Imagine um futuro não muito distante em que você, com seu celular ou numa lan house do outro lado do mundo, vai acessar todos seus arquivos pessoais sem complicação. Imagine ainda, que nesse mesmo futuro, não serão mais necessários discos rígidos gigantes ou processadores ultravelozes no seu computador.
Tudo isso por que em algum lugar, seja dentro do nosso país ou em qualquer outro lugar do mundo, haverá computadores superpotentes que se preocuparam com todos esses detalhes no lugar da sua pobre máquina. Ao salvar seus arquivos, eles irão cruzar terras e mares e irão parar, não mais no seu disco rígido, mas em um centro de dados. Ao rodar seus programas eles não estarão mais em seu computador, mas sim no navegador da internet. Essa é a computação nas nuvens.
Por que eu iria querer mandar minhas coisas para “as nuvens”?
Todo mundo que usa computador já teve, no mínimo uma vez, uma daquelas dores de cabeça com peças defeituosas, vírus, lentidão do sistema. Que jogue a primeira pedra aquele que nunca precisou formatar sua máquina, seja para livrar-se de pragas virtuais, ou corrigir erros do sistema.
Ao salvar seus arquivos em um dos datacenters da nuvem você terá a garantia de que eles estarão totalmente protegidos. Nada de erros no disco rígido ou vírus que apagam arquivos.
Imagine o seu computador em qualquer lugar. Você está de viagem e está no computador de um amigo ou numa lan house e lá está o seu papel de parede, preferências, atalhos e a biblioteca de música. Tudo ali do jeito que você havia deixado na ultima vez que usou. Isso tudo porque suas informações estarão na nuvem e a máquina “hospedeira” só precisa recuperar tudo através da internet.
Seu computador não roda um programa ou jogo? A nuvem vai rodar ele para você, seu computador só precisará trabalhar o monitor, o teclado e o mouse, porque todo o processamento estará longe dali. Um exemplo de como isso está próximo de nós é o pacote de aplicativos Office 2010. O conjunto de softwares já está sendo distribuído em modo beta e, em breve, será lançado oficialmente. Haverá uma versão online do pacote de softwares. Basta abrir o navegador, acessar o site do produto e usar softwares como o Word, Excel, Power Point. Tudo pela internet. icloud.com
O icloud.com é a ideia literal do conceito de nuvem. Nele você pode ter um sistema operacional rodando inteiramente na internet. Pode salvar arquivos, mudar configurações ou rodar programas.
Para entrar no icloud.com você precisa criar um login gratuitamente. Logo após você poderá ver a sua área de trabalho. Tudo é personalizável assim como no seu sistema operacional. O ambiente oferece atualmente 3 GB de armazenamento de arquivos para os usuários não pagantes.
Ainda há muito o melhorar até chegarmos nas “nuvens” como, por exemplo, a velocidade das conexões com a internet. Mas o consenso é que a computação está caminhando diretamente nessa direção e a passos largos. O futuro já está logo ali.
Por Thiago Resende