Tecnologia Alimentar: Aspectos Gerais

Tecnologia de alimentos faz parte do ramo da ciência dos alimentos que lida com os processos reais de produção para que se tornem produtos consumíveis. A investigação neste campo de discussão persiste por séculos. O estudo representa aspecto necessário para que as populações possam fazer alimentações de maneira qualitativa, sem que os itens estejam estragados ou inviáveis ao consumo sadio.

http://www.youtube.com/watch?v=YPiHNP-wwH8

Um Pouco de História: Appert e Pasteur

Nicolas Appert, em 1810, foi um dos primeiros pesquisadores que marcou o nome dentro deste tópico, por ter desenvolvido o processo conhecido como conservas. No início, nem mesmo ele sabia o sucesso e a colaboração que as suas técnicas forneceu para o desenvolvimento da conservação alimentícia. Em clara tentativa de colocar a tecnologia de alimentos na esfera científica, Louis Pasteur, no ano de 1864, pesquisou os principais aspectos relacionados com a deterioração do vinho. Empolgado com os resultados iniciais que o pensador causou na sociedade, Pasteur continuou pesquisando outros tipos de produção de produtos consumidos em alto nível mundial. Além da pesquisa em deterioração vinho, Pasteur fez estudos sobre a produção de álcool, vinagre, vinhos e cerveja. Ele desenvolveu a pasteurização, o processo de aquecimento do leite e produtos lácteos para destruir a deterioração dos alimentos e doenças. Nas suas pesquisas em tecnologia de alimentos, Pasteur tornou-se o pioneiro na área da bacteriologia e preventiva moderna medicinal.

Evolução da Tecnologia de Alimentos

Várias empresas na indústria de alimentos têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da tecnologia de alimentos. Os métodos de produção e metodologia também se tornaram cada vez mais sofisticados. As evoluções contribuem para o aumento da oferta de alimentos. Alguns desses desenvolvimentos são: Leite em Pó Instantâneo – Nos Estados Unidos se desenvolveu o primeiro leite em pó, que se tornou a base para variedade de novos produtos que são hidratáveis em frio de água ou leite. Este processo aumenta a área de superfície pela pulverização de leite em pó. Secagem por Congelação – A primeira aplicação de liofilização foi mais provável no desenvolvimento de congelamento contínuo de secagem de café. Estes processos são caracterizados por rápido aquecimento e arrefecimento, mantendo por um curto período de tempo a uma temperatura relativamente elevada. Café Descafeinado – Descafeinação de café e do chá foi desenvolvido pela primeira vez em base comercial, na Europa, por volta de 1900. Não se pode ignorar o fato de que os norte-americanos possuem a patente oficial, fato que gera bastante discussão no ramo científico alimentar. Grãos de café verdes são tratados com vapor de água. Solventes são utilizados para remover a cafeína a partir dos grãos. Desde a década de 1980 novas técnicas sem solventes orgânicos são desenvolvidas para a descafeinação.

Evolução da Tecnologia de Alimentos

Evolução da Tecnologia de Alimentos

Dez Estudos: Tecnologia Alimentar

01: Pós-colheita tecnologias;

02: Tecnologias de processamento;

03: Propriedades físicas e químicas;

04: Preservação e armazenamento;

05: Acondicionamento;

06: Equipamentos de processamento;

07: Tratamento e gestão de resíduos;

08: Desenvolvimento de produtos sustentável;

09: Análise sensorial de comportamento dos consumidores

10:

O Que é Ciência Alimentar?

Ciência aplicada dedicada ao estudo de alimentação. Disciplina na qual engenharia, ciências biológicas e físicas são usadas para estudar a natureza dos alimentos, as causas de deterioração, os princípios subjacentes ao processamento de alimentos e melhorias de alimentos para o público consumidor. Neste sentido, os cientistas desta matéria empregam tecnologia alimentar para aumentar o lucro das empresas com as vendas de novidades, ao passo que ajudam de maneira direta na saúde das populações. Atividades de cientistas de alimentos incluem o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, design de processos para produzir esses alimentos, escolha de materiais de embalagem, prazo de validade de estudos, avaliação sensorial do produto com painéis ou consumidores potenciais; bem como os testes microbiológicos e químicos. Estes estudiosos estudam fenômenos fundamentais que estão diretamente relacionados com a produção de alimentos e das suas propriedades.

Dezesseis Objetivos: Ciência Alimentar

01: Segurança dos alimentos – causas, prevenção e comunicação pra lidar com doenças transmitidas pela alimentação;

02: Interações positivas e negativas entre microrganismos e alimentos

03: Conservação de alimentos; causas e prevenção da degradação;

04: Desenvolver engenharia nos processos industriais utilizados para a fabricação de alimentos;

05: Invenção de novos produtos alimentícios;

06: Análise sensorial – estudo de como o alimento é percebido pelos sentidos do consumidor;

07: Entender a composição molecular dos alimentos e o envolvimento dele em reações químicas;

08: Estudar as interações físicas e químicas nos alimentos em termos de princípios físicos e químicos aplicados aos sistemas alimentares, bem como a aplicar técnicas físico-químicas e instrumentais para o estudo e a análise alimentar;

09: Idealizar e estudar como a embalagem é usada para conservar os alimentos depois de processados e distribuídos;

10: Executar investigação científica nos processos de cozimento e demais fenômenos gastronômicos;

11: Implantar tecnologia de alimentos;

12: Compreender os aspectos físicos e químicos dos alimentos, tais como textura, cremosidade e viscosidade.

Dezesseis Objetivos: Ciência Alimentar

Dezesseis Objetivos: Ciência Alimentar

Tecnologia Alimentar e Embalagens de Alimentos

A embalagem possui diversos objetivos. O principal está na proteção física. A comida na embalagem pode requerer proteção de, entre outras coisas, choque, vibração, compressão e temperatura. Algumas vezes a barreira de oxigênio se faz necessária. Permeação representa fator crítico no projeto. Alguns pacotes contêm dessecantes ou absorvedores de oxigênio para ajudar a prolongar a vida das prateleiras. Atmosferas modificadas e controladas também são mantidas em algumas embalagens de alimentos. Manter o conteúdo limpo, fresco e seguro para o destina a vida de prateleira representa função primária. Pequenos itens normalmente são agrupados em pacotes únicos por razões de eficiência.

Não se pode ignorar o valor da transmissão da informação que somente pode ser registrada na embalagem. Pacotes e etiquetas comunicam: Como usar? Como transportar? Como encaminhar à reciclagem ou descartar a embalagem do produto? Existem informações consideradas essenciais ao governo, como no caso dos alimentos importados. A tecnologia alimentar empregada nas embalagens auxilia de forma direta na comercialização. São usados por comerciantes para incentivar os compradores em potencial para adquirir o produto.  Desenho de embalagem simboliza fenômeno importante e em constante evolução por várias décadas. Ações de marketing e design gráfico, ambos aplicados à superfície do pacote. A embalagem pode desempenhar papel importante na redução dos riscos à segurança do embarque feito para a distribuição dos produtos. Pacotes qualitativos são feitos pra ampliar a segurança contra adulterações.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.