Defesa Dos EUA Inicia Programa Para Detectar Ataques Cibernéticos

Lançamento do Novo Sistema:

De acordo com um artigo do, Wall Street Journal, nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, verbaliza o lançamento de um novo programa para monitorar ataques cibernéticos, contra as agências governamentais e empresas privadas responsáveis por serviços essenciais, como eletricidade, energia nuclear e transporte. O programa, conhecido como ” Perfect Citizen “, já está provocando reações variadas, diz o Jornal. Alguns na indústria e no governo vê-lo como uma tentativa da NSA se intrometer em assuntos internos, enquanto outros acreditam que ela é uma etapa muito necessária na luta contra a ameaça de ataques cibernéticos. Controla tudo, rede elétrica, usinas nucleares, sistemas de metrô, até tráfego aéreo:

Hacker

O Perfect Citizen, pretende estabelecer uma série de sensores através de redes de computadores diferentes, que disparam um alarme no caso de um possível ataque cibernético. Os sensores seriam implantados nas agências e empresas privadas que lidam com infra-estrutura mais importante da nação, incluindo a rede elétrica, usinas nucleares, sistemas de metrô e as redes de controle de tráfego aéreo.

Visa Assegurar Redes Mais Antigas:

O programa teria como foco sistemas mais antigos de redes de computadores, que foram inicialmente concebidos sem acesso à Internet, mas já foram ligadas à mesma, deixando-os abertos e vulneráveis. Uma vez que não pode forçar as empresas privadas a aceitar Perfect Citizen, o governo vai suspender vários incentivos para forçá-lôs a implantação do novo sistema, de acordo com o jornal.

Hackers

Privacidade:

Apesar das preocupações com a privacidade, muitas empresas podem encontrar proteção valiosas, como no caso do Google, que contou com a ajuda da NSA no ano passado para ajudar a investigar os ataques cibernéticos lançado da China. Alegadamente, o Google e a NSA conversaram no início deste ano sobre uma parceria mais formal para impedir futuros ataques cibernéticos.

Ataques Provenientes da China e Rússia:

Funcionários em Washington, e executivos do setor privado, têm cada vez mais temor de que cyber-attacks, principalmente em suas infra-estruturas, críticas lançadas contra o país podem prejudicar seriamente o governo e economia. Especialistas em inteligência dos Estados Unidos já estão monitorando tentativas de invasão da rede elétrica e outros serviços essenciais, que eles acreditam que podem ser provenientes da China e Rússia, segundo o jornal.

Brasil

Custeio:

O novo programa está recebendo financiamento da National Comprehensive Cybersecurity Initiative. Esta iniciativa multi-bilhionaria sugerida no projeto Perfect Citizen, com planos pela ANS visa ampliar a vigilância para o setor privado através de um sistema de monitoramento de rede chamado Einstein. A Empresa de Defesa Raytheon, já teve um contrato no valor de até US $ 100 milhões para a fase inicial do projeto, segundo o jornal. Perfect Citizen está ainda na sua fase inicial, as questões-chave ainda precisam ser abordadas, incluindo sistemas de rede que será monitorado e como as informações serão recolhidas.

Por:  Rangel Bacher

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.