Configuração do Computador: Os Pontos Mais Importantes

Você já escolheu as peças que deseja, e montou o computador, então precisamos ligá-lo e começar a acertar as coisas. Claro, você pode colocar o seu CD de instalação na unidade, mas vai ter melhor sorte se você verificar algumas configurações e executar alguns testes primeiro, os quais falaremos hoje nesse artigo. Quando ligar o computador, será solicitado a você pressionar uma tecla para entrar na BIOS (geralmente a tecla Delete). As configurações que você vai encontrar serão diferentes para cada placa-mãe e versão de BIOS, por isso vamos tentar explicar as opções que são mais comuns.

Configurando o Computador

Configurando o Computador

Configurar as Opções do BIOS

Algumas pessoas podem ser rápidas em apontar que você pode instalar um sistema operacional com os padrões do BIOS, mas eu acho que é melhor entender as opções importantes e colocá-las corretamente antes de fazer qualquer outra coisa. A primeira tela geralmente é para que você defina o seu relógio na hora correta. A tela de informações do sistema vai mostrar a versão atual do BIOS, e você pode verificar que o tipo de processador e quantidade de memória são detectados corretamente. Se você não vê os números corretos, você precisa verificar se você instalou a memória corretamente.

http://www.youtube.com/watch?v=4ME21EKqqhI

Disco Rígido

A tela de configuração SATA tem uma opção que é muito importante: Você quer que o disco SATA funcionando como IDE ou AHCI? Aqui está o que você precisa saber: O modo AHCI permite que o computador possa usar as funções mais avançadas do padrão SATA, e lhe dará um melhor desempenho. O Windows XP não suporta o modo SATA. Você deve criar um disco de instalação ou usar o modo IDE para instalar. Já a partir do Windows Vista ou versões atuais do Linux vão funcionar perfeitamente em modo AHCI. Se você instalar o HD no modo IDE e depois quiser mudar para o modo AHCI, você deve seguir estas instruções. Você também deve verificar para se certificar de seu disco rígido e de CD / DVD são detectados corretamente.

Configuração USB

A tela de configuração USB vai deixar você ativar ou desativar as portas USB, a configuração importante aqui é que o modo USB deve ser configurado para usar a mais alta velocidade (HiSpeed 480Mbps). Geralmente, há também uma tela que lhe permitirá fazer um monte de coisas importantes, por exemplo desabilitar as portas seriais ou o controlador IDE. Eu recomendo desabilitar as portas que você não está usando, para deixar que o Windows não carregue drivers desnecessários, para um hardware que você não vai utilizar.

Boot

A seção de inicialização também é muito importante: Você deve definir a unidade de CD / DVD como o primeiro dispositivo na sequência de boot, para que você possa iniciar o disco de instalação. Você também pode escolher um dispositivo removível, caso você queira iniciar a partir de uma unidade flash USB. Nota: Depois que você concluiu a instalação, você pode definir o disco rígido como o primeiro dispositivo de boot, para acelerar o tempo de inicialização. Você também pode escolher se você quer um boot rápido, e se numlock é ativado por padrão. Se você está construindo um computador que não terá um teclado conectado (como um servidor), você pode querer desativar o “Aguardar F1 “, o que permitirá que o computador possa iniciar, mesmo que haja um erro no seu teclado.

Senha

Finalmente, há geralmente uma seção de Segurança, que permite que você defina uma senha de supervisor ou de usuário. Normalmente, você pode definir uma senha para evitar o acesso a BIOS, e outra para prevenir a inicialização do sistema sem a senha. É muito importante ter a certeza de que, se você usar isso, você não esqueça a mesma, porque é geralmente uma dor de cabeça para redefini-la.

Senha

Senha

Atualizando sua BIOS

Dependendo do hardware que você instalou em seu computador, você pode precisar atualizar o BIOS da placa-mãe antes que as coisas funcionem corretamente. Por exemplo, um computador construído no ano passado pode não suportar adequadamente o novo processador Core 2 Duo até depois de atualizar com a versão mais recente da BIOS. Em geral, é melhor estar executando a versão mais recente da BIOS, especialmente se você for comprar uma placa-mãe que está na prateleira por um tempo. Você deve verificar o site do fabricante para a mais nova versão de BIOS. Certifique-se de obter a versão correta para sua placa-mãe! Infelizmente, não podemos te dar detalhes sobre exatamente qual a BIOS correta para cada modelo, uma vez que vai ser diferente para cada tipo de placa-mãe. É muito importante verificar o seu manual e seguir as instruções exatamente como estão escritas. Importante: Certifique-se de seguir as instruções do fabricante com cuidado ao atualizar o BIOS. Geralmente, a atualização de BIOS não dá errado em muitos casos, mas se isso acontecer a placa-mãe provavelmente precisará ser trocada. A coisa mais importante para evitar problemas é não desligar o sistema durante a atualização da BIOS.

Testando o Computador Antes da Instalação

Agora que você configurou todas as opções da BIOS, é uma boa ideia testar o computador para se certificar de que tudo está funcionando corretamente. A última coisa que você quer fazer é instalar o Windows e usá-lo por uma semana, apenas para descobrir que você tem um pente de memória ruim causando todos os tipos de problemas.

Testando o Computador Antes da Instalação

Testando o Computador Antes da Instalação

CD da Placa Mãe

Há também uma série de CDs que contém ferramentas de testes, que vem junto com o computador. Depois de inicializar o CD, você estará automaticamente diante do menu de ferramentas. Se você olhar para as Ferramentas da placa-mãe, encontrará a seção de testes de Memória, onde você pode escolher o melhor teste para seu caso. Você também encontrará testes de CPU e testes de disco rígido, embora a maioria dos testes de disco rígido não funciona para discos SATA. O importante é que o usuário esteja atento às configurações e que faça tudo com calma, paciência e atenção, pois este é o melhor caminho para que as coisas funcionem corretamente e para que você não tenha dores de cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.