Desde o começo dos anos 90, as impressoras fazem a festa dos usuários de computador, sejam eles domésticos ou até mesmo os profissionais. O fato é que, devido a sua popularidade, custeada por impressões bonitas e coloridas com custo inferior aos demais sistemas de impressão, fazem com que se você ainda não teve pelo menos já utilizou uma impressora dessas na sua vida. A definição por si diz que toda impressora é jato de tinta quando possui um sistema de tinta líquida, armazenada em uma peça plástica denominada cartucho e que, através de impulsos elétricos, recebem a ordem do computador via cabo e este retransmite ao conjunto de impressão que solta a letra certa, da cor certa do tamanho que você pediu.
A Identificação do Documento Impresso em Jato de Tinta
Extremamente fácil, pois você poderá observar que as letras são formadas por pequeninas gotículas do tamanho de cinqüenta, no máximo sessenta mícrons, mais finos do que a espessura de um cabelo humano. De resolução esses impressos têm a maior de todos os sistemas, com taxas que vão geralmente em 2880×1440 dpis (dots per inch) ou traduzindo, pontos por polegada, que são combinados com diversas cores diferentes para a criação das cores que farão a composição do que será impresso.
Posso Perder a Garantia da Impressora se Utilizar Cartuchos Paralelos?
Por lei, a fábrica não pode te impedir de usar qualquer tipo de insumo, independente da marca, se ele for descrito como para seu modelo de impressora, porém há uma “regra” entre as assistências autorizadas de não atender o equipamento que por ventura venha a estar com suprimento que não o original.
Posso Danificar a Impressora Com Cartuchos Reciclados?
Se você está utilizando cartuchos remanufaturados, eles não oferecem nenhum tipo de problema externo ao seu equipamento, uma vez que eles praticamente são fabricados por inteiro. Caso sua opção seja por cartuchos recarregados, você tem de Ter mais cuidado, pois o cartucho, dependendo do modelo, consegue ser carregado três a cinco vezes e depois disso, pode haver falta de pressão para segurar a tinta e este vazar dentro da impressora, podendo afetar algum componente eletrônico interno, causando a perda da impressora, que não será coberta pela fábrica, pois cartuchos originais e remanufaturados não vazam.
Por Que os Cartuchos Queimam?
Os cartuchos, recebem as informações que vem do cabo USB do computador, que por sua vez repassam à placa da impressora, que codifica ao cabo flat e que por fim transmite ao circuito ou chip do cartucho, que faz o controle de como a tinta pode e deve ser expelida na impressão.
O que acontece é que, à medida em que você vai imprimindo, a placa de impressão aquece a tinta a quase 500ºC para sair o volume certo e, a propria tinta se encarrega de fazer o resfriamento do componente que, vai ficando precário à medida em que a tinta acaba, ocorrendo às vezes a queima de um único ponto, que é suficiente para que não funcione mais o cartucho. Seja qual for sua escolha, tenha em mente que o processo jato de tinta é mais barato, mais simples e de menor manutenção para residências, pequenos escritórios e profissionais liberais.