Programa do Google Street View Consegue Remover Pessoas da “Paisagem”

Um novo recurso está sendo usado pela equipe que trabalha para o Google no projeto Google Street View: é o “removedor de pessoas”.
A intenção é poder fotografar os lugares sem ter que se preocupar com a parição indesejada de pessoas nas imagens, pois isso pode gerar necessidade de direitos autorais, por exemplo.

O programa foi desenvolvido por membros da Universidade da Califórnia, situada nos Estados Unidos. Os autores são Serge Belongie e Arturo Flores, e o programa ainda não recebeu um nome oficial.

Removendo Pessoas

O objetivo do software é reconhecer figuras humanas e retirá-las das fotos. O programa é usado nas filmagens do Google Street View, programa da gigante de tecnologia Google que grava imagens panorâmicas de cidades famosas ao redor do mundo. Através das diversas imagens captadas pela equipe, o Google Street View cria essas visualizações.

A técnica para remover as pessoas é basicamente a mesma usada para remover outros objetos de imagens: o objeto ou pessoa é retirado da foto e a paisagem atrás é replicada para tampar o “buraco” que fica no lugar. Essa contextualização da imagem fica com um excelente resultado, sendo geralmente imperceptível que havia um objeto antes.

Fotos

Para conseguir “replicar” as imagens os pixels da imagem ao lado são copiados de acordo com a intensidade e homogeneidade em que aparecem.

Este tipo de aplicativo para remover objetos já existia, e a inovação por trás desta nova técnica na realidade se deve ao reconhecimento das pessoas que estão transitando – já que um corpo humano é mais difícil de ser identificado, devido às roupas, movimentos e expressões.

Embora os resultados sejam animadores, o removedor funciona por enquanto apenas para áreas que fiquem dentro de locais urbanos. Isso acontece porque o programa copia os pixels das áreas ao redor da imagem retirada, e por isso funciona apenas se a área da onde os pixels estão sendo retirados for homogênea, ou seja, possua basicamente a mesma cor.

Urbano

Isso é possível se a pessoa estiver na frente de uma casa por exemplo, onde as paredes ao redor da pessoa terão provavelmente a mesma cor e textura. Mas se a pessoa estiver em um local com vários elementos, como em um jardim com várias cores de flores, provavelmente o sistema não funcionará de forma eficiente.

Objetos sem Dono

Um “efeito” colateral na utilização do sistema é que objetos ou animais que estejam com as pessoas continuam na foto. Assim, é possível ver cachorros andando com coleira no pescoço mas sem ninguém segurando, ou chapéus e roupas flutuando sem dono.

Sem Dono

O sistema que o Google Street View utilizava permitia desfocar o rosto das pessoas, assim como placas de carro ou qualquer outro elemento que pudesse gerar identificação. Com esse novo sistema a imagem ficaria ainda mais limpa de ruídos, pois as pessoas não virariam meros “fantasmas”, elas simplesmente não existiriam.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.