Visão Geral Sobre Aplicações de Computação em Nuvem

As aplicações de computação em nuvem são aquelas disponíveis para serem executadas a partir da internet, o que facilita ao usuário executar as aplicações sem instalá-las em seu próprio computador. Como consequência, economiza também no custo de infra-estrutura e manutenção do hardware. Em geral, os usuários de computação em nuvem não possuem a infra-estrutura necessária, mas a utilizam a partir de terceiros que funcionam como fornecedores de serviço.

Computação em Nuvem

Funcionamento do sistema

As aplicações de computação em nuvem são carregadas no servidor do prestador de serviço e este faz o acesso a estas aplicações, através de uma interface que utiliza a internet. Cada cliente tem sua própria conta, a partir da qual ele se conecta à nuvem do provedor para acessar o aplicativo pelo qual pagou. O provedor de serviço também disponibiliza espaço no próprio servidor de dados do cliente.
A computação em nuvem oferece acesso a aplicativos disponíveis comercialmente sem comprar a licença ou infra-estrutura para os utilizar. Esta facilidade permite que as empresas utilizem aplicações que podem exigir algum investimento em hardware e a aquisição de licença do software a um preço muito baixo, pagando apenas o software que utilizam.
Outro aspecto muito importante das aplicações de computação em nuvem é a facilidade de backup e recuperação. Uma vez que os clientes usam o espaço do prestador de serviços para salvar os dados, fazer o backup e a recuperar os dados é dever desse prestador, o que é um outro fator que poupa muito do dinheiro que seria investido em infra-estrutura para a segurança dos dados.

Computação em Nuvem

Atualização frequente

A atualização regular de recursos pela demanda do cliente ou de acordo com as tendências do mercado é feita pelo prestador de serviço, que o torna acessível a todos os usuários que utilizam o aplicativo. Assim, as aplicações de computação em nuvem proporcionam a seus usuários a liberdade de trabalhar a partir de locais à sua escolha. Eles não precisam se preocupar com a regularidade do suporte de TI que irão necessitar para manter a sua disposição. Com isso, os clientes que trabalham como eles precisam de uma infra-estrutura muito simples de TI para executar esses aplicativos.
O tamanho e o custo das aplicações são eliminados no conceito da computação em nuvem e há o fornecimento de acesso às mais recentes aplicações. Seja um programa simples ou qualquer outra aplicação analítica, a computação em nuvem torna possível aos pequenos empresários atenderem essa demanda, a um custo baixo e acessível.

Computação em Nuvem: Esquema

Os buracos negros

Não é que tudo é cor de rosa nas aplicações de computação em nuvem. Há alguns pontos de interrogação sobre o serviço e um deles está relacionado ao direito sobre os dados. Como o prestador de serviços oferece espaço para guardar os dados, no caso de o cliente encerrar o seu contrato, dá direito ao prestador do serviço a impedir que o cliente volte a acessar os dados dele. E, por último, mas não menos importante, não é possível que todas as aplicações rodem em uma nuvem. Algumas aplicações fundamentais não podem ser reescritas para se ajustarem ao ambiente do cloud computing e não estão disponíveis para esse tipo de utilização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.