Virtualização: A Explosão da Computação Verde

Com os custos crescentes de energia bem como o tamanho das infraestruturas em TI em crescimento, segurar as despesas ao máximo está rapidamente se tornando uma prioridade para muitos profissionais de TI. As organizações em todo o mundo estão buscando maneiras diferentes de reduzir sua demanda de emissões de carbono. Os centros de dados estão se expandindo, assim como o envolvimento de executivos para aumentar as compulsões pela redução do aquecimento global. A computação verde é uma agenda de negócios importante, que uma organização não pode ignorar. É relacionado com outros movimentos semelhantes, como a redução do uso de materiais ambientalmente perigosos e o apoio no uso dos materiais recicláveis e a minimização do uso de componentes não biodegradáveis, além de encorajar a utilização de recursos sustentáveis.

Computação Verde

Computação Verde

A virtualização tem ajudado nesse sentido, permitindo que as organizações consolidem seus servidores com menos peças de hardware, o que pode resultar em economia de custos consideráveis. O datacenter é onde a virtualização pode ter o maior impacto, e é aí que muitas das maiores empresas do espaço de virtualização estão investindo seus recursos. Adotar a virtualização não requer um grande investimento inicial, pois pode ser instalado diretamente no hardware e sistemas operacionais existentes.

Computação Verde TI

Computação Verde TI

O que é computação verde?

Green computing é o termo utilizado para designar o uso eficiente de recursos de computação. Este termo geralmente se refere ao uso de recursos computacionais em conjunto com a minimização do impacto ambiental, maximizando a viabilidade econômica e a garantia dos direitos sociais. Reduzir os equipamentos é uma maneira de baixo risco para sustentar o seu negócio, não só para ajudar o meio ambiente, mas também de reduzir custos. No centro de dados, fica um conjunto de processos e abordagens projetado para tornar o data center mais eficiente. Isso significa reduzir a alimentação e arrefecimento necessários. O consumo de energia diária de um data center típico é equivalente ao consumo mensal de energia elétrica de milhares de casas.

TI Verde

TI Verde

O que é que a virtualização e a computação verde defendem?

Um dos principais objetivos de quase todas as formas de virtualização está fazendo o uso mais eficiente dos recursos disponíveis no sistema. Com a realidade ecológica integrada na agenda de negócios de TI, hoje, a virtualização é o que as empresas de TI estão apostando. A economia de energia, é o principal motivo influenciador da virtualização de desktops. A maioria dos servidores e desktops são usados apenas de 8 a 15 por cento do tempo em que eles estão ligados, e as máquinas consomem quase 60 a 90 por cento da energia quando está ociosa, e a virtualização ajuda a reduzir o consumo de energia em cerca de 80 a 90 por cento.
Cada servidor pode ser consolidado como um sistema maior virtualizados em vez de ter um computador para cada serviço ou conjunto de serviços. Desta forma, os recursos são utilizados ao máximo, e há um consumo de energia muito menor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.