63% das Operadoras Móveis Enfrentam Problemas em Suas Redes

Por Thiago Resende

Tão logo a febre da internet móvel atingiu os usuários também apareceram seus problemas. Oscilações constantes, cobertura falha, quedas de sinal são apenas alguns dos problemas enfrentados todo dia por quem precisa se conectar usando um modem 3G.

63% das Operadoras Móveis Enfrentam Problemas em Suas Redes

63% das Operadoras Móveis Enfrentam Problemas em Suas Redes

Mas não se trata apenas de problemas relacionados à qualidade de sinal, um estudo publicado recentemente mostrou que 63% das operadoras em todo o mundo relataram ter problemas para manter sua rede. Infraestruturas sobrecarregadas estão bem no topo da lista de causas de instabilidade.

As Redes de Terceira Geração

O lançamento das redes de terceira geração avivou um novo conceito de conectividade. Acompanhado do lançamento de dispositivos portáteis dos mais variados com acesso à internet, esse tipo de conexão se tornou popular ao ponto de ser indispensável.

As Redes de Terceira Geração

As Redes de Terceira Geração

As redes de terceira geração são caracterizadas por sua capacidade de transferência de dados em altas velocidades — permitindo até mesmo o aceso à internet em banda larga — e pela integração na transmissão de voz, dados e outros serviços como a videochamada.

Os Problemas Com o Acesso 3G

Pontos “cegos” na cobertura das operadoras são uma das grandes fontes de queixa por parte dos usuários. Em um mesmo município coberto por redes de terceira geração pode haver áreas ou bairros inteiros onde não é possível se conectar ao serviço.

A qualidade da conexão também é apontada entre os problemas do 3G. Instabilidade e quedas constantes se enquadram nesse porém.
O congestionamento de tráfego, no entanto, é um fator de instabilidade e falhas que não é detectado pelo usuário. O cliente pode até acompanhar o nível de sinal em sua região e observar horários em que a sua conexão mais empobrece, porém o estado em que se encontram os servidores da operadora é um mistério.

Um estudo feito com 30 operadoras de países espalhados ao redor do globo pela Amdocs — especialista em softwares e serviços de telecomunicações — e pela consultoria Telesperience analisou os problemas enfrentados pelas operadoras de telefonia móvel.

Um fator interessante no estudo é que o alto número de conexões simultâneas à rede não foi citado como um dos maiores fatores congestionadores. Os “usuários pesados”, no jargão técnico, é que representam a maior ameaça à estabilidade das conexões móveis.

Os Problemas Com o Acesso 3G

Os Problemas Com o Acesso 3G

Esses usuários ignoram quaisquer cláusulas do contrato de prestação de serviços sobre altas taxas de tráfego e acabam por congestionar as redes móveis. Os “heavy users” consomem altas quantias de dados com downloads, streaming de vídeo e jogos online.

O problema enfrentando com esses usuários é a impotência contra eles, uma vez que são clientes como os outros e estão pagando pela prestação de serviço. Planos de dados com franquias mais limitadas ou medidas em horas são algumas das medidas adotadas e podem ser notadas também nas operadoras brasileiras — que já estão enfrentando os problemas dos países desenvolvidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.