguns casos. Os chipsets com defeito foram convocados em recall para substituição.

Sandy Bridge

Os processadores da linha Sandy Bridge são a nova aposta da Intel para o mercado de chips para informática. Mesmo com a venda de computadores em alta em todo o planeta, a evidente substituição gradual das máquinas grandes por computadores portáteis e celulares inteligentes vem preocupando as empresas do ramo.

intel anuncia defeito em seus novos chipsets-1

Sandy Bridge

Os chipsets da linha Sandy Bridge acompanham processadores da linha Core — Core i3, Core i5 e Core i7 —, todos processadores de desempenho superior, com múltiplos núcleos físicos e simulados, tecnologia de desempenho inteligente — presente no i5 e no i7 — e chip gráfico integrado.

A principal promessa da linha Sandy Bridge é seu controlador gráfico. Segundo anúncio da Intel, o chipset poderá substituir até mesmo uma placa de vídeo dedicada — mesmo para jogadores com games modernos instalados em suas máquinas.
As ambições da Intel foram recebidas com certa hesitação pela comunidade tecnológica. A falha descoberta nos chips da linha Sandy Bridge pode abalar ainda mais a relação com os consumidores e montadoras à partir de agora.

US$ 700 Milhões Para as Correções

O custo estimado anunciado pela Intel para substituir os chipsets defeituosos junto às montadoras em todo o mundo será de 700 milhões de dólares. A empresa reduziu suas previsões de margem de lucro em cerca de 300 milhões de dólares durante o primeiro trimestre de 2011 em virtude do erro com o Sandy Bridge.

intel anuncia defeito em seus novos chipsets-2

US$ 700 Milhões Para as Correções

Segundo a Intel, a maior parte da substituição de seus produtos será feita com as montadoras, uma vez que apenas uma pequena remessa de computadores com os chipsets defeituosos foram repassados para os consumidores. Empresas como Samsung e HP anunciaram que farão a substituição dos produtos vendidos que estiverem com defeito, ou até mesmo reembolsarão os clientes lesados.
A produção em massa dos chipsets Sandy Bridge — com as devidas correções — será retomada à partir de abril.

O Problema

O defeito nos chipsets Sandy Bridge reside em 4 das seis portas SATA do equipamento. Segundo a Intel, não há qualquer problema envolvendo os processadores da linha Core. A empresa afirma que o erro de projeto afeta apenas o chipset acoplado ao processador.

intel anuncia defeito em seus novos chipsets-3

O Problema

Os computadores montados com os chipsets defeituosos poderão apresentar degradação nas conexões citadas e, portanto, problemas de comunicação entre dispositivos de armazenamento como discos rígidos e leitores de mídias — como CDs, DVDs, Blu-ray.
No Brasil, o usual atraso na distribuição de produtos de tecnologia evitou que os chipsets defeituosos chegassem à mão dos processadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.