Quando um disco rígido falha, trata-se de uma ocorrência que deve ser tratada por profissionais conhecedores e especialistas, para garantir um efetivo processo de recuperação do mesmo. Recuperar dados de um disco rígido danificado é um processo complicado que nada deixa a dever as sofisticadas técnicas empregadas pela ciência forense. A recuperação bem sucedida de perda de dados envolve o uso de ferramentas especializadas e dos melhores recursos existentes na indústria.
Empresas de recuperação de dados
O processo de recuperação de discos rígidos é normalmente uma das tarefas mais importantes realizadas pelas empresas de recuperação de dados, pois é um problema comum enfrentado por muitas organizações e indivíduos. Mesmo as empresas que utilizam os melhores produtos e tecnologias não estão livres deste problema que pode ocorrer devido a uma variedade de razões.
Causas
Os problemas de disco rígido podem ser atribuídos à falhas mecânicas ou lógicas. Em uma falha mecânica, os problemas físicos que podem surgir com o disco rígido é quando um dos muitos mecanismos internos da unidade fica danificado. Isso resulta em um barulho característico, porque a unidade pode não girar como desejado ou se recusa a girar de uma vez. As falhas de cabeça de leitura e motores com defeito são as mais comuns causadoras para a falha mecânica.
Falha mecânica
Os dados não podem ser acessados pelo computador por uma falha mecânica, embora seja bastante possível que todos os dados estejam presentes e intactos dentro do disco rígido. O processo de recuperação dos dados do disco rígido a partir de tais situações é um processo delicado que envolve o uso dos melhores profissionais no negócio. Mesmo o menor dos erros pode causar centenas de gigabytes de dados definitivamente inacessíveis. Os especialistas na área de recuperação de disco rígido sugerem a paralisação imediata do sistema, de modo que as chances de recuperação dos dados não são totalmente colocadas em risco.
Falha lógica
A perda de dados do disco rígido devido a uma falha lógica ocorre quando os bits e bytes armazenados no disco rígido defeituoso são alterados de uma forma ou de outra. A falha lógica também pode ocorrer devido a formatação, remoção acidental de dados, perda de partições, drives corrompidos ou, até mesmo, erros de software. A recuperação de tais situações é quase que plena, se as partes danificadas não estão utilizadas para armazenar novos dados. Na maioria dos casos, os dados permanecem no disco e os profissionais podem usar ferramentas especializadas para recuperar a versão correta dos dados.
A prática correta
A recuperação de disco rígido é um processo complicado, mas todo esforço é feito pelos principais provedores de serviços para torná-lo o mais transparente possível. Os clientes são informados dos desenvolvimentos no processo de recuperação em todas as fases, para que eles se mantenham a par e estejam cientes do que está acontecendo em todos os momentos.