O Novo Firefox Experimenta um Recorde de Downloads

O novo navegador Mozilla Firefox 4 foi baixado o dobro de vezes em suas primeiras 24 horas, em comparação ao seu principal concorrente, o Microsoft Internet Explorer 9, em seu primeiro dia de exposição na internet. O Firefox 4 registrou cerca de 5 milhões de downloads no primeiro dia de seu lançamento na rede, de acordo com a Geekwire.com, e já registrava cerca de 8 milhões pela manhã de quarta-feira.

Quem pensa que a concorrência é com o Explorer se engana, pois o inimigo da raposa é o Chrome

O Firefox experimentou uma alta de 47,9% de alta do mercado de navegadores, em julho de 2009, ou seja, um mês após o lançamento do Firefox 3.5. Naquela época, o Internet Explorer e Chrome detinham, respectivamente, 39,4%  e 6,5% do mercado. Hoje, você verá que a participação, tanto do Firefox, quanto a do Internet Explorer no mercado caíram substancialmente, para 42,4% e 26,5%, respectivamente.

O novo Firefox Experimenta um Recorde de Downloads

O Chrome, agora com 24,1% do mercado, tem tido uma ascensão astronômica de utilização. Ainda com alguma participação no mercado, o Safari e o Opera mantiveram 4% e 2,5% do mercado, respectivamente.

Após a bombástica apresentação do Firefox 4, a turma do Chrome não está sentada de braços cruzados

As estatísticas mais recentes das participações dos navegadores em quotas de mercado, desde pouco antes do lançamento dos novos browsers, o Internet Explorer tinha algo em torno 56,8%, caindo dos 68% registrados dois anos atrás. O Firefox tem se mantido relativamente estável ao longo desse período, mas quem mais ganhou terreno nessa “corrida” foi o Google Chrome, que subiu de quase nada e agora ostenta quase 11% do mercado mundial.

Três Principais Browsers

E a Microsoft? O que anda fazendo com o Explorer?

Mas, tenha em mente que a Microsoft está limitando voluntariamente o seu mercado, não apenas através do Internet Explorer exclusivo para Windows, mas também para fazer funcionar o novo navegador dentro do Windows XP. Mesmo que o Windows XP tenha quase 10 anos de idade, neste momento, mais de 40% dos usuários de internet ainda estão utilizando esta plataforma, colocando o Internet Explorer 9 em desvantagem no jogo de números, pois este não consegue suporte para o Windows XP.

E a raposa caminha na direção oposta

O novo Firefox

O Firefox, ao contrário, continua a suportar o Windows XP. A Mozilla sabia que estaria dando um tiro certo, na medida em que teria uma base de vantagem muito grande, numa contra proposta em base na escolha da Microsoft para suportar apenas o novo Windows Vista e 7.
Essa é uma decisão que eles tomaram, mas é certo que nos surpreendeu, porque os melhores indicadores que temos dizem que 40 a 50% da rede está ainda no XP.
Para ter certeza, o Firefox não está completamente isento. Nos últimos anos, mais de 80% da receita da Fundação Mozilla veio do Google. A organização tem sido acusada de alterar as características do Firefox, sob pressão da indústria da publicidade. Mas, dos três grandes, só o Firefox tem uma chance de ficar um pouco independente, dando voz para seus clientes, e não aos publicitários.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.