Apagar o Histórico do Navegador Está Ultrapassado

Muita gente que usa a internet já precisou alguma vez apagar o histórico do navegador do seu computador para esconder alguma coisa. Seja por que estava acessando o Orkut enquanto devia estar estudando, ou estava baixando músicas na aula de informática quando você já sabe, mas estavam te ensinando a desenhar no Paint, e assim vai. Os navegadores atuais estão apresentando cada vez mais recursos em detrimento da privacidade do usuário. Privacidade e segurança são as palavras quando o mundo se tornou tão pequeno com a internet que as pessoas não conseguem mais ter aquele espaço tão importante para que seja respirar sem serem notadas.

Apagar o Histórico do Navegador Está Ultrapassado

Mais Irritante Que a Memorização do Histórico…

Essa mania de memorizar informações também compromete questões de segurança como o insuportável recurso que os navegadores insistem em nos proporcionar que é o autopreenchimento de formulário. Você precisa de ultima hora fazer inscrição num concurso ou numa promoção e seu computador resolver não ligar. O que você faz? Vai na lan house. Por mais que não seja muito saudável digitar dados pessoais em computadores de uso público lá está você digitando seu nome completo e CPF para participar da promoção. Um amigo seu pede para se inscrever também e quando ele clica no campo “nome” o navegador, amigavelmente, oferece o seu nome para ele preencher.

Limpar Computador

Até hoje eu não encontrei uma utilidade real para o autopreenchimento de formulários. Aí você se pergunta por que estou contando toda essa história? Você devia saber mais do que ninguém, afinal foi você que passou dez minutos tentando encontrar um jeito de fazer o computador da lan house esquecer seu nome completo e CPF. Um meio de se evitar situações como essa são as opções de navegação anônima disponíveis em alguns navegadores.

Dinheiro

O Modo Anônimo

Um recurso que as novas versões de navegadores estão oferecendo é o chamado modo anônimo. No navegador Internet Explorer esse mesmo recurso se chama Inprivate. Trata-se de uma janela separada que, ao se navegar, não memoriza nenhum dado seu. Nada de lembrar dos sites visitados, ou coisas digitadas em formulários, endereços de e-mail ou senhas. Absolutamente nada. O recurso de navegação está disponível em navegadores como o Google Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer e Safari. A navegação privativa pode variar de nomes e atribuições de um navegador para o outro, mas todos mantém uma característica em comum: você vai estar livre de ter sua privacidade invadida ao usar o computador. Para acessar o modo privativo no Internet Explorer basta acessar o menu “segurança” e em seguida “navegação Inprivate”. O modo Inprivate está disponível no Internet Explorer 8. No Google Chrome basta acesse o ícone de configurações e selecionar “nova janela anônima”.

Mozila Firefox

No mozila Firefox o usuário só precisa ir até o menu “ferramentas” e selecionar “navegação privativa”. O recurso só está disponível na versão 3.5 do navegador. Versões anteriores não contam com a navegação privativa. Precisando esconder informações pessoais da navegação, seja por questões de segurança ou questões de privacidade, é sempre importante estar ligado no que é mais importante: segurança. Navegar “escondido” com os recursos de anonimato não te esconde de vírus ou de hackers. Então a ideia é sempre manter um bom antivírus no computador, mantê-lo atualizado e sempre olhar por onde anda.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.