Primeiros Videogames do Mundo

Já em alguns e bons anos que usamos de pequenas maquininhas ligadas à televisão para brincar e se divertir nas mais variadas aventuras.  Os vídeo games estão presentes nas nossas vidas há décadas e não encantam apenas crianças, mas pessoas de todas as idades. Com certeza você já parou para jogar nem que seja pelo celular uma simples palavra cruzada. Hoje já é possível se divertir com games eletrônicos das mais variadas maneiras, pela televisão, pelo computador, pelo celular, mas quando tudo começou era bem diferente. Os jogos também eram bem diferentes dos de hoje. Com gráficos menos elaborados, mesmo porque não existia tanto avanço tecnológico nos primeiros anos, os primeiros vídeo games revolucionaram uma geração e tornaram-se um marco no que diz respeito a eletrônica e jogos. E você, gosta de vídeo games? Se você realmente é fã desses jogos, saberia dizer quais foram os primeiros consoles e jogos lançados? Mais abaixo fizemos uma seleção dos primeiros games para você conhecer um pouco como tudo começou.

Primeiros Videogames do Mundo

Primeiros Videogames do Mundo

Tenis for Two (Tênis Para Dois)

O primeiro jogo eletrônico da história não foi desenvolvido para um console. O Tenis for Two ou Tênis para dois em português, foi um jogo criado em um laboratório de pesquisas militares dos Estados Unidos chamado de Brookhaven National Laboratory, no ano de 1958. Esse primeiro game funcionava apenas para computadores e era exibido na tela de osciloscópio. Esse primeiro game não tinha nada de super nem era de difícil de jogar. Era uma simulação bem simples, aliás, de uma quadra de tênis, onde a bola era representada por uma bolinha branca e os jogadores por um traço vertical em duas cores diferentes. A ideia era defender a bola de cair no seu campo e pontuar, assim como acontece no tênis convencional.

Odyssey 100

Esse foi de fato o primeiro console de game criado para televisão. O desenvolvimento do Odyssey 100 teve início em 1966 quando o engenheiro Ralph Baer recebeu uma tarefa desafiadora de desenvolver a melhor televisão do mundo. A ideia de Ralph incluía criar um aparelho que o consumidor pudesse assistir aos programas que mais gostava e nas horas vagas, pudesse ainda contar com alguns jogos, para fazer a interação. Acontece que a ideia de Ralph Baer não foi pra frente e a televisão não foi lançada. Alguns anos depois, em 1971 a empresa Magnavox comprou a ideia de Baer que era engenheiro da Sanders Associates e dei início ao desenvolvimento o que foi o primeiro vídeo game do mundo conectado à televisão.

Odyssey 100

Odyssey 100

Atari

Enquanto Ralph Baer criava o Odyssey 100, Nolan Bushnell também trabalhava em uma ideia, a princípio maluca, que tornou-se anos depois vídeo game mais popular do mundo. A ideia começou quando Nolan resolveu transformar o antigo quarto de sua filha em uma réplica do jogo Spacewar, desenvolvido por Steve Russell. Ele criou nesse ambiente o que chamava de Computer Space, uma máquina que funcionava somente para o Spacewar e realmente era bem semelhante a um computador. Esse jogo foi o primeiro game de árcade do mundo e por isso era tão popular. Vendo que sua ideia tinha dado certo Nolan Bushnell começou a vender  réplicas do seu Computer Space e faturar muita grana. A empresa Nutting Associates vendo que a ideia tinha dado certo, mas não tinha um desenvolvimento muito bom, contratou Nolan Bushnell para montar árcades em seus computadores. Toda essa movimentação aconteceu em meados de 1971, quando o Odyssey 100 chegava ao mercado. Em 1973, Nolan Bushnell pede demissão da Nuttting Associates e monta a sua própria empresa de games, a Atari. O primeiro jogo lançado por Bushnell na sua nova empresa foi o Pong, ainda em 1973, e esse jogo ganha uma popularidade incontável em diversas empresas. Vendo que a ideia de jogos de árcade realmente daria certo, Bushnell e sua Atari fecham contrato com a Namco, a maior empresa de eletrônicos do Japão para lançar um console de games totalmente de árcade, que levaria o nome da empresa de Bushnell. Foi a partir do Atari que a história dos vídeo games começa a mudar de fato, e empresários das mais variadas empresas de eletrônicos, começam a apostar de fato nesse ramo.

Telstar Pong

Depois que as máquinas da Atari já tinham ganhado o mercado de eletrônicos e vez, diversas empresas tentaram emplacar a sua versão de jogos eletrônicos no mercado mas nenhuma tinha ainda conseguido alcançar tanta popularidade. Foi então que a Connecticut Leather Company, ou como era popularmente conhecida a Coleco, lançou o Telstar Pong, uma máquina que usava a mesma tecnologia do Atari e que passou a ser a concorrente direta dessa empresa.

Fairchild Channel F

Esse foi o primeiro vídeo game programável do mundo. Lançado em 1976 pela Fairchild Camera & Instrument, esse aparelho dava a possibilidade dos jogadores realizarem diversas programações até então inéditas no mundo. O Fairchild Channel F, dava a possibilidade de congelar o jogo, modificar o tempo e a velocidade enquanto jogava e o seu joystick era bem diferente dos outros, pois poderia ser rotacionado, dando mais jogabilidade para os gamers.

Fairchild Channel F

Fairchild Channel F

Atari 2600

Depois do sucesso das primeiras máquinas da Atari (que aqui chamamos de fliperama), Bushnell vendeu a sua empresa para a Warner, pois não conseguia mais mantê-la competitiva n mercado, mas continuou trabalhando para a marca. Em 1976, cria o VCS ou Video Computer System, que mais tarde foi chamado de Atari 2600. Esse console foi lançado para o natal desse mesmo ano e era vendido por US$ 249,95. O Atari 2600 foi o primeiro console de games do mundo que funcionou com cartuchos.

Além dos jogos já criados para as primeiras máquinas da Atari, diversas outras ideias foram colocadas em práticas e desenvolvidas para serem jogadas em casa. Foi a partir de então, que as empresas novamente abriram os olhos para um novo setor de comércio: o de console de jogos para uso doméstico. O jogo foi distribuído pelo mundo inteiro e aqui no Brasil chegou no ano de 1983. Críticos de games afirmam até hoje que mesmo com toda a tecnologia envolvida nos consoles atuais, ainda não existiu máquina mais popular de games que o Atari 2600.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.