Como Faço Para Entrar Nas Configurações do Roteador?

Como Faço Para Entrar Nas Configurações do Roteador?

No momento de acessar o painel de configurações do roteador da sua casa ou empresa, você tem a chance de promover uma melhoria na sua conexão à internet. Algumas marcas, como é o caso da D-Link, da Intelbras, TP-Link e Multilaser, por exemplo, oferecem uma interface bem intuitiva, que permite ao usuário acessar com facilidade, e realizar as alterações necessárias, mesmo sem ter nenhuma experiência com esse tipo de equipamento.

Acessando as configurações, podemos alterar a senha, ativar algumas funções, como é o caso do QoS, que ajuda a melhorar o sinal da internet. Você também pode conferir se há intrusos conectados à rede.

Você ainda pode acessar o painel de configurações do seu roteador tanto do celular, quanto do computador, seja pela rede sem fio, ou ligando o cabo do roteador diretamente no computador.

Portanto, no post de hoje, iremos apresentar as formas mais comuns para entrar nas configurações do roteador. Continue lendo e confira tudo aqui.

Acessando Pelo Computador

Você pode acessar o painel do roteador indo diretamente no navegador. Em primeiro lugar, você irá precisar do IP e também dos dados de acesso ao roteador, o login. Nesse caso, cada fabricante tem os seus dados de acesso, sendo que, em cada caso, os dados seguem o mesmo padrão do fabricante para todos os roteadores da marca. Porém, o próprio usuário pode alterar os dados de acesso quando quiser.

Depois de encontrar os dados de acesso, que costumam vir descritos embaixo do roteador, é hora de conferir se o seu PC está devidamente conectado à internet. Feito isso, é só abrir o navegador.

Agora, digita o endereço de IP do roteador na barra de endereços do seu navegador, e clique em “Enter”. Nesse momento, você terá acesso ao painel de controle do roteador. Na tela de login, digite o login e senha. Enfim, você estará diante da interface de configuração do roteador.

Acessando Pelo Celular

Agora, veremos como acessar pelo celular. Na barra de busca, informe o endereço de IP e os login do dispositivo (roteador).

Você também consegue acessar o painel de configurações do seu roteador pelo smartphone. O fabricante disponibiliza aplicativos próprios para esse fim. Nesse caso, a utilização é bem mais facilitada, como a interface tende a ser bem mais fácil. Assim como o login, que também é mais simples.

As fabricantes de roteadores que costuma oferece o software são, por exemplo, TP-Link (Tether), D-Link (Mydlink), Multilaser (Cosmo para os roteadores Mesh) e a Intelbras (Wi-Fi Control Home). Assim que já estiver logado, basta escolher entre digitar a senha sempre que precisar entra, ou pode abrir o aplicativo e usar normalmente, ou ainda permitir a liberação do acesso por meio da impressão digital.

Essas são, portanto, as duas maneiras mais comuns de ter acesso ao painel de configuração do roteador, para realizar as alterações necessárias, sempre que precisar.

Dicas Para Aumentar a Segurança da Sua Rede Wi-Fi Residencial ou Empresarial

Segurança da Sua Rede Wi-Fi

Segurança da Sua Rede Wi-Fi

Há casos em que a rede sem fio não está devidamente protegida. Nesse caso, você poderá se encontrar exposto ao ataque de intrusos na internet. Nós sabemos que não existe uma medida de segurança 100% eficaz.

No entanto, você pode tomar algumas medidas essenciais, para aumentar, ao máximo possível, a segurança da sua rede e, principalmente dos seus dados. Dessa forma, você irá dificultar bastante a ação dos invasores.

Portanto, confira abaixo quais são as principais medidas, que te ajudarão muito no quesito segurança da rede de internet sem fio:

1 – Alterar E Manter Oculto O Nome Da Sua Rede (SSID)

Quando está configurando o dispositivo, é comum os usuários domésticos não alterarem os dados de acesso, como o nome do seu dispositivo, mantendo o nome padrão do fabricante. Porém, os invasores já conhecem os nomes usados pelos fabricantes de roteadores.

Sendo assim, ele tem a oportunidade de descobrir qual é o tipo do roteador que voc~e tem apenas pelo nome da sua rede. Por isso, se você não altera o nome da mesma, você está entregando essa informação nas mãos do invasor.

De posse dessa informação, ele tem acesso às configurações e até ao firmware do roteador. Assim, ele terá condições de explorar o firmware de forma direta, e conseguir acesso de forma bem discreta, sem que você perceba.

Portanto, mude o nome que você usa na rede, e passe a usar algo completamente diferente do que é padrão de fábrica.

Além disso, outra medida muito importante é manter o nome da rede oculto. Dessa forma, você complica ainda mais para o invasor.

2 – Mudar Tanto O Nome De Usuário Quanto a Senha Do Roteador

Os roteadores já vêm de fábrica com um usuário e com a senha no padrão do fabricante. E quase ninguém altera essas informações quando vai configurar o seu roteador. Essa medida também ajuda demais a aumentar a segurança da sua rede.

Afinal de contas, deixando os dados de acesso iguais, com o padrão do fabricante, você estará abrindo mais uma porta para o invasor, que já conhece os dados de todos os fabricantes.

A senha não deve ser alterada somente no momento de configurar o roteador pela primeira vez e pronto. Ela deve ser modificada com frequência. Isso também ajuda a evitar que pessoas indesejadas descubram a mesma.

Aproveite também para acessar o painel de configuração do seu roteador e utilizar uma das opções de criptografia bem forte na sua rede. Se tiver a rede de convidados, você deve desativá-la também.

Senha Do Roteador

Senha Do Roteador

3 – Ative Um Firewall

Caso o seu roteador tenha um firewall embutido, não deixe de ativá-lo. Ele é um ótimo escudo para a rede. Eles são feitos com o intuito de filtrar todo o tráfego que sai e que entra em sua rede. Além disso, eles também conseguem bloquear caso haja alguma tentativa de acesso à rede por meio de portas que não são usadas.

Ainda que você já tenha firewalls já ativos no seu dispositivo, não deixe de ativar mais uma camada de proteção. Assim, você evitar que invasores lancem ataques estando dentro da sua rede. Sem contar que, caso você não faça isso, os intrusos poderão monitorar todo o tráfego que você tiver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.