Como Proteger Dados Importantes de Desastres Naturais

Como muitos de nós sabemos – a partir da experiência dolorosa em primeira mão ou simplesmente lendo as notícias – a Mãe Natureza pode atacar com ferocidade devastadora. Os últimos dois anos trouxeram terremotos, ondas de calor recorde, inundações, vulcões, super tufões, nevascas, deslizamentos e secas em muitas partes do mundo. Durante estas situações meteorológicas extremas e de desastres naturais, a última coisa em nossas mentes é proteger os discos rígidos de nossos computadores. No entanto, por não pensar sobre eles, deixamos as memórias digitais armazenadas nesses dispositivos em risco.

Dados Protegidos

Dados Protegidos

Segundo o pessoal que faz recuperação de dados, pesquisei e montei uma lista de várias precauções a tomar durante eventos meteorológicos extremos, para proteger discos rígidos e dados preciosos que neles residem.

Antes de uma tempestade

Se possível, desligue o hardware, laptops, impressoras e outros aparelhos eletrônicos de todas as fontes de energia.
Outra medida tão importante quanto à primeira é que você deve investir em um filtro de linha. Eles são a proteção inicial, e as vezes essenciais para que o equipamento não sofra nenhum tipo de dano. Eles  devem ser verificados ou substituídos periodicamente para garantir o alto nível de eficácia na proteção.

Proteger Dados

Proteger Dados

Enchente

Para proteger seus eletrônicos da possibilidade de dano causado pelas cheias d´água, não se esqueça de incluir todos os dispositivos que você quer proteger envoltos em plástico, ou coloque em uma caixa de plástico à prova d’água. Se o seu hardware está no chão de sua casa ou escritório, certifique-se de levantá-los do chão para protegê-los de danos causados pelas inundações. Na verdade, uma questão mais do que segura seria que você não colocasse eletrônicos sensíveis diretamente no chão.

HD

HD

Se ocorrer um desastre

Caso seu equipamento tenha sido aparentemente danificado por um evento natural, seguem algumas dicas para tentar recuperar o mesmo:

– Não use nenhum software utilitário se a unidade parecer estar raspando, batendo, clicando ou fazendo sons estranhos.
– Desligue imediatamente o dispositivo que apresentou danos físicos óbvios ou está fazendo ruídos estranhos.
– Não tente recuperar uma unidade que apresenta os sintomas ditos acima (desligando o computador sozinho e, não consegue ser diagnosticada pelas ferramentas de diagnóstico). Isto pode causar mais danos ou perda de dados permanentemente.
– Não entre em pânico! Se você perdeu dados críticos, existem muitas empresas de recuperação de dados que podem te oferecer este serviço, com rapidez e segurança – desde que você esteja disposto a pagar um bom preço para isso.
Um dos grandes conselhos para quem quer realmente evitar que seus dados sejam aniquilados por forças alheias ao seu controle, é o de usar HDs externos para armazenar seus dados, e isso faz muito sentido, pois a portabilidade deste tipo de ferramenta é simplesmente fantástica, quando não estão em uso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.