Universidade Hacker e Perigos no Mundo Cibernético

A cada dia que passa o mundo necessita mais da presença de computadores ligados a sistemas ou mesmo na rede mundial (internet) no intuito de aprimorar os setores produtivos. As máquinas também são essenciais para o entretenimento ou mesmo pesquisas pessoais sobre diferentes assuntos. Porém, não há como negar que o risco de ataques contra os sistemas computacionais aumenta em ritmos superiores! Na obra “Universidade Hacker”, os leitores podem aprender diversos aspectos sobre o mundo cibernético.

Direcionamento da Obra

Trabalho indispensável aos estudantes ou profissionais de TI e redes, independente do nível de especialização. No mundo coorporativo os ataques de hackers podem trazer prejuízos incomensuráveis. Existem até mesmo bandidos especializados em espionagem empresarial via internet. Cobram milhares de dólares para descobrirem fórmulas ou planos de negócios que lideram mercados segmentados. Algumas vezes os ataques são elaborados com caráter performático de alto nível que até mesmo as equipes contratadas O livro “Universidade Hacker” foi formulado em modelo inovador que aparenta ser um curso universitário dentro da obra literária tamanha riqueza dos termos comentados com alto nível de compreensão sobre a matéria. São abordados assuntos desde iniciação na informática como também quais representam as principais técnicas de defesa ou de ataques, seguindo sempre a alinha de progressão que estimula a aprendizagem e aplicabilidade conforme as regras estabelecidas em níveis internacionais sobre o respectivo assunto. Tenha em mente de que esta representa atividade ilícita punível por lei com longos anos de reclusão. A obra em si faz balanços entre prática e teoria com linguagem envolvente. Os passos são indicados com entendimento simples por parte do leitor, principalmente se o mesmo já está adaptado com os jargões mais utilizados dentro do mundo cibernético. A cada página o cérebro sente que aprendeu algo novo dentro desta complexa área. Leitura útil para qualquer pessoa interessada ou que trabalha utiliza sistemas computacionais. Como todo o especialista sabe, a leitura sobre o campo de atuação aprimora os níveis de produção em níveis consideráveis. Não é nenhum exagero dizer que o livro Universidade Hacker H4CK3R representa um dos grandes clássicos de livros relacionados com informática. Indispensável aos acadêmicos que não dispensam uma boa leitura sobre o seu campo de assunto predileto: Sistemas de Computadores.

Direcionamento da Obra

Direcionamento da Obra

Composto de maneira e linguagem diferente das emplacas em outras obras que trazem a mesma tematização, o Universidade H4CK3R incita de maneira direta os alunos no aprimoramento dos conhecimentos informáticos, para que além de ser hacker, se torne especialista em segurança e colabore com a lei fazendo a segurança de grandes empreendimentos. O mercado de trabalho exige que os profissionais que participam da defesa dos patrimônios eletrônicos esteja preparados em níveis quantitativos e qualitativos. Uma boa dica para impressionar no ambiente de trabalho está na leitura e compreensão pragmática deste livro. As empresas sentem a necessidade de se comunicarem com rapidez entre os setores para colher números positivos no aspecto produtivo. Caso a linha comunicativa seja interrompida por alguma ação cibernética mal-intencionada todos os segredos de produção do empreendimento correm sério risco de ser clonado e vendido aos concorrentes, que podem ter todos os passos da empresa rival nas pontas dos dedos. Interessante notar que o livro não traz somente pontos de vistas da ordem técnica como também sobre o mundo dos hackers, da cibercultura, que de forma diária esta se enraizando no mundo moderno progressivamente. Os capítulos estão envolvidos com fundamentos de ordem jurídica, psicológica e de engenharia social. Neste fôlego, algumas páginas podem ser interessantes para sociólogos ou demais pensadores que desejam entender este fenômeno característico no mundo moderno.

Perigos das Práticas Hacker à Ordem Mundial

Não se pode ignorar o fato que mesmo nos computadores domésticos os danos causados pelos ataques hackers podem ser bastante danosos, principalmente entre as pessoas que apreciam a ideia de fazer compras online. De qualquer maneira, existem chances consideráveis de acontecer roubos em contas correntes e poupanças. Existem milhares de histórias relacionadas com hackers que conquistarem milhões, roubando sem sair da tela do computador. Excesso de informações salvas junto com pouca proteção são alimentos para os hackers, principalmente quando são de alto valor econômico. No entanto, alguns atuam no cenário cibernético como reivindicadores contra atos políticos ou de intolerância das liberdades individuais. Caso interessante acontece com o caso WIKILEAKS, que reuniu diversos hackers em que fizeram invasões de sistemas de governos e grandes empresas, evidenciando assim que os sistemas informáticos estão suscetíveis a riscos independente do nível de proteção. Computadores modernos típicos podem executar bilhões de instruções por segundo. Raramente comete algum erro ao longo de muitos anos de operação. Programas e sistemas grandes que consistem em milhões de instruções que levaram anos para serem inscritas por equipes de programadores anos devido à complexidade da tarefa. Porém, quando muitos hackers experientes se reúnem para atacar, dificilmente o sistema consegue ficar intacto.

Sistemas de Computadores: Matéria Prima Hacker

Computador é dispositivo de uso em geral que pode ser programado para realizar conjuntos finitos de operações aritméticas ou lógicas. Uma vez que a sequência de operações pode ser prontamente alterada, o computador resolve mais do que um tipo de problema. Os computadores precisam de pelo menos um elemento de processamento, tipicamente, uma unidade central de processamento (CPU) e outra forma de memória. Também precisa de algum tipo de sistema, mesmo que seja simples. Os computadores modernos possuem sistemas adaptados para navegação na web, região na qual a espionagem hacker começa os seus primeiros passos em busca do êxito da contraversão.

A característica definidora dos computadores modernos está na capacidade de programação oriunda dos formatos de sistemas computacionais. Isto quer dizer que com algum tipo de instruções o programa pode ser administrado para o computador, que irá processá-los. Enquanto algumas unidades modernas podem existir conceitos estranhos, com “instruções” e “saídas”, como na computação quântica. Computadores modernos baseados na arquitetura de Neumann muitas vezes têm código de máquina na forma de linguagem de programação imperativa. Assim como na sistemática política, a concepção de sistemas é complicada e envolve a análise do problema e a coleta de insumos, utilizando construções de programação dentro de idiomas, elaboração ou usando procedimentos estabelecidos como algoritmos, fornecendo dados para dispositivos de saída e soluções para o problema, conforme aplicável.

Clique aqui e salve esta obra!

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Sistemas de Computadores: Matéria Prima Hacker

Sistemas de Computadores: Matéria Prima Hacker

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.