O Futuro Será Por Conta da Computação Quântica

Avanços recentes em pesquisas na área de computação quântica dão novos indícios de para onde irá o futuro da nossa tecnologia. Processadores milhares de vezes mais rápidos que os atuais executando não uma, mas infinitas tarefas ao mesmo tempo: esse é o princípio da computação do futuro.

o futuro sera por conta da computacao quantica-1

O Futuro Será Por Conta da Computação Quântica

O Mundo Subatômico E os Gatos

O mundo subatômico e sua mecânica desobediente às regras da física clássica sempre foram uma dor de cabeça para os estudiosos. Esse universo em particular é povoado por partículas inimaginavelmente pequenas que formam todas as coisas que conhecemos. Nessas terras, partículas podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, e até gatos podem estar vivos e mortos de uma única vez.

o futuro sera por conta da computacao quantica-2

O Mundo Subatômico E os Gatos

Fique tranquilo, você não está lendo um texto escrito em um hospício. A história do gato morto-vivo é um exemplo muito conhecido usado para anunciar uma propriedade da física quântica. É conhecido como o gato de Schrödinger.

Trata-se de um experimento teórico onde um gato seria trancafiado em um recipiente completamente isolado do mundo exterior. No interior desse recipiente seria instalado um sistema em que seria liberada certa quantidade de veneno — suficiente para matar o gato — no caso de uma partícula subatômica atingir certo estado.

Caso contrário nada aconteceria. Assumindo que essas partículas podem assumir dois valores ao mesmo tempo, até que se abrisse a caixa e se verificasse o que se sucedeu, o gato estaria morto e vivo ao mesmo tempo.

E Como Isso Pode Ajudar na Computação?

Os processadores atuais são limitados a uma única tarefa de cada vez. Mesmo com tecnologias que permitem a simulação de dois processadores em um único — como o Intel Turbo Boost, presente nos processadores da família Intel Core — ou múltiplos núcleos trabalhando juntos como ocorre hoje, nada se compara às possibilidades da computação quântica.

o futuro sera por conta da computacao quantica-3

E Como Isso Pode Ajudar na Computação?

Processadores baseados em partículas quânticas serão capazes de executar infinitas tarefas de uma única vez. Um ganho de performance que tornaria a revolução trazida pelos processadores de múltiplos tão ultrapassada quanto os terminais de tela verde nos parecem hoje.
Outro ganho extraordinário trazido pelos processadores quânticos é o seu tamanho. Sistemas como esses poderiam ser microscópicos, invisíveis a olho nu.

Os Problemas Ainda a Serem Vencidos Na Computação Quântica

Segundo o padrão dos processadores atuais, quanto menor o chip, menos calor ele gera. Na computação gráfica ainda não podemos falar a mesma coisa. O maior problema enfrentado pelos pesquisadores de física quântica ao construir processadores subatômicos é a alta geração de calor desses chips. Não é à toa que usam o calor da energia nuclear para gerar eletricidade.

Uma vez vencido o desafio do calor gerado pelos sistemas quânticos, a computação dará um salto gigante. Talvez a única comparação plausível para o significado desse feito seja colocar de um lado um processador quântico milhares de vezes mais rápido que os atuais ao lado de toda a história tecnológica humana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.